Leia o texto e responda o que se pede:
Você é linda,
garota, muito linda!
Antônio Prata.
Há meia dúzia de verdades essenciais nesta vida, tais
como, o cachorro só morde se você ficar com medo, o pão sempre cai com a
manteiga para baixo, a fila do lado anda mais rápido e a que nos interessa
hoje: se a gente não se achar bonito, ninguém vai achar.
Falo de uma questão mais geral, falo do Brasil: enquanto o
brasileiro (e a brasileira) não se achar bonito, este país não vai para a
frente. Essa ficha caiu aqui na Europa. [...] Ao andar pela rua, olhando para
aquelas mulheres, loiras e lindas, ficava impressionado: parece propaganda! Com
um pouco de raciocínio, cheguei à conclusão contrária: não são os europeus que
se parecem com o pessoal da propaganda, mas o pessoal da propaganda é que se
parece com os europeus. Afinal, como foram eles que conquistaram, nos últimos
quinhentos anos, boa parte do mundo (nós também, pessoal!), o padrão de beleza
deles foi o que ficou.
O esquema “loira-alta-magra” prevaleceu nos quatro cantos
do mundo – e mesmo que, em três desses cantos, a maioria da população não seja
nem magra, nem loira, nem alta, as propagandas, as novelas e as revistas (no
Brasil, em Angola, na China...) divulgam e repetem esse padrão.
Esse descompasso entre a publicidade e a realidade faz um
mal enorme para a autoestima da gente. Caramba! Uma menina de cabelo enrolado
cresce vendo aquelas loiras de cabelo liso em propaganda de xampu e fica se
achando feia! A moça de coxas grossas e nariz de batata passa a vida achando
que bonita é só a Gisele Bündchen e se acha uma amaldiçoada por Deus! Acontece
que a moça de coxas grossas e nariz de batata é como 90% de todas as moças
brasileiras, que acabam se achando feias, acreditando que bonita é aquele 1%
que se parece com as propagandas, que se parece com os europeus. Chega! Temos
que assumir que somos uma mistura de negros, índios e portugueses! Temos que
parar de achar que bonito é só o padrão europeu!
1. Qual é a questão
levantada pelo autor do texto? (1 ponto)
a) O brasileiro tem
autoestima baixa em relação à sua beleza.
b) O brasileiro é o
tipo de pessoa influenciável pela internet.
c) O brasileiro
consegue ver que é mais bonito de todos os povos.
d) O brasileiro tem a
capacidade de revelar sua beleza interior.
2. Qual foi o efeito
desse descompasso entre publicidade e realidade? (1 ponto)
a) Prejudicou a
autoestima do brasileiro, que acha que só o padrão europeu é sinônimo de
beleza.
b) Aumentou a
autoestima do brasileiro, que acha que só o padrão sul americano é o ideal.
c) Diminuiu a venda de
cosméticos e aumentou o número de plásticas.
d) Aumentou a ida em
dermatologistas, cabeleireiros, entre outros.
Leia o
texto abaixo e responda o que se pede:
Todo ponto de vista é a vista de um ponto
Ler significa reler e compreender, interpretar. Cada um lê
com os olhos que tem. E interpreta a partir de onde os pés pisam. Todo ponto de
vista é um ponto. Para entender como alguém lê, é necessário saber como são
seus olhos e qual é sua visão de mundo. Isso faz da leitura sempre uma
releitura. A cabeça pensa a partir de onde os pés pisam. Para compreender, é
essencial conhecer o lugar social de quem olha. Vale dizer: como alguém vive,
com quem convive, que experiências tem, em que trabalha, que desejos alimenta,
como assume os dramas da vida e da morte e que esperanças o animam. Isso faz da
compreensão sempre uma interpretação.
Boff,
Leonardo. A águia e a galinha. 4ª ed. RJ: Sextante, 1999
3. A expressão “com os olhos que tem” (l.2), no texto, tem o
sentido de (1 ponto)
(A) enfatizar a leitura. (B) incentivar a leitura.
(C) individualizar a leitura. (D) priorizar a leitura.
Veja a imagem (não é preciso ler o que tem nela) e
responda:
4. Esse texto usa que tipo de linguagem? (1 ponto)
a)
Linguagem
verbal
b)
Linguagem não verbal
c)
Linguagem
mista
d)
Todas as respostas.
5. Na ultima frase do poema “Estou começando a entender
por que é que chamam a senhora de ‘tia’. Com esse seu papo-aranha, vai ficar
para tia mesmo!”, nela se usa: (1 ponto)
a)
Denotação: sentido
real
b)
Conotação: sentido figurado
c)
Denoconotação.
d)
Conodenotação
Veja a imagem da Praia das Conchas, em Cabo
Frio, no Rio de Janeiro, e responda o que se pede:
6. Há uma relação que pode ser observada da praia e
o nome atribuído a ela. Faça uma frase usando uma Metáfora (comparação
indireta) da Praia das Conchas. (1 ponto)
________________________________________________________________________________________________________________________
Veja a imagem abaixo e responda o que
se pede:
Disponível em: < https://maesso.wordpress.com/2011/07/17/voce-sabe-quanta-agua-voce-usa/>.
Acesso em: 22 de set de 2018.
7. Os infográficos
apresentam informações de forma objetiva e sintética (resumida), utilizando
cores, imagens, organização gráfica etc. Como pode ser indicado nesse
infográfico que a imagem é relacionada ao tema água? (Não é preciso ler o
anúncio) – 1 ponto.
a) O formato de terra na parte superior.
b) O formato de ondas na parte superior.
c) O formato de engrenagem na parte inferior.
d) O formato de um chip na parte inferior.
Leia o texto e responda o que se pede:
Nem o Senhor Jesus aguentaria ser um professor
nos dias de hoje... rsrsrsrs!!!
O Sermão da montanha (*versão para educadores*)
Naquele tempo, Jesus subiu a um monte seguido pela multidão e, sentado sobre
uma grande pedra, deixou que os seus discípulos e seguidores se aproximassem. Ele
os preparava para serem os educadores capazes de transmitir a lição da Boa Nova
a todos os homens. Tomando a palavra, disse-lhes: - “Em verdade, em verdade vos
digo: Felizes os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus. Felizes
os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. Felizes
os misericordiosos, porque eles...”Pedro o interrompeu: - Mestre, vamos ter que
saber isso de cor? André perguntou:- É pra copiar? Filipe lamentou-se: -
Esqueci meu papiro! Bartolomeu quis saber: - Vai cair na prova?
João levantou a mão: - Posso ir ao banheiro? Judas Iscariotes
resmungou: - O que é que a gente vai ganhar com isso? Judas Tadeu defendeu-se:-
Foi o outro Judas que perguntou!
Tomé questionou: - Tem uma fórmula pra provar que isso tá certo?
Tiago Maior indagou: - Vai valer nota? Tiago Menor reclamou: - Não ouvi
nada, com esse grandão na minha frente. Simão Zelote gritou, nervoso: -
Mas porque é que não dá logo a resposta e pronto!? Mateus queixou-se: - Eu não
entendi nada, ninguém entendeu nada!
8. Esse texto (O Sermão da Montanha – versão para
educadores/professores) é:
a) Uma
paráfrase (recontar com as próprias palavras).
b) Uma
intertextualidade (relação dos textos entre si).
c) Uma
paródia (bagunça com o texto).
d) Todas
as respostas.
9. Qual é o tipo de linguagem usada no Sermão da
Montanha (verbal, não verbal ou mista)?
____________________________________________________________
10. Dê um exemplo de Antítese (antônimo).
____________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário