Poema é um texto que explora recursos sonoros, como o ritmo e a rima, além da subjetividade do eu lírico, como os sentimentos, a partir da criação de imagens. É construído em versos que formam uma ou mais estrofes.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh2rGQ1Vmwd_U9u5-CJgBChODqNOg5vAfhi3iy9okg1pv2h5f_BRBf09PxNJLUyl5mxInYljHRkjcIHjxmBd0BFz7Bcd870yOwIZy55j2YUOIo8KjyO7wHtXIaeizhLxMPxRcZ4yj9wYGQ/s1600/Lembran%25C3%25A7a+do+Mundo+Antigo.jpg
LEMBRANÇA DO MUNDO ANTIGO
Clara passeava no jardim com as crianças.
O céu era verde sobre o gramado,
a água era dourada sob as pontes,
outros elementos eram azuis, róseos, alaranjados,
o guarda-civil sorria, passavam bicicletas,
a menina pisou a relva para pegar um pássaro,
o mundo inteiro, a Alemanha, a China, tudo era
[tranqüilo em redor de Clara.
As crianças olhavam para o céu: não era proibido.
A boca, o nariz, os olhos estavam abertos. Não havia perigo.
Os perigos que Clara temia eram a gripe, o calor, os insetos.
Clara tinha medo de perder o bonde das 11 horas,
esperava cartas que custavam a chegar,
nem sempre podia usar vestido novo. Mas passeava
[no jardim, pela manhã!!!
Havia jardins, havia manhãs naquele tempo!!!
© CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE
In: Sentimento do Mundo, 1940 e
ANDRADE, Carlos Drummond de. Poesia Completa. São Paulo: Nova Aguilar, 2002
1. Quando esse poema foi publicado, o mundo passava pela Segunda Guerra Mundial. A China, que também participava da guerra, enfrentava há anos uma terrível guerra civil. Na fase de sua carreira em que elaborou esse poema, Drummond construía sua poesia com problemas do mundo e as questões sociais como tema. A partir da leitura do poema, responda: o que estaria sendo criticado nesse poema? R. A violência de um modo em geral e como ela afeta o dia a dia das pessoas.
2. A leitura do texto permite identificar um certo saudosismo do eu lírico. Por que o eu lírico fez um retorno ao mundo antigo? R. Devido à difícil realidade do mundo presente, o eu lírico desejou percorrer de novo as lembranças sem medo de uma época distante.
4. Nos quatro primeiros versos, o eu lírico destacou o colorido que havia na natureza. O que poderia ter causado a alteração desse colorido? R. De forma figurada, a cor sombria da destruição e da morte provocada pela guerra.
5. Nos versos 5 e 6, o eu lírico fala do guarda-civil que sorria e da menina que pisava na relva para pegar um pássaro. O que poderia ter mudado com o tempo em relação a esses elementos? R. A mudança de atitude do guarda civil e da menina está no verso 7, com a menção à Alemanha e à China, que contextualiza os versos no grande medo causado pela Segunda Guerra Mundial.
6. No verso "Os perigos que Clara temia eram a gripe, o calor os insetos" referia-se a determinados perigos de um mundo anterior em que ele vivia. Os perigos a que o eu lírico se refere, no mundo de Clara, poderiam ser o surto da gripe espanhola, que matou muita gente em 1918, o calor tropical, os insetos que transmitiam doenças. Considerando que o poema foi escrito em 1940, no contexto da grande guerra, que perigos o eu lírico poderia ter de enfrenta? R. As repercussões da guerra no Brasil e sua participação efetiva nela, assim como a possível escassez de alimentos, a globalização total da guerra etc.
7. Quais seriam então os perigos do mundo atual? R. A violência, tráfico de drogas, desemprego, mudanças climáticas, guerras, entre outros.
8. Por que Clara tinha medo de perder o bonde das 11h00? R. Porque demoraria muito tempo para passar outro.
9. Por que as cartas demoravam a chegar? R. O Correios seria mais lento na década de 1940.
10. O que indica o fato de que Clara nem sempre podia usar vestido novo? R. Ela não tinha condições de comprar um vestido novo.
11. Hoje já não se veem mais bondes e as longas cartas estão, cada vez mais, sendo substituídas por e-mails. Como o desenvolvimento tecnológico modificou o mundo e as pessoas? R. Ela trouxe evolução para todas as áreas científicas, porém a custo de muito isolamento das pessoas, ritmo de vida acelerado e aumento na degradação da natureza.
12. No último verso, o que podem representar as manhãs? R. Elas representam a esperança de recomeçar.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
SIMULADO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS E OLHO D'ÁGUA GRANDE - BASEADO NO INSTITUTO BAHIA
SIMULADO HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS 1. A História de Alagoas é marcada por uma série de experiências de lutas, resi...
-
Leia o texto e responda o que se pede Nesta prova você será apresentado a Sherlock Holmes, um dos mais conhecidos detetives de todos os...
-
AVALIAÇÃO PARCIAL Bimestre 3º Professor: MARCONILDO VIEGAS Disciplina: REDAÇÃO Séri...
Nenhum comentário:
Postar um comentário