sábado, 23 de dezembro de 2017

Interpretação de texto O gato malhado e a andorinha Sinhá, de Jorge Amado

Denotação: Sentido real da palavra.
Conotação: Sentido figurado da palavra.

http://i.calameoassets.com/141218183930-da5b2eae293af13eb5124b030e5a12f3/large.jpg
                                                 O gato Malhado e a andorinha Sinhá

Este é um capítulo curto porque o Verão passou muito depressa com o seu sol ardente e suas noites plenas de estrelas. É sempre rápido o tempo da felicidade.
O Tempo é um ser difícil. Quando queremos que ele se prolongue, seja demorado e lento, ele foge às pressas, nem se sente o correr das horas. Quando queremos que ele voe mais depressa que o pensamento, porque sofremos, porque vivemos um tempo mau, ele escoa moroso, longo é o desfilar das horas.
Curto foi o tempo do Verão para o Gato e a Andorinha. Encheram-no com passeios vagabundos, com longas conversas à sombra das árvores, com sorrisos, com palavras murmuradas, com oIhares tímidos porém expressivos, com alguns arrufos também...
Não sei se arrufos será a palavra precisa. Explicarei: por vezes a Andorinha encontrava o Gato abatido, de bigodes murchos e olhos ainda mais pardos. A causa não variava: a Andorinha saíra com o Rouxinol, com ele conversara ou tivera aula de canto - o Rouxinol era o professor. A Andorinha não compreendia a atitude do Gato Malha
do, aquelas súbitas tristezas que se prolongavam em silêncios difíceis. Entre ela e o Gato jamais havia sido trocada qualquer palavra de amor, e, por outro lado, a Andorinha, segundo disse, considerava o Rouxinol um irmão.
Um dia - dia em que a aula de canto se prolongara além do tempo costumeiro - quando os bigodes do Gato estavam tão murchos que tocavam o solo, ela lhe pediu explicação daquela tristeza. O Gato Malhado respondeu:
- Se eu não fosse um gato, te pediria para casares comigo... A Andorinha ficou calada, num silêncio de noite profunda. Surpresa? - não creio, ela já
adivinhara o que se passava no coração do Gato. Zanga? - não creio tampouco, aquelas palavras foram gratas ao seu coração. Mas tinha medo. Ele era um gato e os gatos são inimigos irreconciliáveis das andorinhas.
Voou rente sobre o Gato Malhado, tocou-o de leve com a asa esquerda, ele podia ouvir os latidos do pequeno coração da Andorinha Sinhá. Ela ganhou altura, de longe ainda o olhou, era o ultimo dia de Verão. 
1.  Segundo o narrador, o capítulo A estação do Verão é curto porque essa estação do ano também foi curta. O que o autor quis dizer com "O Tempo é um ser difícil"? R. Tudo acontece muito rápido, seja momento feliz ou triste, daí não vemos passar.

2. O Gato e a Andorinha passaram o Verão como dois namorados. A situação entre eles é modificada pela presença do Rouxinol. O que o Rouxinol e a Andorinha tinham em comum? R. Eles eram pássaros.

3. Por que o Gato Malhado temia tanto a proximidade entre os dois? R. Por ciúmes, uma vez que o Rouxinol e a Andorinha eram da mesma classe (a de pássaros) e mais aceitável do que a Andorinha ser namorada de um Gato.

4. Por que o Gato Malhado não revelou logo seu amor pela Andorinha? R. Para evitar o que aconteceu, o silêncio e a partida da Andorinha.

5. Sinhá é uma forma de tratamento que costumava ser usada pelos escravos para se referirem às filhas dos senhores. Malhado é um termo usado para indicar mistura. A escolha dessas palavras para acompanhar os nomes Andorinha e Gato tem um objetivo. Qual é? R. Sinhá simboliza nobreza, classe rica. Malhado simboliza classe mais pobre, misturadas. A desigualdade social entre os dois.

Um comentário:

SIMULADO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS E OLHO D'ÁGUA GRANDE - BASEADO NO INSTITUTO BAHIA

  SIMULADO HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS   1.             A História de Alagoas é marcada por uma série de experiências de lutas, resi...