Leia o poema e responda as questões propostas:
Descrição da Vila do Recife.
Por entre o
Beberibe e o Oceano,
Em uma areia sáfia
e alagadiça,
Jaz o Recife,
povoação mestiça,
Que o Belga
edificou, ímpio tirano.
O povo é pouco, e
muito urbano,
Que vive à mercê de
uma lingüiça,
Unha de velha
insípida e enfermiça,
E camarões de
charco em todo o ano.
As damas cortesãs e
mui rasgadas,
Olhas podridas,
sopas, pestilências, sempre com
purgações, nunca
purgadas.
Mas a culpa têm
Suas Reverências,
Pois as trazem tão
rompidas e escaladas,
Com cordões, com
bentinhos e indulgências.
1.
Que tipo de descrição o autor faz da cidade de
Recife?
a)
Cidade muito urbanizada e que predomina costumes de cidades
desenvolvidas.
b)
Cidade pouco urbanizada e que predomina costumes de cidades desenvolvidas.
c)
Cidade pouco urbanizada e que predomina costumes sem muita estrutura.
d)
Todas as respostas.
Leia o texto e responda:
LIRA XI
Não toques, minha musa, não, não toques
Na sonorosa lira,
Que às almas, como a minha, namoradas
Doces canções inspira:
Assopra no clarim que apenas soa,
Enche de assombro a terra!
Naquele, a cujo som cantou Homero,
Cantou Virgílio a guerra.
Não toques, minha musa, não, não toques
Na sonorosa lira,
Que às almas, como a minha, namoradas
Doces canções inspira:
Assopra no clarim que apenas soa,
Enche de assombro a terra!
Naquele, a cujo som cantou Homero,
Cantou Virgílio a guerra.
GONZAGA, T. A. "Marília de
Dirceu". Rio de Janeiro: Anuário do Brasil, s/d. p. 30.
2. "Marília de Dirceu" apresenta um dos principais traços do arcadismo. A opção que aponta esta característica temática, presente no texto, é
a) o bucolismo.
b) a presença de valores ou elementos clássicos.
c) o pessimismo e negatividade.
d) a fixação do momento presente.
e) a descrição sensual da mulher amada.
b) a presença de valores ou elementos clássicos.
c) o pessimismo e negatividade.
d) a fixação do momento presente.
e) a descrição sensual da mulher amada.
Leia o texto e responda:
XI
Olha, Marília, as flautas dos
pastores
Que bem que soam, como estão cadentes!
Olha o Tejo a sorrir-se! Olha, não sentes
Os Zéfiros brincar por entre flores?
Que bem que soam, como estão cadentes!
Olha o Tejo a sorrir-se! Olha, não sentes
Os Zéfiros brincar por entre flores?
Vê como ali beijando-se os Amores
Incitam nossos ósculos ardentes!
Ei-las de planta em planta as inocentes,
As vagas borboletas de mil cores.
Incitam nossos ósculos ardentes!
Ei-las de planta em planta as inocentes,
As vagas borboletas de mil cores.
Naquele arbusto o rouxinol
suspira,
Ora nas folgas a abelhinha pára,
Ora nos ares sussurando gira:
Ora nas folgas a abelhinha pára,
Ora nos ares sussurando gira:
Que alegre campo! Que amanhã tão
clara!
Mas ah! Tudo o que vês, se eu te não vira,
Mais tristeza que a morte me causara.
Mas ah! Tudo o que vês, se eu te não vira,
Mais tristeza que a morte me causara.
3. A descrição que o eu lírico faz do ambiente é uma
forma de mostrar à amada que o amor
a) acaba quando a morte chega.
b) tem pouca relação com a natureza.
c) deve ser idealizado, mas não realizado.
d) traz as tristezas e a morte.
e) é inspirado por tudo o que os rodeia.
b) tem pouca relação com a natureza.
c) deve ser idealizado, mas não realizado.
d) traz as tristezas e a morte.
e) é inspirado por tudo o que os rodeia.
Leia
o texto e responda o que se pede:
Sermão vigésimo sétimo
Os senhores poucos, os escravos muitos; os senhores rompendo galas, os
escravos despidos e nus; os senhores banqueteando, os escravos perecendo à
fome; os senhores nadando em ouro e prata, os escravos carregados de ferros; os
senhores tratando-os como brutos, os escravos adorando-os e temendo-os como
deuses; os senhores em pé apontando para o açoite, como estátuas da soberba e
da tirania, os escravos prostrados com as mãos atadas atrás como imagens
vilíssimas da servidão e espetáculos da extrema miséria.
(VIEIRA, Pe. Antônio. Sermão
vigésimo sétimo. In: AMORA, Antônio Soares, org. Sermões, 2 ed. São Paulo,
Cultrix, 1981, p. 58.)
4. No texto, verificam-se os
seguintes traços do barroco:
I. a presença
de um grande número de antíteses.
II.
a predominância dos aspectos denotativos da linguagem.
III.
a utilização do recurso da hipérbole para melhor traduzir o sofrimento dos
escravos.
IV.
o envolvimento político do jesuíta.
Estão corretas apenas as afirmativas:
a)I e
II. b)III e
IV. c)II e
III. d)I e
IV. e)I e III.
Leia as proposições:
I – Culto do contraste; oposição do homem voltado
para o céu ao homem voltado para a terra;
linguagem excessivamente ornada.
II – Simplicidade, mas nobreza de linguagem,
busca de motivos bucólicos.
5. As características das proposições referem-se, respectivamente:
a) Ao Barroco e ao Romantismo.
b) Ao Parnasianismo e ao Arcadismo.
c) Ao Parnasianismo e ao Barroco.
d) Ao Barroco e ao Arcadismo.
e) Ao Barroco e ao Modernismo.
6. Assinale:
a) se só a proposição I for correta.
b) se só a proposição II for correta.
c) se só a proposição III for correta.
d) se forem corretas as proposições I e II.
e) se forem corretas as proposições II e III.
I - Dirceu era o pseudônimo arcádico do poeta Cláudio Manuel da Costa.
II - O Uraguai, poema composto em moldes rigorosamente camonianos, gira
em torno das aventuras de um naufrágio português entre os índios do Brasil.
III - Os rondós e madrigais dedicados a GIaura constituem a obra lírica
- amorosa de Tomás Antônio Gonzaga.
7. Para as proposições abaixo, assinale:
I. Caramuru, poema composto em moldes rigorosamente camonianos, gira em
torno das aventuras de um naufrágio vivenciadas por Paraguaçu e Diogo Álvares
Correia.
II. Quanto ao gênero épico na Literatura Brasileira, registram-se apenas
tentativas de fazer uma epopeia seguindo os moldes clássicos “Cartas Chilenas”
exemplifica essas tentativas.
III. As manifestações literárias brasileiras durante o período colonial,
embora incipientes, representam o esplendor das tendências literárias do
medievalismo português.
a) apenas I é correta.
b) apenas II é correta.
c) apenas III é correta.
d) todas são corretas.
e) todas são incorretas.
8. Quais as expressões
latinas relacionadas ao Arcadismo
a) “Inutilia truncat”,“Fugere Urbem”,“Sapientie Aedificate”, “Carpe diem”.
b) “Inutilia truncat”,“Intrepidae Ae Origne”,“Locus amoenus”, “Carpe diem”.
c) “Inutilia truncat”,“Fugere Urbem”,“Locus amoenus”, “Carpe diem”.
d) Todas as respostas.
9.
Ao estudarmos em sala sobre o Arcadismo, observamos que esta escola literária é
uma oposição a anterior, o Barroco. Quais são as características do Arcadismo?
a)
Imitação
dos clássicos; Bucolismo; Pastoralismo; Idealização do amor e da mulher;
pseudônimos; frases latinas.
b)
Imitação
dos clássicos; Bucolismo; A morte e o egoísmo; Idealização do amor e da mulher;
pseudônimos; frases portuguesas.
c)
Imitação
dos clássicos; denúncia da realidade; Pastoralismo; Idealização do amor e da
mulher; pseudônimos; frases inglesas.
d)
Todas as
respostas.
10. As características de um
movimento literário associado com seus autores nos dão uma dimensão de situação
no tempo e no espaço do que ocorreu naquele momento importante para a
literatura e a história. Nesse contexto, quem são os escritores do Arcadismo?
a)
Claudio
Manuel da Costa (Glauceste Saturnio) e escreveu Obras Poéticas; Tomás
Antônio Gonzaga (Dirceu) e escreveu Cartas Chilenas e Marília de Dirceu; José
Basílio da Gama (Termindo Simpílio) e escreveu O Uraguai; Marconildo Luiz
Viegas e escreveu As histórias do Colégio Decisão.
b)
Claudio
Manuel da Costa (Glauceste Saturnio) e escreveu Obras Poéticas; Tomás
Antônio Gonzaga (Dirceu) e escreveu Cartas Chilenas e Marília de Dirceu; José
Basílio da Gama (Termindo Simpílio) e escreveu O Uraguai; Frei José de
Santa Rita Durão e escreveu Caramuru.
c)
Padre
Antônio Vieira e escreveu Os Sermões do Barroco; Tomás Antônio
Gonzaga (Dirceu) e escreveu Cartas Chilenas e Marília de Dirceu; José
Basílio da Gama (Termindo Simpílio) e escreveu O Uraguai; Frei José de
Santa Rita Durão e escreveu Caramuru.
d)
Todas as
respostas estão corretas.
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