quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

PLANO DE CURSO 2020 - LÍNGUA PORTUGUESA - 8º ANO - INSC


Descrição: 13882192         Instituto Nossa Senhora da Conceição
INSC
Planejamento Anual – 2020

Disciplina: ­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­ Língua Portuguesa, Introdução a Literatura e Produção Textual                                   Professor: Marconildo Viegas                                              Série: 8º ano
Objetivo geral: Instrumentalizar o aluno, por meio do conhecimento da língua, a fim de que o mesmo seja capaz de relacionar-se com o mundo que o cerca, habilitando-o a ler, entender e questionar a sociedade e seus valores.

Conteúdo
Objetivos Específicos
Metodologia
Recurso de Ensino
Avaliação
1ª bimestre
Linguagem verbal e Linguagem não verbal;
Reconhecer semelhanças e diferenças do significado das palavras na frase;
Aula expositiva

Biblioteca

Provas escritas
Figuras de Linguagem
Distinguir a linguagem literária e não literária;
Aula explicativa


Internet

Seminários
Metrificação
Usar adequadamente os sinais de pontuação;
Dinâmicas

CDs

Resenhas críticas
Crônica Argumentativa
Distinguir as diversas classes de palavras, considerando seu emprego nas frases;
Aulas teóricas

Livro didático

Participação
Texto narrativo
Flexionar corretamente nomes e verbos;
Exposições

Livro paradidático

Trabalho de pesquisa
Denotação e Conotação
Reconhecer os processos de formação de palavras;
Seminários
Folhetos de cordel


Artigo de opinião
Identificar e classificar os elementos estruturais do vocábulo;

Vídeos


Mitos, fábulas e lendas
Separar as sílabas corretamente na translineação;

Dicionários


Notícia


Quadro-negro

Sintaxe




Funções da Linguagem




2ª bimestre
Estrangeirismos
Reconhecer a intertextualidade, a paródia e a paráfrase;
Aula expositiva

Biblioteca

Provas escritas
Resenha de filme
Analisar e interpretar obras de autores representativos da literatura brasileira e portuguesa;
Aula explicativa


Internet

Seminários
Crítica
Analisar a coerência e a coesão;
Dinâmicas

CDs

Resenhas críticas
Resumo

Reconhecer os tipos de redação;
Aulas teóricas

Livro didático

Participação
Reportagem

Distinguir e caracterizar os principais elementos estruturais da prosa e poesia;
Exposições

Livro paradidático

Trabalho de pesquisa
Verossimilhança
Reconhecer e distinguir o texto lírico, narrativo e dramático;
Seminários
Folhetos de cordel


Conto
Situar histórica e estilisticamente as obras relativas aos diferentes períodos literários no Brasil e em Portugal;

Vídeos


Texto musical
Usar adequadamente os sinais de pontuação;

Dicionários


Editorial
Distinguir as diversas classes de palavras, considerando seu emprego nas frases;

Quadro-negro

Carta aberta
Flexionar corretamente nomes e verbos;



Uniformidade de tratamento
Reconhecer os processos de formação de palavras;



Entrevista
Identificar e classificar os elementos estruturais do vocábulo;



Texto de divulgação científica
Separar as sílabas corretamente na translineação;



Debate




Vozes verbais




Sintaxe (continuação)




3ª bimestre
Internetês
Reconhecer os processos de formação de palavras;
Aula expositiva

Biblioteca

Provas escritas
Crônica argumentativa
Usar adequadamente os sinais de pontuação;
Aula explicativa


Internet

Seminários
Texto teatral
Distinguir as diversas classes de palavras, considerando seu emprego nas frases;
Dinâmicas

CDs

Resenhas críticas
Discurso direto e Discurso indireto
Flexionar corretamente nomes e verbos;
Aulas teóricas

Livro didático

Participação
Seminário

Exposições

Livro paradidático

Trabalho de pesquisa
Coesão

Seminários
Folhetos de cordel


Vícios de Linguagem


Vídeos


Regionalismos


Dicionários


Crônica lírica ou reflexiva


Quadro-negro

Coerência




Escrita (ortografia)




Uso da vírgula




Manifesto




Carta de reclamação




Receita culinária




Diário




Oração coordenada









4ª bimestre
Depoimento

Aula expositiva

Biblioteca

Provas escritas
Texto dissertativo

Aula explicativa


Internet

Seminários
Telejornal

Dinâmicas

CDs

Resenhas críticas
Anúncio publicitário

Aulas teóricas

Livro didático

Participação
Texto objetivo

Exposições

Livro paradidático

Trabalho de pesquisa
Texto subjetivo

Seminários
Folhetos de cordel


Oração Subordinada


Vídeos





Dicionários





Quadro-negro


















Referências bibliográficas
PIRONTI, Sandra. Tempo de Português. 1ª ed. São Paulo: Editora do Brasil, 2011.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

SIMULADO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS E OLHO D'ÁGUA GRANDE - BASEADO NO INSTITUTO BAHIA

  SIMULADO HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS   1.             A História de Alagoas é marcada por uma série de experiências de lutas, resi...