domingo, 7 de setembro de 2014

PROPOSTA DE REDAÇÃO

PROPOSTA DE REDAÇÃO

Com base na leitura dos textos motivadores seguintes e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo (opinião com argumentos) em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema Lixo: questão de cidadania e responsabilidade social, apresentando proposta de conscientização social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

A excessiva produção de lixo continua sendo um grave problema vivido por nossa sociedade e sua tradição consumista. São toneladas de restos de plásticos, papéis, vidros, detritos orgânicos e uma infinidade de materiais que saem de nossas casas, lojas e fábricas todos os dias. O cidadão que fabrica esse lixo diário e que, muitas vezes, não o separa nem o encaminha para postos de coleta, sabe onde será despejado. Conhecendo a realidade dos catadores de lixo, pessoas que vivem do desperdício dos outros. Alguns documentários, como Estamira (2004) e Lixo Extraordinário, que concorreu ao Oscar em 2011, revelam, além da miséria em que vivem essas comunidades, sua força e dignidade dos sobreviventes. A questão que se coloca, com urgência, é buscar alternativas para lidar com o lixo e com todo o sistema que se construiu a partir dele.
Descrição: http://2.bp.blogspot.com/_HSPa4TIwoXA/TFtC5r7y43I/AAAAAAAAAg8/W86oGNcJC2w/s320/caminh%C3%A3o+coleta+seletiva.jpg Descrição: http://www.blogdafloresta.com.br/wp2/wp-content/uploads/2013/01/Lixo-1.jpg   Descrição: http://www.direitoce.com.br/uploads/images/passione_sucata.jpg







Disponível em: <eliteconcursos.blogspot.com>. Acesso em: 03 de maio de 2013.

INSTRUÇÕES:
  • O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado. O mesmo não será corrigido.
  • O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
  • A redação deve conter, no mínimo, 15 (quinze) linhas escritas.
  • A redação que fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo (opinião) – argumentativo (argumentos) receberá nota zero.
A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.