segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Prova 4º bimestre - 7º ano

AVALIAÇÃO BIMESTRAL

Descrição: logo30
Bimestre
Professor
MARCONILDO VIEGAS
Disciplina
REDAÇÃO
Série:
7º ano
Turma
Turno
Data
____/____/2013
Aluno (a):

·          CONTÉUDO: POEMA E PROSA, NARRAÇÃO SUBJETIVA E OBJETIVA. RESENHA DE FILMES E DE LIVROS
·          Não serão consideradas questões sem cálculos ou rasuradas;
·          Não use corretivo.
·          Use somente caneta PRETA ou AZUL;
·          MARQUE apenas UMA ÚNICA opção.
Leia o texto e responda o que se pede:

O mapa do tesouro desconhecido
A arte rupestre brasileira ganha seu primeiro levantamento

Pouco antes da criação do estado do Tocantins, no fim da década de 80, um grupo de arqueólogos encontrou, bem próximo à futura capital, Palmas, um tesouro de valor inestimável. No alto da Serra do Lajeado, um paredão de mais de 80 metros de comprimento estampava pinturas feitas milênios antes da chegada dos primeiros portugueses. Por causa do acesso difícil (é preciso enfrentar uma caminhada de quase três horas no meio do mato para chegar até lá), as dezenas de figuras humanas e de animais, além de outras de significado desconhecido, permaneceram intactas e praticamente incógnitas até hoje. Só agora o local foi redescoberto. Ele integra o maior levantamento de arte rupestre já feito no Brasil, que abriga registros comprovados de até 10 000 anos (há pesquisadores que afirmam que existem há 30 000 anos). Coordenado pelo francês André Prous, um dos mais renomados arqueólogos em atividade no Brasil e um dos descobridores do esqueleto de Luzia, a mais antiga habitante do Brasil, o projeto será concluído até o fim do ano. E vai tornar público um tesouro até hoje só devidamente apreciado nos meios acadêmicos. "O acervo rupestre nacional é cada vez mais prestigiado internacionalmente, mas ainda pouco conhecido dos brasileiros", diz André Prous.
O Brasil tem cerca de 10 000 sítios arqueológicos cadastrados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) São pinturas e gravuras de importância comparável às das grutas de Altamira, na Espanha, e Lascaux, na França, cuja descoberta, na década de 40, revelou a existência de uma produção artística impressionante na pré-história. A arte rupestre está presente na maioria dos estados brasileiros. São desenhos feitos em diferentes períodos, que sugerem animais, rituais, danças, cenas de luta ou de sexo. Muitos são, aparentemente, apenas representações geométricas, enquanto outros podem significar uma surpreendente noção de astronomia. Seu estudo pode ajudar a entender como viviam nossos antepassados e a reconstituir a história da ocupação do Brasil antes da descoberta do país pelos portugueses.

Disponível em: <http://veja.abril.com.br/200705/p_104.html>. Acesso em 10 de novembro de 2013.


1.    Qual é a intenção comunicativa do texto? (1 ponto)

a)    Informar sobre a descoberta de um verdadeiro tesouro arqueológico: um paredão com pinturas rupestres na Serra do Lajeado.
b)    Informar sobre o maior levantamento de arte rupestre já feito no Brasil, com registros de até 100 anos.
c)    Informar que o Brasil possui aproximadamente 10 mil sítios arqueológicos.
d)    Alertar para a importância de se estudarem os sítios arqueológicos do Barsil.
e)    Defender a ideia de que o estudo dos sítios arqueológicos pode ajudar os cientistas a reconstruírem a historia da ocupação do Brasil.

2.    Sobre a tipologia textual, pode-se afirmar que (1 ponto)

a)    Predomina o tipo textual expositivo.
b)    O tipo textual argumentativo é dominante.
c)    Há uma descrição minuciosa dos sítios arqueológicos brasileiros
d)    Há a informação de que o Brasil possui 10 mil sítios arqueológicos cadastrados no Iphan.
e)    A narração da descoberta é feita minuciosamente.

3.    No trecho DESTACADO NO TEXTO, observa-se a: (1 ponto)

a)    Narração objetiva.
b)    Narração subjetiva.
c)    Narração conotativa.
d)    Todas as alternativas.

4.    Leia o texto (1 ponto)

Orkut pode sair do País ou restringir acesso de brasileiros


O Orkut, rede de relacionamentos sociais na Internet criada e mantida pelo Google, pode fechar suas atividades no Brasil ou até limitar o acesso de internautas brasileiros, segundo o jornal Folha de S.Paulo. A informação partiu da sede da empresa em Mountain View, na Califórnia. Envolvida em uma série de processos judiciais, a empresa pode tomar a medida caso não seja possível coibir excessos dos usuários brasileiros ou não se chegar a um acordo com a Justiça do país. Para a direção do Google, seja qual for o resultado da atual disputa jurídica, a imagem do site pode sair irremediavelmente arranhada no Brasil. O País responde por entre 80% e 90% do total de usuários do serviço que hoje é de cerca de 20 milhões. Foram abertos 52 pedidos de quebra de sigilo no Orkut até hoje. Em sua maioria, são casos de pedofilia e de crimes de racismo e ódio. A Google Inc. afirma ter atendido a todos os pedidos que lhe foram feitos corretamente até hoje, mas o jornal paulista apurou ainda que a resistência do Google em ceder seus dados - a menos que haja acordo com a Justiça norte-americana - por temer o uso político das informações.

·                                         De acordo com o texto Orkut pode sair do País ou restringir acesso de brasileiros. Que tipo de crimes ou abusos podem ser praticados em redes como o Orkut?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5.    O texto Orkut pode sair do País ou restringir acesso de brasileiros é considerado como texto em prosa ou poesia? Justifique. (1 ponto)
____________________________________________________________________________________________________________________________________
Leia o texto Retrato, de Cecília Meireles e responda o que se pede:



Retrato

Eu não tinha este rosto de hoje, 
assim calmo, assim triste, assim magro, 
nem estes olhos tão vazios, nem o lábio amargo.
Eu não tinha estas mãos sem força, 
tão paradas e frias e mortas; 
eu não tinha este coração que nem se mostra. 
Eu não dei por esta mudança, 
tão simples, tão certa, tão fácil: 
Em que espelho ficou perdida a minha face?

Cecília Meireles, MEIRELES, C. Obra poética. Volume 4. Biblioteca luso-brasileira: Série brasileira. Companhia J. Aguilar Editora. 1958. p 10


6.    Que tipo de narração é feita neste poema? (1 ponto)
___________________________________________________________________________________________________



7.    Por que esse texto é um poema? (1 ponto)
___________________________________________________________________________________________________
8.    No trecho: “Eu não tinha essas mãos sem força, tão paradas e frias e mortas. Eu não tinha este coração que nem se mostra”. Usa-se denotação (sentido real da palavra) ou conotação (sentido figurado da palavra)? Justifique. (1 ponto)
___________________________________________________________________________________________________






9.    Resenha de filmes é: (1 ponto)

a)    É um resumo de uma obra, seja filme, peça de teatro, livro, enfim, elaborado não pelo autor da obra, mas por alguém que tenha apreciado a obra. Normalmente, na resenha consta também a crítica, positiva ou negativa.
b)    Resenha é um resumo de uma obra, seja filme, peça de teatro, livro, enfim, elaborado não pelo autor da obra, mas por alguém que tenha apreciado a obra. Normalmente, na resenha consta também a crítica positiva.
c)    É o processo que introduz palavras vindas de outros idiomas na língua portuguesa.
d)    Todas as respostas.

10.  Dê uma continuidade ao texto: (1 ponto)
Numa manhã de sexta – feira, um vizinho seu que tem uma caminhoneta precisa levar, do interior para a capital do estado, uma encomenda. O pacote é grande, volumoso. As pessoas que o veem carregando a caminhoneta com tal encomenda ficam curiosas, pois chama a atenção de quem passa por ele, enquanto se prepara para a viagem. No trajeto, é parado por policiais numa blitz. Um guarda desconfia do pacote e pede que ele desça e o abra. Mínimo de 5 linhas. Use língua padrão. Não use internetês. Não use gírias. Cuidado com o pingo do i. Observe a margem da folha.

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



Nenhum comentário:

Postar um comentário

SIMULADO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS E OLHO D'ÁGUA GRANDE - BASEADO NO INSTITUTO BAHIA

  SIMULADO HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS   1.             A História de Alagoas é marcada por uma série de experiências de lutas, resi...