Com base na leitura dos textos motivadores seguintes
e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto
dissertativo-argumentativo (opinião com argumentos) em norma padrão da língua
portuguesa sobre o tema A Educação como Item de Cidadania, apresentando
proposta de conscientização social que respeite os direitos humanos. Selecione,
organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa
de seu ponto de vista.
Escola para cidadania?
A
escola é uma agência de socialização, intermediando o processo entre a família
e a sociedade. É uma etapa de transição para entrar na sociedade. Portanto, não
será grande novidade dizer que a escola tem um papel de extraordinária
importância no desenvolvimento da cidadania. Cobre um intervalo de idade
decisivo no desenvolvimento de um ser humano. Entre sete e quinze anos acontece
quase tudo que há para acontecer neste processo de socialização. (...)
Aprende-se
civismo e ética vendo funcionar uma organização honesta justa, tolerante,
generosa, disciplinada e disciplinante. A grande lição da escola vêm pelo que
os estudantes presenciam na sua prática cotidiana. É tornando a escola mais
digna, mais íntegra que se obtem o ensino da dignidade e da ética. A escola boa
e séria ensina educa para os valores, sem fazer força, sem tentar.
Disponível em: <smeduquedecaxias.rj.gov.br/nead/.../cidadania%20-%20claudio%20castro.doc>.
Acesso em: 28 jun. 2017.
Escola, democracia e cidadania
Aprender a ser cidadão é, entre outras coisas,
aprender a agir com respeito, solidariedade, responsabilidade, justiça, não
violência; aprender a usar o diálogo nas mais diferentes situações e
comprometer-se com o que acontece na vida coletiva da comunidade e do país.
Esses valores e essas atitudes precisam ser aprendidos e desenvolvidos pelos
alunos e, portanto, podem e devem ser ensinados na escola.
Para
que os estudantes possam assumir os princípios éticos, são necessários pelo
menos dois fatores: 1) que
os princípios se expressem em situações reais, nas quais os estudantes possam
ter experiências e conviver com a sua prática; 2) que haja um desenvolvimento da sua
capacidade de autonomia moral, isto é, da capacidade de analisar e eleger
valores para si, conscientemente e livremente.
Disponível em: <http://www.miniweb.com.br/Cidadania/cidadania/escola_etica.html>.
Acesso em: 28 jun. 2017.
INSTRUÇÕES
·
O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.
O mesmo não será corrigido.
·
O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na
folha própria, em até 30 linhas.
·
A redação deve conter, no mínimo, 15 (quinze) linhas
escritas.
·
A redação que fugir ao tema ou que não atender ao
tipo dissertativo (opinião) – argumentativo (argumentos) receberá nota zero.
·
A redação que apresentar cópia dos textos da
Proposta de Redação terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito
de correção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário