quarta-feira, 28 de junho de 2017

Interpretação de texto Quinhentismo, Intertextualidade, elementos da narrativa, coesão/coerência, literatura de cordel.



Leia o texto e responda:

“A Carta”, de Pero Vaz de Caminha, escrita ao rei d. Manuel, é um verdadeiro registro de nascimento do Brasil. Nela observamos o deslumbramento com a nova terra, os equívocos sobre as riquezas e as intenções do colonizador português. Com “A Carta” de Caminha teve início o período da literatura informativa sobre o Brasil.

Carta a el-rei d. Manuel
Pero Vaz de Caminha
1º trecho

Neste mesmo dia, a hora de véspera, houvemos vista de terra! A saber, primeiramente de um grande monte, muito alto e redondo; e de outras serras mais baixas ao sul dele; e de terra chã, com grandes arvoredos; ao qual monte alto o capitão pôs o nome de O Monte Pascoal e à terra A Terra de Vera Cruz!

2º trecho

E dali avistamos homens que andavam pela praia, uns sete ou oito, segundo disseram os navios pequenos que chegaram primeiro. [...] A feição deles é serem pardos, um tanto avermelhados, de bons rostos e bons narizes, bem feitos. Andam nus, sem cobertura alguma. Nem fazem mais caso de encobrir ou deixa de encobrir suas vergonhas do que de mostrar a cara. Acerca disso são de grande inocência.

3º trecho

O Capitão, quando eles vieram, estava sentado em uma cadeira, aos pés uma alcatifa por estrado; e bem vestido, com um colar de ouro, mui grande, ao pescoço. [...] Todavia um deles fitou o colar do Capitão, e começou a fazer acenos com a mão em direção à terra, e depois para o colar, como se quisesse dizer-nos que havia ouro na terra. E também olhou para um castiçal de prata e assim mesmo acenava para a terra e novamente para o castiçal, como se lá também houvesse prata!

4º trecho

E uma daquelas moças era toda tingida de baixo a cima, daquela tintura e certo era tão bem feita e tão redonda, e sua vergonha tão graciosa que a muitas mulheres de nossa terra, vendo-lhe tais feições envergonhara, por não terem as suas como ela.

5º trecho

Nela até agora não pudemos saber se há ouro ou prata nela, ou outra coisa de metal, ou ferro; nem lha vimos. Contudo a terra em si é de muito bons ares frescos e temperados como os de Entre-Douro-e-Minho, porque neste tempo d'agora assim os achávamos como os de lá. Águas são muitas; infinitas. Em tal maneira é graciosa que, querendo-a aproveitar, dar-se-á nela tudo; por causa das águas que tem! Contudo, o melhor fruto que dela se pode tirar parece-me que será salvar esta gente. E esta deve ser a principal semente que Vossa Alteza em ela deve lançar.

  1. Em que trecho Caminha registra o primeiro choque cultural sofrido pelos portugueses? O que causou esse choque?

a)    No 2º trecho, com a nudez dos índios.
b)    No 5º trecho, com a cobiça dos europeus.
c)    No 4º trecho, com a moça fazendo comida.
d)    No 1º trecho, com a visão dos índios em terra.
e)    Todas as respostas.

  1. Ao estabelecer uma semelhança (analogia) física entre o índio e o europeu, Caminha valoriza quase sempre o índio. Marque a única passagem em que ocorre essa valorização.

a)    Com a frase: “e de terra chã, com grandes arvoredos” (1º trecho).
b)    Com a frase: “dali avistamos homens que andavam pela praia” (2º trecho).
c)    Com a frase: “de bons rostos e bons narizes, bem feitos” (2º trecho).
d)    Com a frase: Todavia um deles fitou o colar do Capitão, e começou a fazer acenos com a mão em direção à terra” (3º trecho).
e)    Todas as respostas.

  1. Soma-se a perfeição física a inocência dos homens primitivos, ainda não contaminados pela civilização, naturalmente bons como Deus os fez e beneficiados pelo contato com a natureza. Essa ideia está contida em que trechos da Carta?

a)    No 2º  e 3º trechos.
b)    No 2º e 4º trechos.
c)    No 3º e 5º trechos.
d)    No 1º e 5º trechos.
e)    Todas as respostas.

  1. Nos trechos lidos, há indícios da preocupação portuguesa com a exploração material da nova terra em qual deles?

a)                                                                                      Somente no 1º trecho.
b)                                                                                      6º trecho.
c)                                                                                      3º e 5º trechos.
d)                                                                                      Somente no 4º trecho.
e)                                                                                      Todas as respostas.

  1. A carta de Pero Vaz de Caminha, sobre o achamento do Brasil, enviada a El-Rei Dom Manuel é a principal manifestação literária do Quinhentismo, movimento literário brasileiro do século XVI. Tendo em vista o seu teor, podemos afirmar que os leitores, ao se depararem com tal texto, conseguiriam através dele: (1 ponto)

(A)  resgatar valores e conceitos sociais brasileiros.
(B) descobrir a história brasileira pela arte.
(C) ter mais informações sobre a arte brasileira.
(D) ver a cultura indígena brasileira.
(E) perceber o interesse português em explorar a nova terra.

Leia o texto BECO DAS FLORES e responda:

[...] Senti que Erínia estava por perto quando cheguei ao centro comercial de Paraty. Embora fosse maio, a chuva caía sem parar; as pedras lisas impediam que os turistas se aventurassem pelas ruas; além do mais faltava luz em s parte e as sereias dos barcos soavam desoladas ao longo da costa.
Eu [...] caminhava em direção ao mar; surpreendido pelo nevoeiro percebi que não chegaria à praia; tanto que depois de andar mais de uma hora estava no ponto de partida. Foi nesse lance que desviei o olhar para o beco: parecia um jardim suspenso. Os tufos de flores despencavam pelos muros e janelas; [...] as casas [...] estavam fechadas por causa do mau tempo. Atraído pelo silêncio entrei no beco como quem sobe num navio iluminado. O perfume das plantas era muito mais forte do que eu imaginava- em poucos segundos sentei-me intoxicado no chão.
Creio que só neste instante Erínia apareceu de corpo inteiro diante de mim: a túnica branca escondia as sandálias de couro e uma luz de vinho vazava dos seus olhos. Movido pela surpresa eu lhe disse alguma coisa amável; não tive resposta. Lembro-me apenas de que ela avançou pisando nas poças e enterrou o punhal no meu pescoço. [...]
Modesto Corone.

  1. Que elementos do espaço contribuem para a construção da descrição?

a)    O amor que o eu lírico sentia por Erínia.
b)    O poder sedutor de Erínia e da cidade.
c)    A vida pacata na cidade de Paraty.
d)    O detalhamento do lugar e da personagem Erínia.
e)    Todas as respostas.

  1. O texto BECO DAS FLORES é coerente e coeso, porque:


a)     Faz uma LIGAÇÃO DE TODO O TEXTO COM AS IDEIAS E SEUS PARÁGRAFOS.
b)    Faz uma LIGAÇÃO DE PARTE DO TEXTO E IDEIAS CONTRADITÓRIAS.
c)    Faz uma LIGAÇÃO SOMENTE DO PRIMEIRO PARÁGRAFO COM O ÚLTIMO.
d)    Não faz uma LIGAÇÃO DE TODO O TEXTO COM SUAS IDEIAS E SEUS PARÁGRAFOS.
e)    Todas as respostas.

Leia os textos e responda:

Texto I

A mais famosa fonte paraibana foi batizada pela população de BICA no Parque Arruda Câmara. Uma lenda indígena explica a origem da fonte:
“Uma virgem indígena da tribo Potyguara chamada Aipré, apaixonou-se por Tambiá, um guerreiro Cariri e inimigo tribal, este foi ferido em batalha, e por sua valentia , recebeu as honras dos vencedores, que lhe concederam Aipré como esposa de morte. Após o casamento , Tambiá foi morto pelos parentes da índia, que chorou durante 50 luas. Do seu pranto nasceu a fonte de Tambiá.

Texto II

Guerreiro medieval Sir Gawain encontrando sua amada Lady Ragnell

8.    Relacionando o texto I com o texto II, temos um caso de:

a)    Paródia.
b)    Intertextualidade.
c)    Palavraparáfrase.
d)    Paráfrase.
e)    Todas as alternativas.
Veja o texto não verbal e responda o que se pede:

 http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/b/b2/Pieter_Bruegel_d._%C3%84._076.jpg

A fotografia acima é moderna e é uma montagem de 2007 do artista plástico brasileiro Vik Muniz, intitulada Gordian Puzzle: The Tower of Babel, after Pieter Bruegel. (Quebra-cabeça górdio: a torre de Babel sobre Pieter Bruegel. Nó Górdio é algo aparentemente sem solução, ou seja, um quebra-cabeça sem solução. Pieter Bruegel foi um pintor do século XVI, famoso por suas telas retratando cenas do campo. A montagem de Vik Muniz faz uma espécie de releitura de uma famosa obra daquele pintor, Torre de Babel, de 1563.

  1. A Intertextualidade pode ser definida como um diálogo entre dois textos. (Disponível em: < http://www.brasilescola.com/redacao/intertextualidade.htm>. Acesso em 18/02/2015). Nessas telas, há um caso de intertextualidade, pois

a) A primeira tela não tem relação com a segunda em nenhum aspecto.
b) A segunda tela foi baseada na primeira e a tomou como referência a reflexão sobre a diversidade no mundo.
c) A primeira tela foi baseada em si mesma e tomou como referência para fazer refletir sobre a violência no mundo.
d) A primeira tela foi baseada na segunda e a tomou como referência a reflexão sobre a diversidade no mundo.
e) Todas as respostas.

Leia o texto de Literatura de Cordel e responda:

“O DIABO DA PARAÍBA"

Estando descansado
O grão duque Satanás
Teve uma ideia nociva
Horripilante e mordaz

Colocou numa caldeira
Vinte pipas de aguardente
Dez mil cobras venenosas
E um diabo demente

Sulimado corrosivo
Sulfato de estricnina
O couro de dez hienas
Dez quilos de cocaína

Rabujo de dez raposas
Golfadas de urubu
O espírito de Caim
Vinte couros de timbu

Tudo isso colado
Numa caldeira a ferver
Tomou forma de gente
Como o Diabo quis fazer

Satanás achando pouco
Lambuzou merda de porco
Misturou na parafina
E ao soltá-lo no mundo
Batizou a criatura como
__________ (Aqui se coloca o nome do político).

Disponível em: <http://www.longe_daqui.blogger.com.br/2006_02_01_archive.html>. Acesso em 20 de fev de 2015.

10.  A Literatura de Cordel aborda diversos assuntos do cotidiano e por isso foi (e é) um grande sucesso ainda nas rodas de conversas das praças públicas e dos mercados nas cidades do interior do Nordeste. Nesse contexto, pergunta-se: o tema abordado


a)    Filosófico.
b)    Religioso.
c)    Econômico.
d)    Político.
e)    Todas as respostas





GABARITO:


1A
2C
3B
4C
5E
6D
7A
8B
9D
10D




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