segunda-feira, 26 de junho de 2017

Atividade: Fábula, Partes de um texto dissertativo, narrativa, HQ, carta pessoal

AVALIAÇÃO BIMESTRAL

Bimestre
Professor:
MARCONILDO VIEGAS
Disciplina:
REDAÇÃO
Série:
6º ano
Turma:
Turno:
Data:
____/____/2017
Aluno (a):
Nota:
·          Use somente caneta PRETA ou AZUL;
·          Não use corretivo;  
·          Não serão consideradas questões sem cálculos ou rasuradas;
·          Leia e só MARQUE QUANDO TIVER CERTEZA DA RESPOSTA.
  1. A carta pessoal é um gênero textual que visa à comunicação escrita entre duas pessoas e pode ser de diversos tipos. Veja a carta pessoal em forma de redação escrita na Revista Veja como forma de propaganda e responda:


  • ESCREVA o remetente e o destinatário da carta SE HOUVER. (1 ponto)

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Veja a HQ - Cartum (não é preciso ler) e responda o que se pede:
http://lh6.ggpht.com/_IxrzViTqGRk/Sp7PNbh-2JI/AAAAAAAAAY0/P59P9g3SZ1Y/calvin%26harodotira44.gif
Disponível em: <http://depositodocalvin.blogspot.com.br/2010/03/calvin-haroldo-tirinha-601.html>. Acesso em 10 de maio de 2014.

  1. O que se passa nesses quadrinhos? (1 ponto)

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

  1. De acordo com suas competências, escreva entre as opções abaixo um desenvolvimento para que se encaixe um dos finais dados, para a história que começa assim... (2 pontos)

Era uma vez uma moça pobre que vivia na casa de uma senhora má...
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

a)    e finalmente a nave alienígena foi destruída pela frota estelar. *-*
b)   e, no décimo assalto, desferiu-lhe um cruzado de direita, colocando o adversário na lona, enquanto o público ovacionava o novo campeão mundial.

  1. Quem é o protagonista de sua história? (1 ponto)

________________________________________________________________________________

  1. Esse texto que você criou é um conto (narrativa curta), uma crônica (aborda tema do dia a dia) ou um romance (narrativa longa)? (1 ponto)

________________________________________________________________________________

  1. Identifique a INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO E CONCLUSÃO no texto abaixo: (2 pontos)

Geladeira com laser sabe se a comida está estragada

O sistema, criado por uma equipe sul-coreana, analisa se os micro-organismos se movimentam após serem atingidos por laser

É segunda-feira, e aquele frango está na sua geladeira desde quarta. Você abre o pote, dá uma cheiradinha, e fica aqueles 15 segundos pensando se vai ou não comer. Decisão importante, na verdade. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), só em 2015, 582 milhões de pessoas foram diagnosticadas com intoxicação alimentar ao redor do mundo - 351 mil delas morreram. Agora, se depender de um grupo de físicos do Instituto Avançado de Ciência e Tenologia da Coreia do Sul (KAIST), você não vai ter mais que se preocupar. Os coreanos desenvolveram uma geladeira que, equipada com lasers, consegue descobrir quando sua comida estragou.
A ideia funciona da seguinte forma: o refrigerador utiliza um sistema que dispara lasers sobre a carne. Depois disso, uma câmera capta se ocorre algum tipo de movimentação, em escala microscópica, na superfície do alimento. Se houver, isso significa que bactérias estão contaminando a comida, e que você não deveria comê-la.
O método, porém, tem algumas falhas. O experimento mostrou que o equipamento não consegue detectar micro-organismos que não reagem ao laser, como os vírus. Ele também não consegue dizer qual tipo de bactéria está presente nos alimentos. 
Os pesquisadores afirmam que, além dos refrigeradores comuns, o sistema também poderia ser usado em indústrias, ajudando a garantir que os alimentos cheguem em boa qualidade aos consumidores. 

Disponível em: <http://super.abril.com.br/ciencia/geladeira-com-laser-sabe-se-a-comida-esta-estragada>. Acesso em 04 de abr de 2016.

Leia o texto abaixo e responda o que se pede:

A raposa e as uvas

Num dia quente de verão, a raposa passeava por um pomar. Com sede e calor, sua atenção foi capturada por um cacho de uvas.
Que delícia”, pensou a raposa, “era disso que eu precisava para adoçar a minha boca”. E, de um salto, a raposa tentou, sem sucesso, alcançar as uvas.
Exausta e frustrada, a raposa afastou-se da videira, dizendo: “Aposto que estas uvas estão verdes.”
Esta fábula ensina que algumas pessoas quando não conseguem o que querem, culpam as circunstâncias.
(http://www1.uol.com.br/crianca/fabulas/noflash/raposa. htm)

  1. A frase que expressa uma opinião é (1 ponto)

(A) “a raposa passeava por um pomar.” (ℓ. 1)
(B) “sua atenção foi capturada por um cacho de uvas.” (ℓ. 2)
(C) “a raposa afastou-se da videira” (ℓ. 5)
(D) “aposto que estas uvas estão verdes” (ℓ. 5-6)
(E) “ Exausta e frustrada, a raposa afastou-se... “ (l. 5)

8.    Que tipo de texto é esse: (1 ponto)
________________________________________________________________________________









Boa Prova! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SIMULADO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS E OLHO D'ÁGUA GRANDE - BASEADO NO INSTITUTO BAHIA

  SIMULADO HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS   1.             A História de Alagoas é marcada por uma série de experiências de lutas, resi...