Leia o texto e responda o que se
pede:
A galinha medrosa
Logo ao nascer do sol, uma galinha medrosa,
que acordou antes das outras, saiu do galinheiro.
Ainda tonta de sono e meio distraída, viu a
própria sombra atrás dela e levou o maior susto:
- Cocó... cococó... cocoricó... socorro! Tem
um bicho horroroso me perseguindo! Cocoricó... cocoricó...
E saiu correndo pra lá e pra cá, toda
arrepiada, soltando penas para tudo quanto é lado.
A barulheira acordou as outras galinhas que,
assustadas saíram do galinheiro (...)
Fonte: LACOCCA, Liliana e Michele. A galinha
e a sombra. SP: Ática, 1990.
- De acordo com o
texto, o que provocou medo na galinha:
a) Acordar com o nascer do sol.
b) Ver sua própria sombra.
c) Acordar antes das outras.
d) Ver um bicho no galinheiro.
e) Todas as alternativas.
- Obedecem à mesma
regra de acentuação da palavra TÊNUE
(paroxítona):
a) agrônomo, índex, fóssil,
dispar;
b) boêmia, herói, amáveis,
imundice;
c) amêndoa, mágoas, supérfluo,
bilíngue;
d) míope, ímã, médiuns, volúvel;
e) argênteo, viúvo, baía,
esferóide.
- Relacione a 1ª
coluna à 2ª:
1 - água de chuva ( ) Fluvial
2 - olho de gato ( ) Angelical
3 - água de rio ( ) Felino
4 - Cara-de-anjo ( ) Pluvial
Assim temos:
a) 1 – 4 – 2 – 3.
b) 3 – 2 – 1 – 4.
c) 3 – 1 – 2 – 4.
d) 3 – 4 – 2 – 1.
e) 4 – 3 – 1 – 2.
- No trecho - “e
usei deles como me pareceram
quadrar melhor com o que eu pretendia exprimir”, os vocábulos sublinhados
se classificam respectivamente como:
a) conjunção / advérbio;
b) conjunção / adjetivo;
c) advérbio / adjetivo;
d) preposição / advérbio;
e) preposição / adjetivo
- Assinale a
alternativa que preenche corretamente as lacunas abaixo:
“_____
que nada tenha acontecido com Maurício.” “_____! Com quem eu estou falando?”
“_____, você fala demais!”
a) Oxalá, hum, irra
b) Tchau, que pena, claro
c) Hum, claro, ué
d) Queira Deus, alô, bico calado
- “Não me
aguardem, porque não poderei
chegar a tempo.”
Neste período a conjunção em destaque
estabelece uma relação de:
a) adição
b) oposição
c) alternância
d) explicação
e) conclusão
- A opção em que
não se verifica variação de radical é:
a) valho - valeria - valêssemos;
b) coubeste - cabes - caibas;
c) brincam - brinques
-brincávamos;
d) sentíeis - sinta - sentiram;
e) servistes - sirvo - servira.
Leia o texto e responda o que se
pede:
Dentes limpinhos
As primeiras escovas de dentes surgiram na
China por volta de 1498. Eram feitas de pelos de porco trançados em varinhas de
bambu.
Essas cerdas foram trocadas depois por pelos
de cavalo, que não eram ainda o material ideal, pois juntavam umidade e criavam
mofo.
A melhor solução apareceu em 1938, quando
surgiram as primeiras escovas com cerdas de náilon, usadas até hoje.
Fonte: Revista Recreio, nº 177,
31 de julho, 2003, p.26, Editora Abril.
- Segundo
o texto, as escovas de pelo de cavalo foram substituídas pelas de náilon
porque:
a) havia pouca
matéria prima.
b) os pelos de cavalo
eram anti-higiênicos.
c) os pelos de cavalo
causavam dor na gengiva.
d) os pelos de cavalo
juntavam umidade e criavam mofo.
e) todas as
respostas.
Leia a fábula para responder
O asno e a carga de
sal Um asno carregado de sal atravessava um rio. Um passo em falso e ei-lo
dentro da água. O sal então derreteu e o asno se levantou mais leve.
Ficou todo feliz. Um
pouco depois, estando carregado de esponja às margens do mesmo rio, pensou que
se caísse de novo ficaria mais leve e caiu de propósito nas águas.
O que aconteceu? As
esponjas ficaram encharcadas e, impossibilitado de se erguer, o asno morreu
afogado. Algumas pessoas são vítimas de suas próprias artimanhas.
Fonte: Esopo. Fábulas. Porto
Alegre: L&M Pocket, 1997, p. 139-140.
- Na expressão
retirada do texto, “... pensou que se caísse de novo ficaria mais leve e
caiu de propósito nas
águas...”, a expressão em negrito pode significar também:
a) Casualmente
b) Intencionalmente.
c) Coincidentemente.
d) Proporcionalmente.
e) Casualmente.
Leia o texto sobre Literatura de Cordel (tema
do Café Literário) e responda o que se pede:
A Literatura de Cordel é uma manifestação literária
da cultura popular brasileira.
Ela típica do
nordeste do país, sendo muito notória nos estados de Pernambuco, Alagoas,
Paraíba, Pará, Rio Grande do Norte e Ceará.
A literatura de cordel e o repente são duas manifestações populares e
culturais distintas. Embora sejam parecidas, essa relação gera muita confusão.
O repente, feito pelos repentistas, é baseado na poesia
falada e improvisada, geralmente acompanhado de instrumentos musicais.
O termo “Cordel” é de
herança portuguesa. Essa manifestação artística foi introduzida por eles no
país em fins do século XVIII.
No
Brasil, a literatura de cordel representa uma manifestação tradicional da
cultura interiorana do nordeste que adquiriu força no século XIX, sobretudo,
entre 1930 e 1960.
É
por meio da oralidade e da presença de elementos da cultura brasileira que ela
possui uma importante função social: informar e divertir os leitores.
Em
sua origem, muito poetas vendiam seus trabalhos nas feiras das cidades.
Todavia, com o passar do tempo e o advento do rádio e da televisão, sua
popularidade foi decaindo.
No
Brasil, a literatura de cordel influenciou diversos escritores, por
exemplo: João
Cabral de Melo Neto, Ariano Suassuna, Guimarães Rosa,
dentre outros.
- Qual é a região
que mais se desenvolveu a Literatura de Cordel?
a)
Sudeste.
b)
Nordeste.
c)
Centro-Oeste
d)
Sul
e)
Norte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário