sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Prova 8º ano - Tipo A


logo30
Bimestre
TIPO A
Professor
MARCONILDO VIEGAS
Disciplina
REDAÇÃO
Série:
8º ano
Turma
Turno
Data
____/____/2013
Aluno(a):

·          Não serão consideradas questões sem cálculos ou rasuradas;
·          MARQUE apenas UMA ÚNICA opção QUANDO REALMENTE TIVER CERTEZA.
·          Não use corretivo;
·          Use somente caneta PRETA .
·          O Teste Escrito vale 5 pontos e o Teste On Line 5  pontos







AVALIAÇÃO PARCIAL

Veja o texto e responda as questões. (1,5 pontos)

A Menina dos fósforos
Hans Christian Andersen

Estava muito frio, a neve caía e já estava começando a escurecer. Era a noite do último dia do ano. Uma menina descalça e sem agasalho andava pelas ruas, no frio e no escuro. Quando atravessou correndo para fugir dos carros, a menina perdeu os chinelos que tinham sido da mãe e eram grandes demais. Um ela não achou mais e um garoto levou o outro, dizendo que ia usar como berço quando tivesse um filho.
A menina já estava com os pés roxos de frio. Tinha um pacotinho de fósforos na mão e outro no avental velho. Naquele dia não tinha conseguido vender nada e estava sem um tostão (sem dinheiro). Com frio e com fome, ela andava pelas ruas morrendo de medo. A neve caía no cabelo cacheado, mas ela não podia pensar nem no cabelo nem no frio. As casas estavam iluminadas e havia por toda parte um cheirinho gostoso de assado de ano novo. Era nisso que ela pensava.
Num cantinho entre duas casas, ela se encolheu toda, mas continuava sentindo muito frio. Voltar para casa, nem pensar: sem dinheiro, sem ter vendido nada, era certo o castigo do pai. Além do mais, a casa deles também era muito fria, sem forro e com o telhado cheio de furos e emendas, por onde o vento entrava assobiando.
Com as mãos geladas, pensou em acender um fósforo. Conseguiu. A chama pequenina parecia uma vela na concha da mão. A menina se imaginou diante de uma lareira enorme com o fogo esquentando tudo e ela também. Mas logo a chama apagou e a lareira sumiu. Ela só ficou com o fósforo queimando na mão.
Acendeu outro que, brilhando, fez a parede ficar transparente. Ela viu a casa por dentro: a mesa posta, a toalha branca, a louça linda. O assado, o recheio, as frutas. Não é que o assado, com o garfo e faca espetados, pulou do prato e veio correndo até onde ela estava?
Mas o fósforo apagou e ela só viu a parede grossa e úmida.
Acendeu mais um fósforo e se viu junto de uma belíssima árvore de Natal.
Maior do que uma que tinha visto antes. Velinhas e figuras coloridas enchiam os galhos verdes. A menina esticou o braço e… o fósforo apagou. Mas as velinhas começaram a subir, a subir e ela viu que eram estrelas. Uma virou estrela cadente e riscou o céu.
-Alguém deve ter morrido. A avó – única pessoa que tinha gostado dela de verdade e que já tinha morrido – sempre dizia: “Quando uma estrela cai, é sinal de que uma alma subiu para o céu”.
A menina riscou mais um fósforo e, no meio do clarão, viu a avó tão boa e tão carinhosa, contente como nunca.
-Vovó, me leva embora! Sei que você não vai mais estar aqui quando o fósforo apagar. Você vai desaparecer como a lareira, o assado e a árvore de Natal.
E foi acendendo os outros fósforos para que a avó não sumisse. Foi tanta luz que parecia dia. E a avó ali, tão bonita, tão bonita. Pegou a menina no colo e voou com ela para onde não fazia frio e não havia fome nem dor. Foram para junto de Deus.
De manhãzinha, as pessoas viram no canto entre duas casas uma menina corada e sorrindo. Estava morta. Tinha morrido de frio na última noite do ano. Nas mãos, uma caixa de fósforos queimados.
-Ela tentou se esquentar, coitadinha.
Ninguém podia adivinhar tudo o que ela tinha visto, o brilho, a avó, as alegrias de um ano novo.

·         Esse texto acima é do tipo:

a)    Carta de Leitor
b)    Crônica argumentativa e reflexiva.                 
c)    Carta de Reclamação
d)    Dissertação escolar.

·         Por que não adiantaria a menina voltar para casa naquela noite?

·         Aos poucos a menina vai perdendo a noção da realidade, por que a menina passou a fantasiar os fatos?

·         Há sempre nas narrativas (românticas) um final feliz. Pode – se dizer que neste texto há um final feliz? (Resposta válida com justificativa).


·         O texto narrativo é composto por elementos que envolvem todos os momentos da história descrita.

a)    Quem é (são) o (s) protagonista (s)?
b)    Quem é (são) o (s) antagonista (s)?
c)    Quem é (são) o (s) coadjuvante (s)?
d)    Local/Espaço?
e)    Tempo cronológico ou psicológico?
2. Leia esta Carta Aberta enviada ao Jornal O Globo (2 pontos)

O supermercado XXX tem o costume absurdo de não fornecer um centavo de troco nas famigeradas compras terminadas em 99 centavos. Já falei mais de uma vez com o gerente, que sempre me pede desculpas, mas nunca vai até o caixa que me atendeu para pegar meu um centavo que ficou faltando. Já chegaram ao cúmulo de me perguntar se podiam me dever R$0,05. De um em um, eles fazem sua caixinha. Tal atitude me causa indignação. Se a empresa não tem o troco para dar ao cliente, ela deve arcar com o prejuízo, dando o valor do troco a mais e não o contrário.

·         O texto é uma carta de reclamação onde o destinatário é:
A) o jornal.
B) os leitores.
C) o gerente do supermercado.
D) os fregueses do supermercado.

·         No texto lido, o motivo da reclamação do leitor é:
A) o não atendimento do gerente.
B) os funcionários do supermercado atenderem mal.
C) a não devolução do troco de um centavo.
D) a empresa não ter paciência com os fregueses.

·         “Já falei MAIS DE UMA VEZ com o gerente...”. A expressão que NÃO tem um sentido igual ao da expressão em destaque no texto é:
A) inúmeras vezes.
B) raras vezes.
C) muitas vezes.
D) várias vezes.

·         Os elementos de coesão para tornar o texto mais coerente estão sempre presentes em textos bem escritos. O termo destacado “eles”, refere-se a:

a)    Aos professores de Química.
b)    Aos professores em geral.
c)    Aos gerentes dos supermercados.
d)    Aos vereadores de João Pessoa.
3. A inspiração para uma crônica pode vir de várias fontes: da vida do próprio cronista, de fatos que ele observa ou mesmo do noticiário.  Nesse tipo de texto, o aspecto da vida do cronista serve como ponto de partida para o desenvolvimento do texto. A crônica pode ter como objetivo fazer o leitor refletir, de forma crítica, sobre o tema abordado, ou apenas entreter esse leitor. (0,5 pontos)
O Boletim Escolar
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgjHhFotdpIxxnr_paL1U5_LQNis61YCYzCUiAMyZmc_HNC-jyMYRpu54Lo0EF_GDMPQ6u5NTVDig1uZdQJlUmGPxNmPoDWWIlIk_S2j1Gkqzh7RvV92_dFyOwcGtdtCPFKN3TEqHMrl1k/s200/2.jpg
Uma garota tinha que entregar o boletim escolar dela para os seus pais e, as notas ali, não eram as notas do sonho de nenhuma mãe muito menos de nenhum pai. Ela usou a criatividade para contar essa maravilhosa notícia.
Oi papai! Oi mamãe!
É com o coração partido, mas muito feliz da vida. Que eu digo para vocês que eu estou apaixonada pelo Dudu, ele é o homem da minha vida. Ele é tudo de bom.
Estou absolutamente fascinada com as suas tatuagens, com aquele cabelo moicano, com aqueles ferros e piercings que ele coloca naquele corpinho maravilhoso. Entretanto. Tenho que lhes contar que não é só isso. O Douglas, aquele menino que vocês não gostam dele de jeito nenhum, ele está com a gente.
Portanto não se preocupem comigo. Já tenho 15 anos e sei muito bem me virar sozinha, tá?
Com amor e carinho da sua querida filhinha.
Ah! Pai, mãe, isso é só uma brincadeirinha viu! Estou na casa da Mariana, só queria mostrar para vocês que há coisas bem piores na vida que estas notas que estão aí no boletim. Não se estressem Ok!. No ano que vem eu me recupero. Beijinhos!

Resposta dos pais:

Querida filhinha,
Quando a sua mãe leu a sua carinhosa cartinha, ela passou muito mal e foi parar no pronto socorro. Imediatamente você foi retirada do nosso testamento e sua parte da herança será do seu irmão. Todas as coisas do seu quarto foram doadas para o pessoal do orfanato, cancelamos o seu celular e o seu cartão de crédito. Todos os seus Cd’s do NX0, do Justin Bieber, do Restart, do Cine, do Jonas Brothers, do Fiuk e do Luan Santana nós doamos para a Karina do segundo andar, aquela mesma garota que você acha insuportável. Lembra? Ela é aquela garota super legal que no ano passado roubou o Rafinha, aquele seu namorado que até hoje você não esquece. Pode ir arrumando um bom emprego porque dinheiro daqui de casa nem em sonho viu.
Enfim, espero que você seja muito feliz na sua nova vida.
Nota! Filha querida, claro que tudo isso não passa de uma brincadeirinha da nossa parte. A sua mãe está aqui comigo assistindo Eu a Patroa e as Crianças e tudo está bem.
Só queríamos lhe mostrar que há coisa bem piores do que passar as próximas cinco semanas sem sair de casa, sem celular, sem Internet, sem vídeo game, sem televisão e, principalmente, sem ir à casa da Camila. Tudo isso por causa dessas notas ridículas e, dessa brincadeira idiota que você fez com agente.

Edilson Rodrigues Silva

·         Qual é o objetivo da crônica lida? (1 ponto)

Leia o texto abaixo e responda as questões propostas

Lady Gaga sempre no lado da paz

“Eu já havia dito inúmera vezes ao meus fãs, seja pessoalmente ou em ‘tweets’, e, principalmente, através da mensagem e campanha da ‘Born This Way Foundation’. Minha mãe e eu somos apaixonadas pela tolerância, aceitação e bondade e eu me esforço desde o início da minha carreira para que saibam que é isso que eu apoio como artista.”
“Enquanto possa parecer difícil às vezes ouvir coisas que as pessoas dizem ou escrevem sobre mim, ou pela natureza da indústria que nos constrói e nos destrói, eu sinto a necessidade de trazê-los todos para cá em função da ‘Born This Way Foundation’.”
“Transmitir ameaças de qualquer tipo, usando linguagem abusiva, de ódio ou provocativa a outros na internet é algo que não é apoiado por mim ou por qualquer coisa que eu apoie. O que eu tenho visto transparecer é errado e tem feito com que me sinta mal e já deixei muito claro o que penso sobre igualdade e compaixão.”
“Eu sei o quão indignados vocês se sentem às vezes e eu sei que dizem coisas sobre mim que fazem você sentirem como se estivesse atingindo vocês mesmos. Mas a música é amor e compartilhar a magia do teatro. Apesar da cultura pop e da sociedade ter se tornado mais negativa e crítica sob o artista ao longo dos anos, ao aderirem à essa negatividade, vocês estão permitindo que ela se espalhe.”
“Eu lhes peço encarecidamente que continuem a mudança para a positividade e que reconheçam que esse comportamento é errado vejo na internet não é o que vejo nos meus shows. As pessoas lidam com a insegurança de inúmeras formas diferentes. A natureza anônima das redes social deixa fácil para que muitos espalhem bullying e ódio com os outros sem nenhum tipo de repressão. Mas esta não é uma maneira saudável de lidar com suas emoções.”
“É exatamente o que minha mãe e eu procuramos ensinar com a ‘Born This Way Foundation’. Promovemos o desenvolvimento de habilidades e orientação psicológica que proporcione outra forma de saída de suas emoções. Libere-as na arte, na música, na criatividade. Pare o drama e comece a música.”
“Também peço ao Twitter e às outras plataformas de mídias sociais que apoiem este esforço de monitorar e controlar a linguagem abusiva e do ódio, já que não sei se sou capaz de fazê-lo sozinha. Por favor, representem a mim mim e à nossa comunidade com a os valores pelos quais vivemos e prezamos.
Amo vocês.”
Powered By WizardRSS.com &
Hand Chain Saw – a must have Survival tool, with many uses.


·         A carta aberta é um texto argumentativo que apresenta a  opinião de uma ou mais pessoas, entidades, sindicatos, etc. diante de uma questão de interesse coletivo. Pode ter um destinatário amplo ou especifico. No texto em estudo, quem são o remetente e o destinatário da carta?

·         Em que órgão da imprensa foi publicado a carta aberta?






Nenhum comentário:

Postar um comentário

SIMULADO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS E OLHO D'ÁGUA GRANDE - BASEADO NO INSTITUTO BAHIA

  SIMULADO HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS   1.             A História de Alagoas é marcada por uma série de experiências de lutas, resi...