sexta-feira, 22 de junho de 2018

Literatura - 1º ano (Simulado)


Leia o poema e responda as questões propostas:
Descrição da Vila do Recife.


Por entre o Beberibe e o Oceano,
Em uma areia sáfia e alagadiça,
Jaz o Recife, povoação mestiça,
Que o Belga edificou, ímpio tirano.

O povo é pouco, e muito urbano,
Que vive à mercê de uma lingüiça,
Unha de velha insípida e enfermiça,
E camarões de charco em todo o ano.

As damas cortesãs e mui rasgadas,
Olhas podridas, sopas, pestilências, sempre com
purgações, nunca purgadas.

Mas a culpa têm Suas Reverências,
Pois as trazem tão rompidas e escaladas,
Com cordões, com bentinhos e indulgências.


1.            Que tipo de descrição o autor faz da cidade de Recife?
a)    Cidade muito urbanizada e que predomina costumes de cidades desenvolvidas.
b)    Cidade pouco urbanizada e que predomina costumes de cidades desenvolvidas.
c)    Cidade pouco urbanizada e que predomina costumes sem muita estrutura.
d)    Todas as respostas.
Leia o texto e responda:

LIRA XI

Não toques, minha musa, não, não toques
Na sonorosa lira,
Que às almas, como a minha, namoradas
Doces canções inspira:
Assopra no clarim que apenas soa,
Enche de assombro a terra!
Naquele, a cujo som cantou Homero,
Cantou Virgílio a guerra.

GONZAGA, T. A. "Marília de Dirceu". Rio de Janeiro: Anuário do Brasil, s/d. p. 30.

2. "Marília de Dirceu" apresenta um dos principais traços do arcadismo. A opção que aponta esta característica temática, presente no texto, é

a) o bucolismo.
b) a presença de valores ou elementos clássicos.
c) o pessimismo e negatividade.
d) a fixação do momento presente.
e) a descrição sensual da mulher amada.

Leia o texto e responda:
XI
Olha, Marília, as flautas dos pastores
Que bem que soam, como estão cadentes!
Olha o Tejo a sorrir-se! Olha, não sentes
Os Zéfiros brincar por entre flores?
Vê como ali beijando-se os Amores
Incitam nossos ósculos ardentes!
Ei-las de planta em planta as inocentes,
As vagas borboletas de mil cores.
Naquele arbusto o rouxinol suspira,
Ora nas folgas a abelhinha pára,
Ora nos ares sussurando gira:
Que alegre campo! Que amanhã tão clara!
Mas ah! Tudo o que vês, se eu te não vira,
Mais tristeza que a morte me causara.

3. A descrição que o eu lírico faz do ambiente é uma forma de mostrar à amada que o amor
a) acaba quando a morte chega.
b) tem pouca relação com a natureza.
c) deve ser idealizado, mas não realizado.
d) traz as tristezas e a morte.
e) é inspirado por tudo o que os rodeia.

Leia o texto e responda o que se pede:

Sermão vigésimo sétimo

Os senhores poucos, os escravos muitos; os senhores rompendo galas, os escravos despidos e nus; os senhores banqueteando, os escravos perecendo à fome; os senhores nadando em ouro e prata, os escravos carregados de ferros; os senhores tratando-os como brutos, os escravos adorando-os e temendo-os como deuses; os senhores em pé apontando para o açoite, como estátuas da soberba e da tirania, os escravos prostrados com as mãos atadas atrás como imagens vilíssimas da servidão e espetáculos da extrema miséria.

(VIEIRA, Pe. Antônio. Sermão vigésimo sétimo. In: AMORA, Antônio Soares, org. Sermões, 2 ed. São Paulo, Cultrix, 1981, p. 58.)

 4. No texto, verificam-se os seguintes traços do barroco:

    I.            a presença de um grande número de antíteses.
   II.            a predominância dos aspectos denotativos da linguagem.
III.            a utilização do recurso da hipérbole para melhor traduzir o sofrimento dos escravos.
IV.            o envolvimento político do jesuíta.

                   Estão corretas apenas as afirmativas:

a)I e II.        b)III e IV.          c)II e III.         d)I e IV.         e)I e III.


Leia as proposições:

I – Culto do contraste; oposição do homem voltado
para o céu ao homem voltado para a terra;
linguagem excessivamente ornada.
II – Simplicidade, mas nobreza de linguagem,
busca de motivos bucólicos.

5. As características das proposições referem-se, respectivamente:

a) Ao Barroco e ao Romantismo.
b) Ao Parnasianismo e ao Arcadismo.
c) Ao Parnasianismo e ao Barroco.
d) Ao Barroco e ao Arcadismo.
e) Ao Barroco e ao Modernismo.

6. Assinale:

a) se só a proposição I for correta.
b) se só a proposição II for correta.
c) se só a proposição III for correta.
d) se forem corretas as proposições I e II.
e) se forem corretas as proposições II e III.

I - Dirceu era o pseudônimo arcádico do poeta Cláudio Manuel da Costa.
II - O Uraguai, poema composto em moldes rigorosamente camonianos, gira em torno das aventuras de um naufrágio português entre os índios do Brasil.
III - Os rondós e madrigais dedicados a GIaura constituem a obra lírica - amorosa de Tomás Antônio Gonzaga.

7. Para as proposições abaixo, assinale:

I. Caramuru, poema composto em moldes rigorosamente camonianos, gira em torno das aventuras de um naufrágio vivenciadas por Paraguaçu e Diogo Álvares Correia.
II. Quanto ao gênero épico na Literatura Brasileira, registram-se apenas tentativas de fazer uma epopeia seguindo os moldes clássicos “Cartas Chilenas” exemplifica essas tentativas.
III. As manifestações literárias brasileiras durante o período colonial, embora incipientes, representam o esplendor das tendências literárias do medievalismo português.

a) apenas I é correta.
b) apenas II é correta.
c) apenas III é correta.
d) todas são corretas.
e) todas são incorretas.

8. Quais as expressões latinas relacionadas ao Arcadismo

a)    “Inutilia truncat”,“Fugere Urbem”,“Sapientie Aedificate”, “Carpe diem”.
b)    “Inutilia truncat”,“Intrepidae Ae Origne”,“Locus amoenus”, “Carpe diem”.
c)    “Inutilia truncat”,“Fugere Urbem”,“Locus amoenus”, “Carpe diem”.
d)    Todas as respostas.
9. Ao estudarmos em sala sobre o Arcadismo, observamos que esta escola literária é uma oposição a anterior, o Barroco. Quais são as características do Arcadismo?

a)           Imitação dos clássicos; Bucolismo; Pastoralismo; Idealização do amor e da mulher; pseudônimos; frases latinas.
b)           Imitação dos clássicos; Bucolismo; A morte e o egoísmo; Idealização do amor e da mulher; pseudônimos; frases portuguesas.
c)            Imitação dos clássicos; denúncia da realidade; Pastoralismo; Idealização do amor e da mulher; pseudônimos; frases inglesas.
d)           Todas as respostas.


10. As características de um movimento literário associado com seus autores nos dão uma dimensão de situação no tempo e no espaço do que ocorreu naquele momento importante para a literatura e a história. Nesse contexto, quem são os escritores do Arcadismo?

a)    Claudio Manuel da Costa (Glauceste Saturnio) e escreveu Obras Poéticas; Tomás Antônio Gonzaga (Dirceu) e escreveu Cartas Chilenas e Marília de Dirceu; José Basílio da Gama (Termindo Simpílio) e escreveu O Uraguai; Marconildo Luiz Viegas e escreveu As histórias do Colégio Decisão.
b)    Claudio Manuel da Costa (Glauceste Saturnio) e escreveu Obras Poéticas; Tomás Antônio Gonzaga (Dirceu) e escreveu Cartas Chilenas e Marília de Dirceu; José Basílio da Gama (Termindo Simpílio) e escreveu O Uraguai; Frei José de Santa Rita Durão e escreveu Caramuru.
c)    Padre Antônio Vieira e escreveu Os Sermões do Barroco; Tomás Antônio Gonzaga (Dirceu) e escreveu Cartas Chilenas e Marília de Dirceu; José Basílio da Gama (Termindo Simpílio) e escreveu O Uraguai; Frei José de Santa Rita Durão e escreveu Caramuru.
d)    Todas as respostas estão corretas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

SIMULADO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS E OLHO D'ÁGUA GRANDE - BASEADO NO INSTITUTO BAHIA

  SIMULADO HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS   1.             A História de Alagoas é marcada por uma série de experiências de lutas, resi...