quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

Interpretação de texto A disciplina do Amor.

Leia o texto abaixo e faça o que se pede, observando o filme “Sempre ao seu lado”.

                                           A disciplina do amor

Foi na França, durante a Segunda Grande guerra: um jovem tinha um cachorro que todos os dias, pontualmente, ia esperá-lo voltar do trabalho. Postava-se na esquina, um pouco antes das seis da tarde. Assim que via o dono, ia correndo ao seu encontro e na maior alegria acompanhava-o com seu passinho saltitante de volta à casa. A vila inteira já conhecia o cachorro e as pessoas que passavam faziam-lhe festinhas e ele correspondia, chegava até a correr todo animado atrás dos mais íntimos. Para logo voltar atento ao seu posto e ali ficar sentado até o momento em que seu dono apontava lá longe.
Mas eu avisei que o tempo era de guerra, o jovem foi convocado. Pensa que o cachorro deixou de esperá-lo? Continuou a ir diariamente até a esquina, fixo o olhar naquele único ponto, a orelha em pé, atenta ao menor ruído que pudesse indicar a presença do dono bem-amado. Assim que anoitecia, ele voltava para casa e levava sua vida normal de cachorro, até chegar o dia seguinte. Então, disciplinadamente, como se tivesse um relógio preso à pata, voltava ao posto de espera. O jovem morreu num bombardeio mas no pequeno coração do cachorro não morreu a esperança. Quiseram prendê-lo, distraí-lo. Tudo em vão. Quando ia chegando aquela hora ele disparava para o compromisso assumido, todos os dias.
Todos os dias, com o passar dos anos (a memória dos homens!) as pessoas foram se esquecendo do jovem soldado que não voltou. Casou-se a noiva com um primo. Os familiares voltaram-se para outros familiares. Os amigos para outros amigos. Só o cachorro já velhíssimo (era jovem quando o jovem partiu) continuou a esperá-lo na sua esquina.
As pessoas estranhavam, mas quem esse cachorro está esperando?…Uma tarde (era inverno) ele lá ficou, o focinho voltado para aquela direção.


·         O trecho do texto que explicita o fato que desencadeia a história é

(A) ”Foi na França, durante a segunda grande guerra”.
(B) “[...] as pessoas foram se esquecendo do jovem [...]”
(C) “Um jovem tinha um cachorro [...]”
(D) “[...] Continuou a ir diariamente até a esquina[...]”

·         A leitura do texto permite traçar um perfil acerca do cachorro. A única palavra inadequada para descrever a postura do animal em relação a seu dono é

(A) displicência.   (B) lealdade.       (C) disciplina.       (D) compromisso.
                             
·         Assinale a alternativa que contém a frase que melhor demonstra que o cachorro morreu fiel a seu dono.

a) “... até chegar o dia seguinte”. (linha10)
b) “Continuou a ir diariamente até a esquina...” (l. 8)
c) “... ele disparava para o compromisso assumido ...” (l. 13 e14)
d) “Só o cachorro já velhíssimo continuou a esperá-lo na sua esquina”. (l. 16 e 17)
e) “... o focinho voltado para aquela direção.” (l. 18 e 19)

·         “Festinha”, nesse contexto, significa:

a) solenidade.              b) brincadeira alegre.         c) reunião divertida.
d) reunião de amigos.   e) pequena comemoração.

·          “... o focinho voltado para aquela direção” (l. 18 e 19). A palavra destacada refere-se

a) à esquina.        b) à praça da vila.   c) ao lugar onde trabalhava o jovem.
d) à vila onde morava o jovem.           e) ao lugar onde aconteceu a guerra.


Na frase [...]as pessoas que passavam faziam-lhe festinhas e ele correspondia [...], usa – se:

a)     Denotação e função apelativa.
b)    Conotação e função emotiva.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

SIMULADO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS E OLHO D'ÁGUA GRANDE - BASEADO NO INSTITUTO BAHIA

  SIMULADO HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS   1.             A História de Alagoas é marcada por uma série de experiências de lutas, resi...