quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

MEMORIAL. ORIENTAÇÕES.


Estágio Supervisionado em Ensino de Física (e Ciências) III
Orientações para a escrita do memorial

Nesse semestre (2011.2) teremos, como escrita final sobre o estágio, o memorial. Através dele é esperado que você recapitule e reflita sobre a sua história de formação na docência em Física e Ciências em uma perspectiva de auto conhecimento, procurando perceber as experiências pela quais passaram e atribuem significado relacionado à própria formação.
As narrativas presentes em um memorial são consideradas processos educativos e formativos, pois quem conta, revive a sua história e ao fazê-lo pode atribuir novos significados, partindo do passado, percorrendo o presente e projetando o futuro. Dessa forma reflexões são pertinentes tanto relembrando essas experiências como na perspectiva da formação e da continuidade profissional.
É importante que nessa narrativa os alunos escrevam sem a preocupação do que seja ou não correto, buscando serem verdadeiros em seus comentários e questionadores com relação a sua própria formação.
Materiais - Além do módulo 9, estamos disponibilizando alguns arquivos na pasta de “Textos de Apoio para a escrita do Trabalho Final do Estágio”, em nossa Biblioteca. Ali você encontrará dois exemplos de memorial, em elaborado por uma professora de nosso estado, a professora Edigites, quando na sua formação inicial e outro um memorial disponível nos arquivos da UNICAMP. Esses memoriais possuem estilos diferentes, porém com a mesma finalidade. Além disso, disponibilizaremos aos alunos seus diários dos estágios anteriores com a finalidade de auxiliar essa escrita.
O que considerar para a escrita do Memorial – Sua escrita autobiográfica deverá retomar pontos que você considere relevantes, por entender que deixaram marcas iniciais no seu processo de formação como professor de Física e Ciências. Essas orientações estão presentes na página 14 do módulo 9. Considere, assim, articular aspectos ligados a:
1 A infância entre a escola e a família
Reflexões, por exemplo, sobre como sua família, ou outras pessoas significativas para você, em sua vida e na escola, influenciaram o contato inicial que teve com a Educação, o ensino, e o ensino das Ciências e da Física, na Educação Básica. Os modelos de docência que lhe marcaram, à época, os fatores que possam ter influenciado na sua motivação para a atividade de docência, ou ainda para uma afinidade pela área de Física, quais seus sentimentos naquele início de sua formação e no que contribuía para tal;
2 A escolha da profissão
O que motivou você a essa escolha, suas expectativas iniciais sobre essa formação, em relação ao futuro profissional...;
3 Os aspectos relacionados à formação na UFRN e na modalidade à distância:
Como percebe que esse processo de formação contribuiu para sua concepção atual sobre a docência em Física, as maiores dificuldades e os fatores que estimularam a seguir em frente no aprendizado desta docência no curso..., as disciplinas e aspectos que mais influenciaram na sua formação, conforme percebeu, no desenvolvimento do estágio ou na sua prática como professor;
4 O ser professor, hoje
Quais as questões que mais lhe satisfazem ou empolgam, aquelas que mais te colocam reticências, dúvidas, como o estágio contribuiu para sua concepção atual da sua profissão, de tuas competências e habilidades, para sua formação naquilo que imagina como o educador ideal.
Momentos mais relevantes da sua vivência no estágio, maiores dificuldades e fatores que estimularam a seguir em frente, aspectos que favoreceram a uma maior segurança no desempenho do estágio, fatores que poderiam ser melhores trabalhados por você e pelo curso, as atividades mais significativas para você e o que elas lhe ensinaram. Elementos de sua formação que foram mais trabalhados nessa etapa: conteúdos, habilidades, competências, atitudes...
5 O devir
Que metas você se coloca hoje, relacionadas à sua formação, à atuação na Educação.  Pense naquilo que vislumbra como o profissional que almeja tornar-se e os caminhos para atingir isso.
6 A importância da  escrita de si
Como você se sente ao escrever/refletir sobre recortes de sua trajetória de vida e qual a importância dessa escrita para sua formação profissional.




ATIVIDADE A SER DESENVOLVIDA NOS POLOS

A)     Leitura dos memoriais disponíveis e destacar ao menos o ponto mais marcante nos seguintes aspectos:
1-      Escolha da profissão:
2-      Influencia na formação:
3-      Perspectivas como profissional da educação:

B)     Realizar a atividade da página 15 do módulo 9.
Você não precisa desenvolver seu texto nessa sequência. Para começar, sugerimos o levantamento prévio de idéias, conforme orientado na Atividade da página 15 do módulo 9, e, após esse levantamento, retome o desenvolvimento de um daqueles focos de registros sobre a tua formação, para dar prosseguimento ao texto.
Em todo o texto você pode e deve trazer elementos como: leituras que te façam interpretar fatores vivenciados anteriormente; falas que retome da memória; escritas tuas durante o estágio. Esses elementos podem compor o texto, em si, desde que bem articulados entre si, ou entrarem como citações – de falas de autores, de outras pessoas, ou de tuas próprias reflexões.

Os tutores devem informar os alunos que participaram dessa atividade. A presença e a execução dessa atividade irão influenciar no conceito do memorial.

Desde já agradeço a todos, gostaria que os tutores sugerissem mudanças ou complementos a essa atividade.





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