quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Atividade de Interpretação. Substantivo. Derivação. Composição. Elementos mórficos.


Leia o texto e responda:

Ler é a melhor solução

Você é o que você lê. Afinal, se tem uma fome que é insaciável é a minha fome de ler, fome de livro. Que, aliás, tem uma vantagem sobre as outras fomes, já que o livro não engorda. Este artigo é sobre ler. Porque para mim, as pessoas são como estantes que vão se completando à medida que empilham na memória os livros que vão lendo. E é por isso que eu digo que quando uma velha pessoa morre, o mundo perde uma biblioteca. Ler um livro é como ler uma mente, é saber o que o outro pensa. O que o autor pensa. Ler é poder. Poder construir você mesmo. Tijolo a tijolo. Ou livro a livro, para ser mais exato.
Você lê? Quanto? O quê? Eu leio o que pinta. Livros, revistas, pichações, frases de banheiro público, poesia, placa de estrada, jornal. Leio Capricho. Leio até errata. E claro que ler não é substituto para viver. Viver é uma experiência que não se substitui com livros. Mas pode ser enriquecida com as vidas que estão neles. Também não estou dizendo que você tem que virar um intelectual. Nada a ver. Intelectual é um teórico que tem medo de se colocar em prática. E eu estou falando de praticar o lido para ficar melhor. Em tudo. Na vida, na profissão, no papo, nas festas. Até no namoro.
Às vezes, a gente não lê tanto quanto deveria porque não sabe o que ler. Mas se esse é o seu caso, peça dicas. Eu sempre peço e dou. Para mim, indicar um livro é como contar a alguém de um lugar que só eu sei onde fica. Por exemplo, quando eu era pequeno li o Sítio do Pica Pau Amarelo. Que imaginação tinha Monteiro Lobato! Eu viajei nas histórias. Outro livro que me marcou foi um sobre a vida de Mayakovski, um poeta russo que viveu talvez a época mais energética da era moderna: a Revolução Soviética. Ele fazia dos cartazes de propaganda comunista uma forma de poesia. Viveu tão intensamente quanto a poesia que escrevia. Existe, ainda, Jorge Luís Borges, que era um gênio (dizia que publicava livros para se libertar deles), e Júlio Cortázar. Existe Fernando Pessoa, um homem que tinha a capacidade de escrever assumindo personalidades diferentes, chamadas de ‘heterônimos’ (o contrário de homônimos). “O poeta é um fingidor. Finge tão completamente, que chega a fingir que é dor a dor que deveras sente”. Isto é Fernando Pessoa. Caetano já cantou a pessoa de Pessoa em sua música.
Outra descoberta: ler é o melhor remédio. Exemplo: em 1990, eu e minha namorada nos separamos. Foi o momento mais duro de minha vida. E para não afundar, as minhas bóias foram dois livros, um de Krishnamurti, um pensador indiano, e outro chamado Alegria e Triunfo. Estou sempre comprando livros e adoro os de frases. São frases de pessoas conhecidas, artistas, escritores, atores. Tem coisas maravilhosas: “Se a sua vida é livre de erros, você não está correndo riscos suficientes”, “Amigo é um presente que você dá a você mesmo”, “Se você está querendo uma grande oportunidade, procure um grande problema”, “A melhor maneira de vencer uma tentação é ceder a ela”.
Existe Drummond, João Cabral de Mello Neto, Nelson Rodrigues, James Joyce, Paul Valéry, Thomas Mann, Sartre, Shakespeare, Ítalo Calvino. Existe romance, novela, conto, ensaio, poesia, humor, biografia. Existe livro e autor para tudo quanto é leitor. E é por isso que para mim, o analfabetismo é coisa imoral, triste e vergonhosa. Porque “se o livro é o alimento do espírito, o analfabetismo é a fome da alma”. Uma fome que mata a possibilidade das pessoas serem tudo que podem. Ler às vezes enche o saco. Às vezes dá sono. Às vezes dá bode. Mas resista, lute contra essa preguiça dos olhos. O seu cérebro vai agradecer. Afinal, as respostas estão todas ali. Você só precisa achar as perguntas.

Alexandre Gama - Publicitário e sócio da Almap/BBDO. Folha de São Paulo, 12/10/07, Cotidiano, p. 7


1.    O que, para o escritor, significa indicar um livro a alguém?

a)     Indicar um livro a alguém é como contar sobre um lugar que só ele sabe conhecer, quando se lê, viaja, entra-se em outro mundo real.
b)    Indicar um livro a alguém é como contar sobre uma pessoa real que só ele sabe conhecer, quando se lê, viaja, entra-se em outro mundo da filosofia.
c)     Indicar um livro a alguém é como contar sobre um ser só ele sabe conhecer, seja real ou não, quando se lê, viaja, entra-se em outro mundo: da vida primitiva das cavernas.
d)    Indicar um livro a alguém é como contar sobre um fato do dia a dia, que só ele sabe conhecer, quando se lê, viaja, entra-se em outro mundo da religião.
e)     Indicar um livro a alguém é como contar sobre um lugar que só ele sabe onde fica, quando ele lê, viaja, entra no mundo dos personagens.

.    2.  Por que o autor diz que, quando uma pessoa morre, o mundo perde uma biblioteca?

a)     Porque as pessoas são aquilo que leram, os livros que experimentaram e, quando uma pessoa morre, morre-se um mundo de histórias, de conhecimentos.
b)    Porque as pessoas são aquilo que fazem, os livros que experimentaram e quando uma pessoa morre, morre-se uma pessoa querida, com conhecimentos.
c)     Porque as pessoas são aquilo que viram, os livros que viram na prateleira e, quando uma pessoa morre, morre-se um mundo de histórias não contadas.
d)    Porque as pessoas são aquilo que percebem, os livros que não vislumbraram e, quando uma pessoa morre, morre-se um mundo de conhecimentos não registrado.
e)     Porque as pessoas são aquilo que leram e escreveram, os livros que experimentaram e, quando uma pessoa morre, morre-se um mundo de histórias, de conhecimentos que puderam ser compartilhados.



1.       Assinale a opção em que todas as palavras obedecem ao mesmo processo de formação:

(A) aguardente - girassol - reco-reco
(B) boiada - garotada - aterro
(C) sociologia - burocracia - televisão
(D) passatempo - fidalgo - decímetro
(E) descobrir - infeliz – planalto

2.       Assinale a análise morfológica incorreta:

(A) concordava; -va = desinência de pretérito imperfeito do indicativo
(B) matando; -a- = vogal temática da primeira conjugação
(C) deixara; deixa- = radical
(D) gozar = desinência de infinitivo
(E) contribuiria; -ria = desinência de futuro do pretérito do indicativo

3.       Um exemplo de vício de linguagem é?

a)      Ele entrou para dentro da casa.
b)      Ele foi embora sozinho.
c)       Mulher bonita não paga.
d)      Fuga de presos em Mangabeira aterroriza João Pessoa.
e)      João foi à feira.

4.       Grupo de três palavras formadas por DERIVAÇÃO:

(A) pesaroso, apelo (subst.), refazer
(B) pontapé, introduzir, cipoal
(C) decímetro, casamento, namoro (subst.)
(D) cine, guarda-roupa, infiel
(E) infelizmente, amolecer, varapau

Leia a primeira estrofe de Poética, de Vinicius de Moraes, para responder à questão

De manhã escureço
De dia tardo
De tarde anoiteço
De noite ardo.

5.       Assinale abaixo a alternativa que apresenta, correta e respectivamente, o processo de formação das palavras destacadas no primeiro e no terceiro versos grifados.

  a) Derivação sufixal e derivação parassintética.
  b) Derivação parassintética e derivação sufixal.
  c) Derivação regressiva e derivação imprópria.
  d) Derivação sufixal e derivação regressiva.
  e) Todas as respostas.


6.       Em “...externamos nossos sentimentos para vivê-los mais INTENSAMENTE” e “Os amores silenciosos podem provocar o CHORO”, as palavras destacadas são formadas, respectivamente, a partir de processos de:

  a) derivação sufixal e composição por justaposição.
  b) composição por justaposição e derivação regressiva.
  c) derivação sufixal e derivação regressiva.
  d) derivação regressiva e derivação parassintética.
  e) derivação parassintética e derivação prefixal.


7.       Observe o trecho seguinte: “Se fosse o soletrando do Caldeirão do Hulk...”. A expressão “o soletrando”, nesse contexto, altera a classe gramatical da palavra “soletrando”. Trata-se de um caso

  a) de derivação regressiva;
  b) de derivação parassintética;
  c) de derivação sufixal;
  d) de hibridismo;
  e) de derivação imprópria.






3.    Na frase: “O Melo soltou um grito de dor.” A palavra destacada sofreu um processo de formação de palavras. Qual foi?

a)    Derivação prefixal.
b)    Derivação parassintética.
c)    Derivação impropria.
d)    Derivação regressiva.
e)    Composição.

4.    Assinale oca única opção em que ocorre variação do radical:

(A) dizer, dizes, dizia;
(B) faço, fazes, façamos;
(C) amaria, amavas, amou;
(D) quero, queres, querias;
(E) vencia, venceste, vence.

5.    Assinale a opção onde se indica erroneamente o processo de formação:

(A) encontrável: derivação sufixal;
(B) inesperado: derivação prefixal;
(C) emudecer: derivação sufixal;
 (D) inaudível: derivação prefixal;
(E) canto: derivação regressiva.

6.    Assinale o vocábulo que apresenta o mesmo processo de formação de vaga-lume:

(A) descobriu
(B) lembrança
(C) encantamento
(D) doçura
(E) fios-de-ovos

7.    O processo que gerou o substantivo brilhante, a partir do adjetivo brilhante, é chamado:

(A) reduplicação
(B) regressão
(C) conversão
(D) parassíntese
(E) aglutinação

8.    O plural de fogãozinho e cidadão é:

a) fogãozinhos e cidadãos
b) fogãosinhos e cidadãos
c) fogõezinhos e cidadãos
d) fogõezinhos e cidadões
e) fogõesinhos e cidadões

9.    Todos os_____ que foram cha­mados ao Ministério estavam _____ressabiados com os ______que por ali corriam:

a) vice-reitores, meios, abaixas-as­sinados
b) vices-reitores, meio, abaixo-assi­nados
c) vices-reitores, meios, abaixo-as­sinados
d) vice-reitores, meio, abaixo-assi­nados
e) vice-reitores, meio, abaixas-assi­nados

10.  “A crise não trouxe apenas danos sociais e econômicos”; se juntarmos os adjetivos sublinhados em um só vocábulo, a forma adequada será:
 a) sociais-econômicos. 
 b) social-econômicos. 
 c) sociais-econômico.
 d) socioeconômicos.
 e) socioseconômicos.


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