Leia o texto abaixo:
Em quem você vai votar?
Se
acha que não tem idade para se candidatar e nem está pensando em tirar seu título
eleitoral, saiba que, mesmo assim, já pode começar a se engajar na política. No
colégio paulistano Elvira Brandão, por exemplo, os alunos, criaram três chapas
que concorreram ao grêmio, entidade que tem o objetivo de trazer melhorias para
a escola. Além dos candidatos das chapas, todos puderam participar de debates
e, depois, votar – em “urna” eletrônica e tudo! Patrícia dá as dicas para quem
quiser se candidatar: “é preciso se
informar sobre como funcionam as eleições do colégio, saber o que significa
o grêmio, apresentar para a direção uma proposta do que se quer melhorar na
escola e fazer propaganda do plano de mudanças para que os outros alunos possam
decidir em quem votar?” Tudo isso sem desrespeitar a liberdade de escolha de
cada um, senão vira bagunça. Viu só?
Fonte:
Revista Atrevida nº 165 maio/2008 p.74.
1. No trecho “é preciso se informar”, a palavra se refere-se:
a) Aos alunos que vão
votar. b)
Aos alunos que queiram se candidatar.
c) A todos os leitores da
revista.
d) Aos eleitores em geral.
2. O tipo de discurso é:
a)
Direto, com uso de diálogos nas falas das
personagens.
b)
Indireto, quando o narrador coloca a fala das
personagens de forma indireta.
c)
Formal, quando tem correção de gramatical.
d)
Informal, quando tem alguma incorreção
gramatical.
3. Na frase: “fazer propaganda
do plano de mudanças para que os outros
alunos possam decidir em quem votar...” Qual é o tipo de oração subordinada
adverbial?
a)
Causal.
b)
Concessiva.
c)
Comparativa.
d)
Final.
Leia o texto e responda o
que se pede:
O início de um romance
Foi numa bela manhã
primaveril... deixe-me ver... teria sido numa tarde outonal?
Ou
numa noite de verão? Acho que numa manhã invernal... sim, creio que foi mesmo numa
manhã invernal que eu enlacei Monique ternamente pela cintura e beijei seus lábios
carnudos. Monique suava muito... ah!... agora me lembro, Monique suava, era uma
noite quente de verão e não uma manhã de inverno. Recordo-me perfeitamente que
ela me pediu para tirar o seu casaco de peles que eu coloquei sobre o divã
estendido, um lindo e caríssimo vison. Espere aí... casaco de peles? Era uma
manhã de inverno mesmo, fria, cinzenta e chuvosa, como poderia me esquecer? Levei
Monique para o jardim e a deitei sobre a relva repleta de folhas amareladas...
lembro-me nitidamente dessas folhas amareladas... não era manhã de
inverno! Era uma deliciosa tarde de
outono, uma tarde lépida e prazerosa. Como poderia deitar Monique num jardim
sobre a relva numa fria manhã de inverno? Ainda mais porque Monique disse-me
alguma coisa quando debrucei-me sobre ela para depositar meu ósculo cheio de
paixão em seus lábios cor de pitanga... Monique disse... Monique disse...
qualquer coisa a respeito de folhas... isso mesmo. Monique disse que a melhor
estação era a primavera, não sei se reclamando do outono com suas falling
leaves* ou porque era mesmo primavera. Droga! Como posso dar início a um
romance se nem mesmo sei em qual estação estávamos? Manhã primaveril, invernal?
Tarde de outono? Noite de inverno? Só sei que beijei Monique... Monique?
Ou foi Cristina?
* folhas que caem
Fonte:
Mino. Diário do Nordeste, 30/04/2000.
4. As reticências que
aparecem no texto indicam:
a) Hesitação ou breve
interrupção de pensamento.
b) Suspense para chamar a atenção do leitor.
c) Falta de criatividade do
autor do texto. d) Que o
autor do texto é uma pessoa decidida.
5. Na frase: Parece que quanto mais estudo menos sei. A ideia expressa é?
a) alternativa. b) modo;
c)
explicação;
d) tempo; e)
proporção;
Leia o texto para responder às questões
seguintes.
Lu,
Hoje passei pelo seu quarto e levei o maior
susto. Que bagunça! A gente já conversou sobre isso lembra? Quando voltar do
trabalho quero encontrar tudo arrumado: cama, brinquedos e material escolar.
Deixe de ter preguiça, hein?
Uma beijoca
Mamãe.
6. Em
“Deixe de ter preguiça, hein?” a frase é exemplo de linguagem
(A) ensinada na escola. (B) formal.
(C) ensinada nos livros. (D) informal.
7. No trecho “Quando eu voltar do trabalho”, a palavra sublinhada indica
(A) causa. (B) finalidade.
(C) tempo. (D) lugar.
8. O trecho que dá ideia de lugar é:
(A) “...tinha um homem embaixo da cama!”
(B) “...ouviu um barulho de noite.”
(C) “...Quando ela olhou.”
(D) “Ele também tinha ouvido o barulho!”
9. Em: “ Ele
planejou tudo segundo combinamos”, a
segunda oração é uma subordinada adverbial:
a. final
b. concessiva
c. condicional
d. conformativa
e. temporal
10. No período:
"Era tal a serenidade da tarde, que
se percebia o sino de uma freguesia distante, dobrando a finados.", a
segunda oração é:
a) subordinada
adverbial final
b) subordinada
adverbial consecutiva
c) subordinada
adverbial concessiva
d) subordinada
adverbial comparativa
e) subordinada
adverbial subjetiva
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