segunda-feira, 18 de junho de 2018

Simulado: Interpretação de texto. Acentuação. Adjetivo. Conjunção. Verbo (radical). Adverbio. Literatura de Cordel.


Leia o texto e responda o que se pede:

A galinha medrosa

Logo ao nascer do sol, uma galinha medrosa, que acordou antes das outras, saiu do galinheiro.
Ainda tonta de sono e meio distraída, viu a própria sombra atrás dela e levou o maior susto:
- Cocó... cococó... cocoricó... socorro! Tem um bicho horroroso me perseguindo! Cocoricó... cocoricó...
E saiu correndo pra lá e pra cá, toda arrepiada, soltando penas para tudo quanto é lado.
A barulheira acordou as outras galinhas que, assustadas saíram do galinheiro (...)

Fonte: LACOCCA, Liliana e Michele. A galinha e a sombra. SP: Ática, 1990.

  1. De acordo com o texto, o que provocou medo na galinha:

a) Acordar com o nascer do sol.
b) Ver sua própria sombra.
c) Acordar antes das outras.
d) Ver um bicho no galinheiro.
e) Todas as alternativas.

  1. Obedecem à mesma regra de acentuação da palavra TÊNUE (paroxítona):

a) agrônomo, índex, fóssil, dispar;
b) boêmia, herói, amáveis, imundice;
c) amêndoa, mágoas, supérfluo, bilíngue;
d) míope, ímã, médiuns, volúvel;
e) argênteo, viúvo, baía, esferóide.

  1. Relacione a 1ª coluna à 2ª:

1 - água de chuva                    (        ) Fluvial
2 - olho de gato                       (        ) Angelical
3 - água de rio                        (         ) Felino
4 - Cara-de-anjo                      (        ) Pluvial
Assim temos:

a) 1 – 4 – 2 – 3.
b) 3 – 2 – 1 – 4.
c) 3 – 1 – 2 – 4.
d) 3 – 4 – 2 – 1.
e) 4 – 3 – 1 – 2.

  1. No trecho - “e usei deles como me pareceram
quadrar melhor com o que eu pretendia exprimir”, os vocábulos sublinhados se classificam respectivamente como:

a) conjunção / advérbio;
b) conjunção / adjetivo;
c) advérbio / adjetivo;
d) preposição / advérbio;
e) preposição / adjetivo

  1. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas abaixo:
 “_____ que nada tenha acontecido com Maurício.” “_____! Com quem eu estou falando?”
“_____, você fala demais!”

a) Oxalá, hum, irra
b) Tchau, que pena, claro
c) Hum, claro, ué
d) Queira Deus, alô, bico calado


  1. “Não me aguardem, porque não poderei chegar a tempo.”
Neste período a conjunção em destaque estabelece uma relação de:
a) adição
b) oposição
c) alternância
d) explicação
e) conclusão

  1. A opção em que não se verifica variação de radical é:

a) valho - valeria - valêssemos;
b) coubeste - cabes - caibas;
c) brincam - brinques -brincávamos;
d) sentíeis - sinta - sentiram;
e) servistes - sirvo - servira.

Leia o texto e responda o que se pede:

Dentes limpinhos

As primeiras escovas de dentes surgiram na China por volta de 1498. Eram feitas de pelos de porco trançados em varinhas de bambu.
Essas cerdas foram trocadas depois por pelos de cavalo, que não eram ainda o material ideal, pois juntavam umidade e criavam mofo.
A melhor solução apareceu em 1938, quando surgiram as primeiras escovas com cerdas de náilon, usadas até hoje.

Fonte: Revista Recreio, nº 177, 31 de julho, 2003, p.26, Editora Abril.

  1. Segundo o texto, as escovas de pelo de cavalo foram substituídas pelas de náilon porque:

a) havia pouca matéria prima.
b) os pelos de cavalo eram anti-higiênicos.
c) os pelos de cavalo causavam dor na gengiva.
d) os pelos de cavalo juntavam umidade e criavam mofo.
e) todas as respostas.


Leia a fábula para responder

O asno e a carga de sal Um asno carregado de sal atravessava um rio. Um passo em falso e ei-lo dentro da água. O sal então derreteu e o asno se levantou mais leve.
Ficou todo feliz. Um pouco depois, estando carregado de esponja às margens do mesmo rio, pensou que se caísse de novo ficaria mais leve e caiu de propósito nas águas.
O que aconteceu? As esponjas ficaram encharcadas e, impossibilitado de se erguer, o asno morreu afogado. Algumas pessoas são vítimas de suas próprias artimanhas.


Fonte: Esopo. Fábulas. Porto Alegre: L&M Pocket, 1997, p. 139-140.

  1. Na expressão retirada do texto, “... pensou que se caísse de novo ficaria mais leve e caiu de propósito nas águas...”, a expressão em negrito pode significar também:

a) Casualmente
b) Intencionalmente.
c) Coincidentemente.
d) Proporcionalmente.
e) Casualmente.

Leia o texto sobre Literatura de Cordel (tema do Café Literário) e responda o que se pede:

Literatura de Cordel é uma manifestação literária da cultura popular brasileira.
Ela típica do nordeste do país, sendo muito notória nos estados de Pernambuco, Alagoas, Paraíba, Pará, Rio Grande do Norte e Ceará.
A literatura de cordel e o repente são duas manifestações populares e culturais distintas. Embora sejam parecidas, essa relação gera muita confusão.
repente, feito pelos repentistas, é baseado na poesia falada e improvisada, geralmente acompanhado de instrumentos musicais.
O termo “Cordel” é de herança portuguesa. Essa manifestação artística foi introduzida por eles no país em fins do século XVIII.
No Brasil, a literatura de cordel representa uma manifestação tradicional da cultura interiorana do nordeste que adquiriu força no século XIX, sobretudo, entre 1930 e 1960.
É por meio da oralidade e da presença de elementos da cultura brasileira que ela possui uma importante função social: informar e divertir os leitores.
Em sua origem, muito poetas vendiam seus trabalhos nas feiras das cidades. Todavia, com o passar do tempo e o advento do rádio e da televisão, sua popularidade foi decaindo.
No Brasil, a literatura de cordel influenciou diversos escritores, por exemplo: João Cabral de Melo NetoAriano SuassunaGuimarães Rosa, dentre outros.

  1. Qual é a região que mais se desenvolveu a Literatura de Cordel?

a)    Sudeste.
b)    Nordeste.
c)    Centro-Oeste
d)    Sul
e)    Norte.

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