PROPOSTA DE REDAÇÃO
Com base na leitura dos textos motivadores seguintes
e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto
dissertativo-argumentativo (opinião com argumentos) em norma padrão da língua
portuguesa sobre o tema A importância de se escrever, apresentando proposta de
conscientização social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e
relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu
ponto de vista. (Faça as perguntas e responda: Por que é importante escrever?
Onde aprendemos a escrever? Como aprendemos a escrever? Com quem aprendemos a
escrever? Qual a solução para alguém que não escreve legível?)
Exemplo de letra cursiva
Exemplo
de letra de forma (de imprensa).
Por que é importante escrever bem?
Ju Bernardino
Desde que
o homem começou a organizar o pensamento por meio de registros, a escrita foi
se desenvolvendo e ganhando extrema relevância nas relações sociais, na difusão
de ideias e informações. Como diz o jornalista Roberto Pompeu de Toledo, ela
até ficou ameaçada com o advindo do telefone, da televisão e do cinema, mas
logo recuperou sua força. "Ela parecia agonizante. Eis que surge a
internet, e-mail, o blog, o twitter, e a escrita recupera-se de modo inesperado
e espetacular. Quem insiste em prescindir dela está fora do mundo". É
possível concluir que a criança estimulada a escrever regularmente tem mais
chance de adquirir este hábito e escrever melhor? Um estudo divulgado este ano
pelo Fundo Nacional de Alfabetização do
Reino
Unido, The National Literancy Trust, mostrou que sim - assim como a criança que
lê mais também apresenta melhor desempenho na leitura. Jorge Miguel Marinho, escritor, roteirista e
professor universitário de Literatura Brasileira, defende que, no fundo, todos
querem escrever. Só é preciso um incentivo que precisa vir, sobretudo, de pais
e educadores. "Acredito que crianças e jovens que vivem com pessoas que
valorizam o mundo dos livros e da escrita têm mais oportunidade de viver a
sensibilidade das palavras enquanto leitores, escritores e até criadores e
isto, mais do que um hábito, torna-se um componente absolutamente necessário
para a vida", argumenta Marinho, que acaba de lançar o livro A convite das
palavras: motivações para ler, escrever e criar.
A prática
da escrita não deve ficar restrita a estudantes, nem tampouco aos que dominam a
forma culta, como os escritores. "Escrever vai muito além das regras
impostas por qualquer sistema teórico ou didático: é um modo privilegiado de se
descobrir e desvelar humanamente a experiência imperdível de viver",
complementa Jorge Marinho, com sabedoria.
Fonte: Educar para crescer
INSTRUÇÕES:
·
O rascunho da redação deve ser feito no espaço
apropriado. O mesmo não será corrigido.
·
O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na
folha própria, em até 30 linhas.
·
A redação deve conter, no mínimo, 15 (quinze) linhas
escritas.
·
A redação que fugir ao tema ou que não atender ao
tipo dissertativo (opinião) – argumentativo (argumentos) receberá nota zero.
·
A redação que apresentar cópia dos textos da
Proposta de Redação terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito
de correção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário