sexta-feira, 22 de junho de 2018

Prova de Gramática e interpretação.


Leia a fábula abaixo:

O Galo e a Raposa

No meio dos galhos de uma árvore bem alta, um galo estava empoleirado e cantava a todo volume. Sua voz esganiçada ecoava na floresta. Ouvindo aquele som tão conhecido, uma raposa que estava caçando se aproximou da árvore.
Ao ver o galo lá no alto, a raposa começou a imaginar algum jeito de fazer o outro descer. Com a voz mais boazinha do mundo, cumprimentou o galo dizendo: - Ó meu querido primo, por acaso você ficou sabendo da proclamação de paz e harmonia universal entre todos os tipos de bichos da terra, da água e do ar?
Acabou essa história de ficar tentando agarrar os outros para come-los. Agora vai ser tudo na base do amor e da amizade. Desça para a gente conversar com calma sobre as grandes novidades! O galo, que sabia que não dava para acreditar em nada do que a raposa dizia, fingiu que estava vendo uma coisa lá longe.
Curiosa, a raposa quis saber o que ele estava olhando com ar tão preocupado.
- Bem, disse o galo -, acho que estou vendo uma matilha de cães ali adiante.
- Nesse caso é melhor eu ir embora – disse a raposa.
- O que é isso, prima? – disse o galo.
- Por favor, não vá ainda! Já estou descendo! Não vá me dizer que está com medo dos cachorros neste tempo de paz?! - Não, não é medo – disse a raposa -, mas... e se eles ainda não estiverem sabendo da proclamação?

Moral: Cuidado com as amizades muito repentinas.


Fonte: Fábulas de Esopo. Trad. Heloisa Jahn. São Paulo, Companhia das Letrinhas, 1999. p.22.

  1. A intenção do galo ao falar que estava vendo uma matilha foi de:

a) Enganar a raposa para salvar sua vida.
b) Aguçar a curiosidade da raposa.
c) Mostrar que lá do alto ele podia ver mais que a raposa.
d) Avisar que estavam chegando animais para a proclamação da paz.
e) Todas as respostas.

2. Assinale a única frase que só pode ser completada com “A”.

a) daqui ___ duas horas estarei em São Paulo;
b) convém fazer o exercício ___ lápis;
c) o barco estava agora ____ mercê das ondas;
d) não poderei ir ___ festa alguma nesta semana;
e) era ainda muito cedo quando cheguei ___ casa.

3. Somente (...) longo prazo será possível ajustar-se esse mecanismo (...) qualidade (...) que se destina.

a) a – à – a;
b) à – a – à;
c) à – à – à;
d) à – a – a;
e) à – à – a.

3.    Considere as frases:

1) “Eles querem que nós (fazer) o trabalho”.
2) “Fazemos esforços para que todos (caber) na sala”.

Flexionando corretamente os verbos indicados, teremos:

a) façamos – cabem;
b) fazemos – caibam;
c) fazemos – coubessem;
d) façamos – caberem;
e) façamos – caibam.

Leia o texto sobre Literatura de Cordel (tema do Café Literário) e responda o que se pede:

Literatura de Cordel é uma manifestação literária da cultura popular brasileira.
Ela típica do nordeste do país, sendo muito notória nos estados de Pernambuco, Alagoas, Paraíba, Pará, Rio Grande do Norte e Ceará.
A literatura de cordel e o repente são duas manifestações populares e culturais distintas. Embora sejam parecidas, essa relação gera muita confusão.
repente, feito pelos repentistas, é baseado na poesia falada e improvisada, geralmente acompanhado de instrumentos musicais.
O termo “Cordel” é de herança portuguesa. Essa manifestação artística foi introduzida por eles no país em fins do século XVIII.
No Brasil, a literatura de cordel representa uma manifestação tradicional da cultura interiorana do nordeste que adquiriu força no século XIX, sobretudo, entre 1930 e 1960.
É por meio da oralidade e da presença de elementos da cultura brasileira que ela possui uma importante função social: informar e divertir os leitores.
Em sua origem, muito poetas vendiam seus trabalhos nas feiras das cidades. Todavia, com o passar do tempo e o advento do rádio e da televisão, sua popularidade foi decaindo.
No Brasil, a literatura de cordel influenciou diversos escritores, por exemplo: João Cabral de Melo NetoAriano SuassunaGuimarães Rosa, dentre outros.

4.    Qual é a região que mais se desenvolveu a Literatura de Cordel?

a)    Sudeste.
b)    Nordeste.
c)    Centro-Oeste
d)    Sul
e)    Norte.

5. Qual a alternativa que completa as lacunas das opções a seguir em relação de sentido?
I. Comeu muito, _______________ vomitou.
II. Quebrou a perna ___________ os ossos estavam fracos.
III. Ele deu com a mão, __________ o ônibus não parou.
IV. Foi à festa; sabe, _________, as músicas tocadas.
V. Dorme, _________ eu penso. 


a) porque, todavia, portanto, logo, entretanto
b) por isso, porque, mas, pois, que
c) logo, porém, pois, porque, mas
d) porém, pois, logo, todavia, porque


Leia este poema:

 O mundo é grande

O mundo é grande e cabe
Nesta janela sobre o mar.
O mar é grande e cabe
na cama e no colchão de amar.
O amor é grande e cabe
no breve espaço de beijar.
                              Carlos Drummond de Andrade


6.    No texto, o poeta emprega uma conjunção e que tem valor de:

a)    Oposição.
b)    Adversidade.
c)    Adição.
d)    Conclusão
e)    Explicação.


7.    Na frase: É necessário que você venha rápido. A parte sublinhada é uma oração?


a)    Coordenada.
b)    Subordinada.
c)    Assindética.
d)    Sindética.
e)    Todas as respostas.

Leia o texto e responda o que se pede:

O NEGÓCIO

Grande sorriso do canino de ouro, o velho Abílio propõe às donas que se abasteçam de pão e banana:
– Como é o negócio? De cada três dá certo com uma.
Ela sorri, não responde ou é uma promessa a recusa:
– Deus me livre, não! Hoje não…
Abílio interpelou a velha: – Como é o negócio?
Ela concordou e, o que foi melhor, a filha também aceitou o trato. Com a dona Julietinha foi assim.
Ele se chegou: – Como é o negócio?
Ela sorriu, olhinho baixo. Abílio espreitou o cometa partir. Manhã cedinho saltou a cerca. Sinal combinado, duas batidas na porta da cozinha.
A dona saiu para o quintal, cuidadosa de não acordar os filhos. Ele trazia a capa da viagem, estendida na grama orvalhada.
O vizinho espionou os dois, aprendeu o sinal. Decidiu imitar a proeza. No crepúsculo, pum-pum, duas pancadas fortes na porta.
O marido em viagem, mas não era de dia do Abílio. Desconfiada, a moça chegou à janela e o vizinho repetiu:
– Como é o negócio?
Diante da recusa, ele ameaçou:
– Então você quer o velho e não quer o moço? Olhe que eu conto!

(TREVISAN, D. Mistédas figurasd erios de Curitiba. Rio de Janeiro: Record, 1979 (fragmento)).

8.    Quanto à abordagem do tema e aos recursos expressivos, essa crônica tem um caráter

a) filosófico, pois reflete sobre as mazelas sofridas pelos vizinhos.
b) lírico, pois relata com nostalgia o relacionamento da vizinhança.
c) irônico, pois apresenta com malícia a convivência entre vizinhos.
d) crítico, pois deprecia o que acontece nas relações de vizinhança.
e) didático, pois expõe uma conduta ser evitada na relação entre vizinhos.

Leia o poema de Camões e responda o que se pede:

Amor é fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer;
É um não querer mais que bem querer;
É solitário andar por entre a gente;
É nunca contentar-se de contente;
É cuidar que se ganha em se perder;
É querer estar preso por vontade;
É servir a quem vence, o vencedor;
É ter com quem nos mata lealdade.
Mas como causar pode seu favor
Nos corações humanos amizade, se tão contrário a si é o mesmo Amor?

9.    A figura de linguagem utilizada por Camões (antônimos) no texto é:

a)    Metáfora.
b)    Antítese.
c)    Metonímia.
d)    Catacrese.
e)    Polissíndeto.

10.  Na frase: “Olhei praquele estúpido, morrendo de ódio. Ele me deu outro safanão e me disse(...)”.

Temos verbos das respectivas conjugações:

a) ( ) primeira - segunda – primeira – terceira
b) ( ) primeira – segunda – terceira – segunda
c) ( ) primeira – segunda – segunda – primeira
d) ( ) terceira – segunda – terceira - segunda
e) ( ) nenhuma das alternativas





Nenhum comentário:

Postar um comentário

SIMULADO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS E OLHO D'ÁGUA GRANDE - BASEADO NO INSTITUTO BAHIA

  SIMULADO HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS   1.             A História de Alagoas é marcada por uma série de experiências de lutas, resi...