INSC
Planejamento Anual – 2020
Disciplina:
Língua Portuguesa, Introdução a Literatura e Produção Textual Professor: Marconildo Viegas Série: 9º ano
Objetivo geral: Instrumentalizar o aluno, por meio do
conhecimento da língua, a fim de que o mesmo seja capaz de relacionar-se com o
mundo que o cerca, habilitando-o a ler, entender e questionar a sociedade e
seus valores.
Conteúdo
|
Objetivos Específicos
|
Metodologia
|
Recurso de Ensino
|
Avaliação
|
1ª bimestre
|
||||
Linguagem
verbal e Linguagem não verbal;
|
Reconhecer
semelhanças e diferenças do significado das palavras na frase;
|
Aula
expositiva
|
Biblioteca
|
Provas
escritas
|
Figuras
de Linguagem
|
Distinguir
a linguagem literária e não literária;
|
Aula
explicativa
|
Internet
|
Seminários
|
Metrificação
|
Usar
adequadamente os sinais de pontuação;
|
Dinâmicas
|
CDs
|
Resenhas
críticas
|
Crônica
Argumentativa
|
Distinguir
as diversas classes de palavras, considerando seu emprego nas frases;
|
Aulas
teóricas
|
Livro
didático
|
Participação
|
Texto
narrativo
|
Flexionar
corretamente nomes e verbos;
|
Exposições
|
Livro
paradidático
|
Trabalho
de pesquisa
|
Denotação
e Conotação
|
Reconhecer
os processos de formação de palavras;
|
Seminários
|
Folhetos
de cordel
|
|
Artigo
de opinião
|
Identificar
e classificar os elementos estruturais do vocábulo;
|
|
Vídeos
|
|
Mitos,
fábulas e lendas
|
Separar
as sílabas corretamente na translineação;
|
|
Dicionários
|
|
Notícia
|
|
|
Quadro-negro
|
|
Oração
Subordinada
|
|
|
|
|
Funções
da Linguagem
|
|
|
|
|
2ª bimestre
|
||||
Estrangeirismos
|
Reconhecer
a intertextualidade, a paródia e a paráfrase;
|
Aula
expositiva
|
Biblioteca
|
Provas
escritas
|
Resenha
de filme
|
Analisar
e interpretar obras de autores representativos da literatura brasileira e
portuguesa;
|
Aula
explicativa
|
Internet
|
Seminários
|
Crítica
|
Analisar
a coerência e a coesão;
|
Dinâmicas
|
CDs
|
Resenhas
críticas
|
Resumo
|
Reconhecer
os tipos de redação;
|
Aulas
teóricas
|
Livro
didático
|
Participação
|
Reportagem
|
Distinguir
e caracterizar os principais elementos estruturais da prosa e poesia;
|
Exposições
|
Livro
paradidático
|
Trabalho
de pesquisa
|
Verossimilhança
|
Reconhecer
e distinguir o texto lírico, narrativo e dramático;
|
Seminários
|
Folhetos
de cordel
|
|
Conto
|
Situar
histórica e estilisticamente as obras relativas aos diferentes períodos
literários no Brasil e em Portugal;
|
|
Vídeos
|
|
Texto
musical
|
Usar
adequadamente os sinais de pontuação;
|
|
Dicionários
|
|
Editorial
|
Distinguir
as diversas classes de palavras, considerando seu emprego nas frases;
|
|
Quadro-negro
|
|
Carta
aberta
|
Flexionar
corretamente nomes e verbos;
|
|
|
|
Uniformidade
de tratamento
|
Reconhecer
os processos de formação de palavras;
|
|
|
|
Entrevista
|
Identificar
e classificar os elementos estruturais do vocábulo;
|
|
|
|
Texto
de divulgação científica
|
Separar
as sílabas corretamente na translineação;
|
|
|
|
Debate
|
|
|
|
|
Concordância
|
|
|
|
|
Regência
|
|
|
|
|
3ª bimestre
|
||||
Internetês
|
Reconhecer
os processos de formação de palavras;
|
Aula
expositiva
|
Biblioteca
|
Provas
escritas
|
Crônica
argumentativa
|
Usar
adequadamente os sinais de pontuação;
|
Aula
explicativa
|
Internet
|
Seminários
|
Texto
teatral
|
Distinguir
as diversas classes de palavras, considerando seu emprego nas frases;
|
Dinâmicas
|
CDs
|
Resenhas
críticas
|
Discurso
direto e Discurso indireto
|
Flexionar
corretamente nomes e verbos;
|
Aulas
teóricas
|
Livro
didático
|
Participação
|
Seminário
|
|
Exposições
|
Livro
paradidático
|
Trabalho
de pesquisa
|
Coesão
|
|
Seminários
|
Folhetos
de cordel
|
|
Vícios
de Linguagem
|
|
|
Vídeos
|
|
Regionalismos
|
|
|
Dicionários
|
|
Crônica
lírica ou reflexiva
|
|
|
Quadro-negro
|
|
Coerência
|
|
|
|
|
Escrita
(ortografia)
|
|
|
|
|
Uso
da vírgula
|
|
|
|
|
Manifesto
|
|
|
|
|
Carta
de reclamação
|
|
|
|
|
Receita
culinária
|
|
|
|
|
Diário
|
|
|
|
|
Colocação
pronominal
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
4ª bimestre
|
||||
Depoimento
|
|
Aula
expositiva
|
Biblioteca
|
Provas
escritas
|
Texto
dissertativo
|
|
Aula
explicativa
|
Internet
|
Seminários
|
Telejornal
|
|
Dinâmicas
|
CDs
|
Resenhas
críticas
|
Anúncio
publicitário
|
|
Aulas
teóricas
|
Livro
didático
|
Participação
|
Texto
objetivo
|
|
Exposições
|
Livro
paradidático
|
Trabalho
de pesquisa
|
Texto
subjetivo
|
|
Seminários
|
Folhetos
de cordel
|
|
|
|
|
Vídeos
|
|
|
|
|
Dicionários
|
|
|
|
|
Quadro-negro
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Referências
bibliográficas
PIRONTI, Sandra. Tempo
de Português. 1ª ed. São Paulo: Editora do Brasil, 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário