Estágio Supervisionado
em Ensino de Física (e Ciências) III
Orientações para a
escrita do memorial
Nesse semestre (2011.2) teremos, como
escrita final sobre o estágio, o memorial. Através dele é esperado que você recapitule e
reflita sobre a sua história de formação na docência em Física e Ciências em
uma perspectiva de auto conhecimento, procurando perceber as experiências pela
quais passaram e atribuem significado relacionado à própria formação.
As narrativas presentes em um
memorial são consideradas processos educativos e formativos, pois quem conta,
revive a sua história e ao fazê-lo pode atribuir novos significados, partindo
do passado, percorrendo o presente e projetando o futuro. Dessa forma reflexões
são pertinentes tanto relembrando essas experiências como na perspectiva da
formação e da continuidade profissional.
É importante que nessa narrativa os
alunos escrevam sem a preocupação do que seja ou não correto, buscando serem
verdadeiros em seus comentários e questionadores com relação a sua própria
formação.
Materiais - Além do módulo 9, estamos disponibilizando alguns arquivos na
pasta de “Textos de Apoio para a escrita
do Trabalho Final do Estágio”, em nossa Biblioteca. Ali você encontrará
dois exemplos de memorial, em elaborado por uma professora de nosso estado, a professora
Edigites, quando na sua formação inicial e outro um memorial disponível nos
arquivos da UNICAMP. Esses memoriais possuem estilos diferentes, porém com a
mesma finalidade. Além disso, disponibilizaremos aos alunos seus diários dos
estágios anteriores com a finalidade de auxiliar essa escrita.
O que considerar para a escrita do Memorial – Sua escrita
autobiográfica deverá retomar pontos que você considere relevantes, por
entender que deixaram marcas iniciais no seu processo de formação como
professor de Física e Ciências. Essas orientações estão presentes na
página 14 do módulo 9. Considere, assim, articular aspectos ligados a:
1 A infância entre a
escola e a família
Reflexões, por exemplo, sobre como
sua família, ou outras pessoas significativas para você, em sua vida e na
escola, influenciaram o contato inicial que teve com a Educação, o ensino, e o
ensino das Ciências e da Física, na Educação Básica. Os modelos de docência que
lhe marcaram, à época, os fatores que possam ter influenciado na sua motivação
para a atividade de docência, ou ainda para uma afinidade pela área de Física,
quais seus sentimentos naquele início de sua formação e no que contribuía para
tal;
2 A escolha da
profissão
O que motivou você a essa escolha,
suas expectativas iniciais sobre essa formação, em relação ao futuro
profissional...;
3 Os aspectos
relacionados à formação na UFRN e na modalidade à distância:
Como percebe que esse processo de
formação contribuiu para sua concepção atual sobre a docência em Física, as maiores
dificuldades e os fatores que estimularam a seguir em frente no aprendizado desta
docência no curso..., as disciplinas e aspectos que mais influenciaram na sua
formação, conforme percebeu, no desenvolvimento do estágio ou na sua prática como
professor;
4 O ser professor, hoje
Quais as questões que mais lhe
satisfazem ou empolgam, aquelas que mais te colocam reticências, dúvidas, como
o estágio contribuiu para sua concepção atual da sua profissão, de tuas
competências e habilidades, para sua formação naquilo que imagina como o
educador ideal.
Momentos mais relevantes da sua
vivência no estágio, maiores dificuldades e fatores que estimularam a seguir em
frente, aspectos que favoreceram a uma maior segurança no desempenho do
estágio, fatores que poderiam ser melhores trabalhados por você e pelo curso, as
atividades mais significativas para você e o que elas lhe ensinaram.
Elementos de sua formação que foram mais trabalhados nessa etapa: conteúdos,
habilidades, competências, atitudes...
5 O devir
Que metas você se coloca hoje,
relacionadas à sua formação, à atuação na Educação. Pense naquilo que vislumbra como o
profissional que almeja tornar-se e os caminhos para atingir isso.
6 A importância da escrita de si
Como você se sente ao escrever/refletir
sobre recortes de sua trajetória de vida e qual a importância dessa escrita
para sua formação profissional.
ATIVIDADE A SER DESENVOLVIDA NOS POLOS
A)
Leitura dos memoriais disponíveis e
destacar ao menos o ponto mais marcante nos seguintes aspectos:
1-
Escolha da profissão:
2-
Influencia na formação:
3-
Perspectivas como profissional da
educação:
B)
Realizar a atividade da página 15 do
módulo 9.
Você não precisa desenvolver seu
texto nessa sequência. Para começar, sugerimos o levantamento prévio de idéias,
conforme orientado na Atividade da página 15 do módulo 9, e, após esse
levantamento, retome o desenvolvimento de um daqueles focos de registros sobre
a tua formação, para dar prosseguimento ao texto.
Em todo o texto você pode e deve
trazer elementos como: leituras que te façam interpretar fatores vivenciados
anteriormente; falas que retome da memória; escritas tuas durante o estágio.
Esses elementos podem compor o texto, em si, desde que bem articulados entre
si, ou entrarem como citações – de falas de autores, de outras pessoas, ou de
tuas próprias reflexões.
Os tutores devem informar os alunos
que participaram dessa atividade. A presença e a execução dessa atividade irão
influenciar no conceito do memorial.
Desde já agradeço a todos, gostaria que os tutores sugerissem mudanças ou
complementos a essa atividade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário