sexta-feira, 3 de junho de 2016

PROPOSTA DE REDAÇÃO - PSS1999

REDAÇÃO (O espaço destinado à redação encontra-se no final do CADERNO DE RESPOSTAS.)

Leia, com atenção, os três temas propostos. Escolha APENAS UM DELES, assinalando com um X na página destinada à REDAÇÃO. Em função do tema escolhido, apresente um título para o seu texto e desenvolva-o em aproximadamente 25 linhas.

IMPORTANTE: Em sua REDAÇÃO, o candidato deve:

- manter fidelidade ao tema escolhido;
- respeitar a norma culta da língua;
- seguir o sistema ortográfico em vigor;
- construir o texto em prosa;
- apresentar letra legível, com tinta azul ou preta;
- observar, como limite máximo, o número de linhas delimitadas no CADERNO DE RESPOSTAS;
- fazer, se necessário, rascunho no espaço reservado neste caderno de questões;
- apresentar a versão definitiva no espaço indicado no CADERNO DE RESPOSTAS, pois O RASCUNHO NÃO SERÁ CORRIGIDO.

TEMA I

A clonagem da ovelha Dolly veio demonstrar que é cada vez maior o controle do homem sobre a natureza. O cientista Ian Wilmut, responsável pelo experimento, afirmou que ele e sua equipe estão apenas “dando continuidade a algo que começou há muito tempo, nos primórdios da história humana”, e que a engenharia genética “não pretende atrapalhar o processo natural, mas contribuir para melhorá-lo”. No entanto, as possibilidades que se descortinam com a duplicação da ovelha criam expectativas inquietantes do ponto de vista existencial e ético – uma vez que, em futuro não tão longínquo, será possível fazer clones de seres humanos. Que pensa você de tudo isso? Discuta, comente o assunto, ou narre um fato ilustrativo da sua opinião.

TEMA II

Episódios que ocorreram alguns meses atrás, no sertão nordestino, revelam a infeliz atualidade de A bagaceira, que tematiza o êxodo dos sertanejos para o brejo e para as grandes cidades, em busca de melhores condições de vida. Devido à seca, os sertanejos emigram geralmente para as metrópoles do sul do país, inchando-as e compondo um segmento de marginais ou de subempregados que apenas transfere, para outra geografia, os seus problemas sociais e humanos. Qual seria a forma (se é que existe alguma) de se resolver esse problema, que de tão antigo nos envergonha?
Desenvolva, sobre o tema, um texto dissertativo ou narrativo.

TEMA III

Leia o texto abaixo, adaptado da entrevista concedida à revista Veja pelo estudante Rui Lopes Viana Filho, Medalha de Ouro na 39ª Olimpíada Internacional de Matemática (julho/98):

“Sou muito racional, gosto de objetividade. Isso me aproxima dos números e da lógica. Supero minhas emoções com o raciocínio. Quanto ao relacionamento com as garotas, não me deixo envolver muito porque calculo os riscos de levar um fora. Se isso acontecer um dia, vou racionalizar o abandono para não ficar triste e não sofrer.”

Disserte sobre o ponto de vista do estudante, considerando sobretudo a possibilidade, que ele tão seguramente refere, de “racionalizar o abandono” para controlar os afetos, disciplinar as emoções e, dessa forma, evitar o sofrimento. Isto lhe parece possível, desejável, humano? Você também pode contar uma história que tenha relação com as idéias de Rui, confirmando-as ou negando-as.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SIMULADO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS E OLHO D'ÁGUA GRANDE - BASEADO NO INSTITUTO BAHIA

  SIMULADO HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS   1.             A História de Alagoas é marcada por uma série de experiências de lutas, resi...