segunda-feira, 18 de junho de 2018

Simulado: Interpretação. Verbo e Verbo de Ligação. Predicativo do sujeito.


Leia a piada abaixo:

 O ladrão entra numa joalheria e rouba todas as jóias da loja. Guarda tudo numa mala e, para disfarçar, coloca roupas em cima. Sai correndo para um beco, onde encontra um amigo, que pergunta:
 - E aí, tudo jóia?
 - Que nada! Metade é roupa...
Fonte: http://www.gel.org.br/4publica-estudos-2005/4publica-estudos-2005-pdfs/piadas-e-tiras-em-qua-
drinhos-119.pdf?SQMSESSID=a38ffc79c82bcbe561e1c641326fd16c - Acesso em 16/6/2008

1.     Na frase “- E aí, tudo jóia?” a expressão destacada apresenta ambiguidade . O que causa o efeito de humor?

a) O fato da mala conter somente joias.
b) O fato do ladrão não entender a pergunta.
c) O fato da mala conter somente roupas.
d) O fato do amigo conhecer o conteúdo da mala.

Leia o texto abaixo:

Quanto vai restar da floresta?

No fim do ano passado, cientistas do Brasil e dos Estados Unidos fizeram uma previsão que deixou muita gente de cabelo em pé: quase metade da Amazônia poderia sumir nos próximos 20 anos, devido a um projeto de asfaltar estradas, canalizar rios e construir linhas de força e tubulações de gás na floresta.
O governo, que é responsável pela preservação da Amazônia e pelas obras, acusou os cientistas de terem errado a conta e estarem fazendo tempestade em copo d’água.
Você deve estar pensando, no final das contas, se a floresta está em perigo. A resposta é: se nada for feito, está.
                        Fonte: Cláudio Ângelo, Folha de São Paulo, São Paulo, 10/02/2001.

2. A expressão “de cabelo em pé”, utilizada no texto, significa:

a) Que muita gente ficou descabelada.
b) Que as pessoas ficaram preocupadas.
c) Que a moda é cabelo arrepiado.
d) Que todo cientista arrepia os cabelos.

3.    Indique a única frase que não tem verbo de ligação:

a) O sol estava muito quente.                                       b) Nossa amizade continua firme.
c) Suas palavras doem no coração.                            d) Ele andava triste.

4.    Qual frase pode ser identificado o predicativo do sujeito nas orações abaixo:

a) O menino abriu a porta ansioso.                                                   b) Ele é sábio.
c) A bandeira brasileira é chamada de símbolo da pátria.                d) Aqui estão líderes.

5.    A preposição que há na frase: «Muitos morreram de fome» expressa relação de:

a) causa.                        b) modo.                        c) intensidade.                    d) meio.

Leia o texto para responder as questões.

Eu
Autor: Pontes Neto

 Eu não era velho nem novo. Tinha a capa colorida, um pouco amassada, e uma das páginas rasgada na parte de baixo, naquele lugar que chamavam de pé de página.
Vivia jogado no canto de um quarto, junto de velhos brinquedos. Todos os dias o menino entrava para brincar. O que eu mais queria era que ele me desse atenção, me segurasse, passasse as minhas páginas, lesse o que eu tenho para contar. Mas que nada! Brincava  naquele quarto e nem me olhava. Ficava horas e horas com os toquinhos de madeira, carrinhos, quebra-cabeça e outros brinquedos. Eu me sentia um grande inútil.
Um dia não aguentei mais: chorei tanto, mas tanto, que minhas lágrimas molharam todas as minhas páginas e o chão. Parecia que eu tinha feito xixi no quarto. Levei um tempão para secar. Veio a noite, as lágrimas continuavam úmidas. Comecei a bater o queixo de frio e espirrar. Só não fiquei gripado porque fui dormir debaixo do ursinho de pelúcia.
No dia seguinte, quando os raios de sol entraram pela janela, me senti melhor, e minhas páginas secaram todas.
A minha sorte é que as letras não deslizaram pelas páginas e foram embora.

 6. A história que você leu acontece
(A) numa rua.                                                                 (B) num quarto.
(C) numa janela.                                                            (D) num baú.

7. A personagem principal era
(A) um brinquedo.                                                          (B) um livro.
(C) um caderno.                                                             (D) um menino.
8. Assinale a palavra que apresenta ditongo:

a) saída                     b)  filosofia                        c) almejar                d) museu                 e) balaústre

9. Na frase: Cientistas ________ buscando alternativas para uma tecnologia que, concebida como solução para os problemas da humanidade, ________ hoje um ecossistema à beira de um colapso inimaginável há algumas décadas.

A alternativa cujos itens completam a frase acima, de acordo com a norma culta do idioma é

a) vêm - contabiliza
b) vem - contabilisa
c) vêm - contabilisa
e) vem - contabiliza

Leia o texto abaixo.
LIÇÕES EM CASA

Você já notou que muitos bichos preferem ficar em turma? Vivendo em grupo, os mais velhos protegem os mais novos. E os filhotes aprendem a encarar a vida na mata observando os adultos.
Com os humanos acontece a mesma coisa. Rodeado pelos familiares, nos sentimos protegidos.
Deles recebemos carinho, cuidados e aprendemos uma porção de coisas.

In: Revista Recreio. Garota Atômica. Ano 05-10/03/05- n° 261

10. O texto tem a finalidade de:

(A) ensinar uma brincadeira.
(B) divertir o leitor.
(C) fazer um convite.
(D) informar sobre alguns hábitos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

SIMULADO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS E OLHO D'ÁGUA GRANDE - BASEADO NO INSTITUTO BAHIA

  SIMULADO HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS   1.             A História de Alagoas é marcada por uma série de experiências de lutas, resi...