terça-feira, 26 de agosto de 2014

PRATIQUE REDAÇÃO



PROPOSTA DE REDAÇÃO

Com base na leitura dos textos motivadores seguintes e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo (opinião com argumentos) em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema As relações entre as pessoas e seus animais de estimação, apresentando proposta de conscientização social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

A ligação entre o ser humano e os animais de estimação é muito antiga. Domesticados, os bichos tornam-se companheiros de seus donos, muitas vezes suprindo-lhes as necessidades de afeto e atenção. Mas essa ligação nem sempre é equilibrada. Na atualidade, vemos dois opostos polemizarem as opiniões públicas: de um lado estão os proprietários que destinam a seus bichinhos cuidados e regalias (direitos) inimagináveis para uma imensidão de pessoas pobres no mundo; de outro lado estão os indivíduos que maltratam os animais, desrespeitando completamente a integridade desses seres vivos. Em dezembro, dois exemplos disso ganharam destaque na mídia: a notícia de um gato que herdou dez milhões de euros e o vídeo no Youtube de um cão espancado até a morte por uma enfermeira. Leia os textos da coletânea e elabore uma dissertação argumentativa sobre o seguinte tema: Como devem ser as relações entre as pessoas e seus animais de estimação?
Disponível em: <http://educacao.uol.com.br/bancoderedacoes/>. Acesso em: 03 de maio de 2013.
       Descrição: http://www.blumenews.com.br/site/images/blumenews%20-%20animais%20de%20estimacao.jpg   Descrição: http://img6.orkut.com/images/mittel/1306104405/114657718/of.jpg
Disponível em: <eliteconcursos.blogspot.com>. Acesso em: 03 de maio de 2013.

INSTRUÇÕES:

  • O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado. O mesmo não será corrigido.
  • O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
  • A redação deve conter, no mínimo, 15 (quinze) linhas escritas.
  • A redação que fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo (opinião) – argumentativo (argumentos) receberá nota zero.
  • A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SIMULADO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS E OLHO D'ÁGUA GRANDE - BASEADO NO INSTITUTO BAHIA

  SIMULADO HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS   1.             A História de Alagoas é marcada por uma série de experiências de lutas, resi...