quarta-feira, 28 de junho de 2017

PROPOSTA DE REDAÇÃO DISSERTATIVA/ ARGUMENTATIVA Tema: O papel dos Recursos Energéticos na Sociedade Contemporânea



Com base na leitura dos textos motivadores seguintes e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo (opinião com argumentos) em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema  O papel dos Recursos Energéticos na Sociedade Contemporânea, apresentando proposta de conscientização social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

Energia no Brasil está garantida para os próximos 100 anos
           
O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, afirmou nesta segunda-feira (8) que, com o pré-sal, "o Brasil terá petróleo suficiente para suprir a necessidade nacional para os próximos 100 anos". A afirmação foi feita durante seminário promovido pela revista CartaCapital, em São Paulo. Atualmente, o Brasil é o sétimo maior consumidor de petróleo do mundo. Para dar conta da necessidade energética do país, Lobão estima que até 2020 o Brasil estará entre os dez maiores produtores de óleo combustível.
Sobre a possível substituição do petróleo como fonte principal de energia, Gabrielli observou que dificilmente o consumo mundial do óleo diminuirá nos próximos anos.
"O consumo per capita dos derivados de petróleo está declinando nos países desenvolvidos. No entanto, nos países emergentes, é possível observar o crescimento da demanda pelo combustível", disse Gabrielli. "Isso se dá pela natureza diferenciada do crescimento econômico. Aumentando o consumo das populações de baixa renda, irá aumentar a procura por energia."

Rede Brasil  Atual, 8 de ago. 2011. Disponível em: <http://www.redebrasilatual.com.br/economia/2011/08/energia-no-brasil-esta-garantida-para-os-proximos-100-anos-segundo-ministro>. Acesso em: 28 de jul. 2017.

Restrições à energia nuclear no mundo implicarão aumento de custo

O desaquecimento dos investimentos em energia nuclear, após o acidente na Usina Nuclear de Fukushima, em decorrência do terremoto seguido de tsunami que abalou o Nordeste do Japão, em março passado, impõe desafios ao mundo. As restrições à energia nuclear serão vencidas com tecnologia, mas todas as  soluções resultarão em aumento do custo de energia. Foi o que afirmou à Agência Brasil o coordenador do Grupo de Estudos do Setor Elétrico (Gesel) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Nivalde de Castro.
Segundo Castro, para as nações desenvolvidas e os grandes países emergentes, (...)o desafio é muito grande porque esses países estavam apostando muito - “e alguns ainda estão” – na energia nuclear.

Tribuna do Norte, 9 ago. 2011. Disponível em: <http://www.douranews.com.br/brasil/item/24351-restri%C3%A7%C3%B5es-%C3%A0-energia-nuclear-implicar%C3%A3o-em-aumento-de-custo>. Acesso em: 29 jun. 2017.

INSTRUÇÕES
·                     O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado. O mesmo não será corrigido.
·                     O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
·                     A redação deve conter, no mínimo, 15 (quinze) linhas escritas.
·                     A redação que fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo (opinião) – argumentativo (argumentos) receberá nota zero.
·                     A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

SIMULADO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS E OLHO D'ÁGUA GRANDE - BASEADO NO INSTITUTO BAHIA

  SIMULADO HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS   1.             A História de Alagoas é marcada por uma série de experiências de lutas, resi...