domingo, 7 de setembro de 2014

PROPOSTA DE REDAÇÃO

PROPOSTA DE REDAÇÃO

Com base na leitura dos textos motivadores seguintes e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo (opinião com argumentos) em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema Gravidez na Adolescência, apresentando proposta de conscientização social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.


Gravidez Precoce
Jovens tornam-se pais e mães cada vez mais cedo. Pesquisas mostram que mais de 70% dos jovens no Brasil inicia sua vida sexual antes dos 17 anos, e quase 50% antes dos 15, mas apenas 2/3 usam camisinha desde a primeira vez. Isso talvez possa explicar os altos índices de gravidez precoce, revelados nas estatísticas do IBGE que afirmam: dentre esses jovens na faixa de 15 a 17 anos, 7,3% já tiveram o primeiro filho.


A gravidez na adolescência já se tornou um problema de saúde pública. Garotos e garotas, em geral com poucos recursos e baixa escolaridade, sem muita informação e perspectivas limitadas, sem as estruturas completas, tanto físicas, psíquicas como econômicas para se começar uma família, viram pais e mães muito cedo, sem ter em mente a responsabilidade que assumem. A médica pediatra e secretária de saúde e defesa do estado do Rio de Janeiro, Drª Eliana Diniz Calasans, afirma: ”Algumas jovens, principalmente aquelas de classe social menos favorecida, veem na gestação uma possibilidade de inclusão social. Uma dessas jovens possui essa visão por questões culturais; a avó se tornou mãe muito jovem, e da mesma forma, a própria mãe, então, na concepção dela, em ser mãe muito jovem, não há nada de errado, faz parte do contexto social e de vida dela”. Ou seja, a situação vivida por esses jovens tende a ser um ciclo vicioso, nos quais, possivelmente, seus descendentes vivenciarão de forma semelhante.
A questão é que a sexualidade infanto-juvenil deve ser mais estudada e exposta de forma mais clara, discutida não somente nas escolas, mas também com a família, dialogando sobre o que é o sexo, e qual o momento certo para ele acontecer. Deve-se promover cada vez mais campanhas do uso do preservativo e dos contraceptivos para os jovens. Acima de tudo, transpor o preconceito dos grandes veículos de comunicação, que publicizam o uso desses métodos apenas em épocas carnavalescas.
Disponível em: <http://educacao.uol.com.br/bancoderedacoes/>. Acesso em: 03 de maio de 2013.
INSTRUÇÕES:


  • O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado. O mesmo não será corrigido.
  • O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
  • A redação deve conter, no mínimo, 15 (quinze) linhas escritas.
  • A redação que fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo (opinião) – argumentativo (argumentos) receberá nota zero.
  • A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SIMULADO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS E OLHO D'ÁGUA GRANDE - BASEADO NO INSTITUTO BAHIA

  SIMULADO HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS   1.             A História de Alagoas é marcada por uma série de experiências de lutas, resi...