sexta-feira, 3 de junho de 2016

PROPOSTA DE REDAÇÃO - PSS 1998

PSS – 1998
REDAÇÃO (O espaço destinado à redação encontra-se no final do CADERNO DE RESPOSTAS.)

Leia, com atenção, os três temas propostos. Escolha APENAS UM DELES, assinalando com um X na página destinada à REDAÇÃO. Em função do tema escolhido, apresente um título para o seu texto e desenvolva-o em aproximadamente 25 linhas.

IMPORTANTE: Em sua REDAÇÃO, o candidato deve:

- manter fidelidade ao tema escolhido;
- respeitar a norma culta da língua;
- seguir o sistema ortográfico em vigor;
- construir o texto em prosa;
- apresentar letra legível, com tinta azul ou preta;
- observar, como limite máximo, o número de linhas delimitadas no CADERNO DE RESPOSTAS;
- fazer, se necessário, rascunho no espaço reservado neste caderno de questões;
- apresentar a versão definitiva no espaço indicado no CADERNO DE RESPOSTAS, pois o rascunho não será corrigido.

TEMA I

Ao se agrupar socialmente, o homem tem, por vezes, que sacrificar a sua privacidade. Diante disso, é levado a exibir aos estranhos detalhes da vida familiar ou pessoal. Descreva uma cena, ou conte uma história, em que ocorra a exposição pública de uma situação íntima. Ou, ainda, disserte sobre o conflito, tão comum nas cidades, entre o desejo de recato, discrição, e a importuna vigilância dos outros.

TEMA II

É comum no ser humano o conflito acerca do que é essencial e do que é supérfluo. Às vezes, o que parece indispensável a uns tem pouca ou nenhuma importância para outros. E ocorre também que as pessoas se enganem quanto ao que realmente importa, valorizando o secundário, o dispensável, e desprezando o fundamental. Será mesmo tão difícil fazer essa distinção? Manifeste a sua opinião sobre o assunto; ou narre um episódio que, de alguma maneira, reflita o seu ponto de vista.

TEMA III

Pessoas como Naziazeno, sua mulher e seu filho multiplicam-se por este país.

Em muitos lares brasileiros, não só falta leite como também remédios e outros produtos essenciais. Qual, a seu ver, a razão (ou as razões) disso? O que poderia ser feito para reverter a situação de carência, garantindo-se em grau mínimo os direitos e a dignidade das famílias? Dê a sua opinião sobre o assunto, ou conte uma história que a reflita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SIMULADO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS E OLHO D'ÁGUA GRANDE - BASEADO NO INSTITUTO BAHIA

  SIMULADO HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS   1.             A História de Alagoas é marcada por uma série de experiências de lutas, resi...