sexta-feira, 22 de junho de 2018

Prova de Gramática e Interpretação.


Leia o texto abaixo:

Em quem você vai votar?

Se acha que não tem idade para se candidatar e nem está pensando em tirar seu título eleitoral, saiba que, mesmo assim, já pode começar a se engajar na política. No colégio paulistano Elvira Brandão, por exemplo, os alunos, criaram três chapas que concorreram ao grêmio, entidade que tem o objetivo de trazer melhorias para a escola. Além dos candidatos das chapas, todos puderam participar de debates e, depois, votar – em “urna” eletrônica e tudo! Patrícia dá as dicas para quem quiser se candidatar: “é preciso se informar sobre como funcionam as eleições do colégio, saber o que significa o grêmio, apresentar para a direção uma proposta do que se quer melhorar na escola e fazer propaganda do plano de mudanças para que os outros alunos possam decidir em quem votar?” Tudo isso sem desrespeitar a liberdade de escolha de cada um, senão vira bagunça. Viu só?
Fonte: Revista Atrevida nº 165 maio/2008  p.74.

1. No trecho “é preciso se informar”, a palavra se refere-se:

a) Aos alunos que vão votar.                                             b) Aos alunos que queiram se candidatar.
c) A todos os leitores da revista.                                       d) Aos eleitores em geral.

2. O tipo de discurso é:

a)     Direto, com uso de diálogos nas falas das personagens.
b)     Indireto, quando o narrador coloca a fala das personagens de forma indireta.
c)     Formal, quando tem correção de gramatical.
d)     Informal, quando tem alguma incorreção gramatical.

3. Na frase: “fazer propaganda do plano de mudanças para que os outros alunos possam decidir em quem votar...” Qual é o tipo de oração subordinada adverbial?

a)     Causal.
b)     Concessiva.
c)     Comparativa.
d)     Final.

Leia o texto e responda o que se pede:

O início de um romance

Foi numa bela manhã primaveril... deixe-me ver... teria sido numa tarde outonal?
Ou numa noite de verão? Acho que numa manhã invernal... sim, creio que foi mesmo numa manhã invernal que eu enlacei Monique ternamente pela cintura e beijei seus lábios carnudos. Monique suava muito... ah!... agora me lembro, Monique suava, era uma noite quente de verão e não uma manhã de inverno. Recordo-me perfeitamente que ela me pediu para tirar o seu casaco de peles que eu coloquei sobre o divã estendido, um lindo e caríssimo vison. Espere aí... casaco de peles? Era uma manhã de inverno mesmo, fria, cinzenta e chuvosa, como poderia me esquecer? Levei Monique para o jardim e a deitei sobre a relva repleta de folhas amareladas... lembro-me nitidamente dessas folhas amareladas... não era manhã de inverno!  Era uma deliciosa tarde de outono, uma tarde lépida e prazerosa. Como poderia deitar Monique num jardim sobre a relva numa fria manhã de inverno? Ainda mais porque Monique disse-me alguma coisa quando debrucei-me sobre ela para depositar meu ósculo cheio de paixão em seus lábios cor de pitanga... Monique disse... Monique disse... qualquer coisa a respeito de folhas... isso mesmo. Monique disse que a melhor estação era a primavera, não sei se reclamando do outono com suas falling leaves* ou porque era mesmo primavera. Droga! Como posso dar início a um romance se nem mesmo sei em qual estação estávamos? Manhã primaveril, invernal? Tarde de outono? Noite de inverno? Só sei que beijei Monique... Monique?
 Ou foi Cristina?

* folhas que caem
Fonte: Mino. Diário do Nordeste, 30/04/2000.
4. As reticências que aparecem no texto indicam:

a) Hesitação ou breve interrupção de pensamento.                     b) Suspense para chamar a atenção do leitor.
c) Falta de criatividade do autor do texto.                                     d) Que o autor do texto é uma pessoa decidida.

5. Na frase: Parece que quanto mais estudo menos sei. A ideia expressa é?

a) alternativa.                                        b) modo;                              c) explicação;
d) tempo;                                              e) proporção;

Leia o texto para responder às questões seguintes.

Lu,

Hoje passei pelo seu quarto e levei o maior susto. Que bagunça! A gente já conversou sobre isso lembra? Quando voltar do trabalho quero encontrar tudo arrumado: cama, brinquedos e material escolar.
Deixe de ter preguiça, hein?
Uma beijoca
Mamãe.

 6. Em “Deixe de ter preguiça, hein?” a frase é exemplo de linguagem

(A) ensinada na escola.                                  (B) formal.
(C) ensinada nos livros.                                  (D) informal.

7. No trecho “Quando eu voltar do trabalho”, a palavra sublinhada indica

(A) causa.                                                       (B) finalidade.
(C) tempo.                                                       (D) lugar.

8. O trecho que dá ideia de lugar é:

(A) “...tinha um homem embaixo da cama!”
(B) “...ouviu um barulho de noite.”
(C) “...Quando ela olhou.”
(D) “Ele também tinha ouvido o barulho!”

9. Em: “ Ele planejou tudo segundo combinamos”, a segunda oração é uma subordinada adverbial: 

a. final
b. concessiva
c. condicional
d. conformativa
e. temporal

10. No período: "Era tal a serenidade da tarde, que se percebia o sino de uma freguesia distante, dobrando a finados.", a segunda oração é:

a) subordinada adverbial final                                
b) subordinada adverbial consecutiva
c) subordinada adverbial concessiva                   
d) subordinada adverbial comparativa
e) subordinada adverbial subjetiva




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