domingo, 7 de setembro de 2014

PROPOSTA DE REDAÇÃO

PROPOSTA DE REDAÇÃO

Com base na leitura dos textos motivadores seguintes e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo (opinião com argumentos) em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema A seca no Nordeste e a escassez (falta) de água, apresentando proposta de conscientização social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

 

Descrição: http://1.bp.blogspot.com/-bLXpmBeWlcQ/UXb3kYaCPzI/AAAAAAAAAeY/JtIgiwpC-Y8/s1600/crianca-morte-da-serie-retirantes-de-candido-portinari-1366056117178_956x500.jpgDescrição: http://www.infoenem.com.br/wp-content/uploads/2013/08/camila_2001_1.jpg

Disponível em: <http://exposicoes13.blogspot.com.br/2013/04/candido-portinari-series-biblica-e.html>. Acesso em: 03 de setembro  de 2013     

“Somos os maiores poluidores do mundo, mas se for preciso poluiremos mais para evitar uma recessão na economia americana”.

Estou indignado com a frase do presidente dos Estados Unidos, George Bush. R. K., Ourinhos, SP. (Carta enviada à seca o Correio da Revista Galileu. Ano 10, junho de 2001).

 

Dentre os muitos aspectos apresentados pela Região Nordeste o que mais se destaca é a seca, causada pela escassez de chuvas, proporcionando pobreza e fome.  A partir dessa temática é importante entender quais são os fatores que determinam o clima da região, especialmente na sub-região do sertão, região que mais sofre com a seca. O Sertão nordestino apresenta as menores incidências de chuvas, isso em âmbito nacional. A restrita presença de chuva nessa área é causada basicamente pelo tipo de massa de ar aliado ao relevo, esse muitas vezes impede que massas de ar quentes e úmidas ajam sobre o local causando chuvas. No Sertão, as chuvas se apresentam entre dezembro e abril, no entanto, em determinados anos isso não acontece, ocasionando um longo período sem chuvas, originando assim, a seca. A longa estiagem provoca uma série de prejuízos aos agricultores, como perda de plantações e animais, a falta de produtividade causada pela seca provoca a fome.


INSTRUÇÕES:

·         O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado. O mesmo não será corrigido.
·         O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
·         A redação deve conter, no mínimo, 15 (quinze) linhas escritas.
·         A redação que fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo (opinião) – argumentativo (argumentos) receberá nota zero.
·         A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.