quarta-feira, 11 de novembro de 2020

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

 

Leia a tira abaixo e responda COM LETRA LEGÍVEL as questões propostas:

 

Descrição: C:\Documents and Settings\MARCONILDO\Desktop\calvin&harodotira44.gif

Disponível em: < http://depositodocalvin.blogspot.com/>. Acesso em: 26/02/2011

 

1.      O que Calvin está fazendo? (0,5 pontos)_____________________________________

 

2.      No 1º quadrinho, por que Calvin reclama da comida? (1 ponto)_______________________________________________________________

 

3.      O pai usa o universo infantil dos desenhos televisivos. Que tipo de desenho ele usa como exemplo para convencer Calvin a jantar? (1 ponto)_________________________________________________________________

 

4.      A mãe de Calvin concordou ou não com a atitude do pai de Calvin? Justifique. (1 ponto)_________________________________________________________________

 

5.      Esse texto usa que tipo de linguagem? (0,5 pontos)

 

(    ) Linguagem verbal                                      (    ) Linguagem não verbal

(    ) Linguagem mista                                       (    ) Nenhuma delas

 

Leia o poema a seguir para responder a questão.

Retrato


Eu não tinha este rosto de hoje,

assim calmo, assim triste, assim magro,

nem estes olhos tão vazios,

nem o lábio amargo.

 

Eu não tinha estas mãos sem força,

tão paradas e frias e mortas;

eu não tinha este coração

que nem se mostra.

 

Eu não dei por esta mudança,

tão simples, tão certa, tão fácil:

– Em que espelho ficou perdida

a minha face?


 

(MEIRELES, Cecília. Retrato. In: _____. Os melhores poemas de Cecília Meireles. Seleção de Maria Fernanda. 11 ed. São Paulo: Global, 1999, p. 13).

6.      No poema Retrato, a passagem do tempo é vista pelo eu lírico com: (1 ponto)

 

a)Tranqüilidade / saudosismo(saudade)               b)Alegria / surpresa

c)Ansiedade / aceitação                                        d)Insatisfação / tristeza

e) Indiferença / surpresa

7.      Esse texto é: (0,5 pontos)

 

(     ) Literário, pois provoca a emoção, a reflexão e o riso.

(     ) Não - Literário, pois passa somente a informação, sem provocar a emoção, a reflexão e o riso.

 

8.      Na ultima frase do poema– Em que espelho ficou perdida a minha face?!”, nela se usa: (0,5 pontos)

 

(       ) Denotação: sentido real                                              (      ) Conotação: sentido figurado

 

Leia a tirinha abaixo e responda as questões propostas:

 

Disponível em: <http://nossovestibular.blogspot.com/2010/07/mafalda-e-suas-ideias.html>. Acesso em 26/02/2011.

 

9.      O que o pai de Mafalda está fazendo? (1 ponto)_______________________________

 

10.  No 4º quadrinho, por que Mafalda reclama com o pai? (1 ponto)_______________________________________________________________

 

11.  O efeito de humor foi um recurso utilizado pelo autor da tirinha para mostrar que o pai de Mafalda:  (1 ponto)

 

(       )  revelou desinteresse na leitura do dicionário.

(       ) tentava ler um dicionário, que é uma obra muito extensa.

(       ) causou surpresa em sua filha, ao se dedicar à leitura de um livro tão grande.

(       ) queria consultar o dicionário para tirar uma duvida, e não ler o livro, como sua filha pensava.

(       ) demonstrou que a leitura do dicionário o desagradou bastante, fato que decepcionou muito sua filha.

 

 

12.  Leia o texto abaixo e faça a cópia dos 2 primeiros parágrafos dele. Obs. Use caneta azul ou preta. Use uma folha avulsa ou o verso desta folha. Cuidado com a margem e o pingo do i. (1 ponto)

 

Cancioneiros Medievais

 

As primeiras manifestações da literatura portuguesa são textos em verso, as chamadas «cantigas», compostas na maior parte por cultos trovadores que estavam radicados no Noroeste da Península. As suas composições circularam dispersas Durante muitos anos até que homens apaixonados da poesia as compilaram, organizando coleções, mais ou menos completas, a que se dá o nome de «cancioneiros».

Chegaram até nós o Cancioneiro da Ajuda , o Cancioneiro da Vaticana , o Cancioneiro da Biblioteca Nacional e o Cancioneiro das Cantigas de Santa Maria de Afonso X.

O «Cancioneiro da Ajuda» ou do «Real Colégio dos Nobres», também conhecido como o «Livro de Cantigas do Conde de Barcelos», é anônimo e o mais antigo, provavelmente compilado na Corte portuguesa em fins do século XII. Contém 310 composições, quase todas de amor, anteriores a D. Dinis. É extremamente valioso pela grafia e pela decoração, o que demonstra o caráter cantado, instrumentado e mesmo coreográfico de parte das cantigas.

O Cancioneiro da Vaticana encontra-se na Biblioteca do Vaticano. Tem 1205 composições, de todos os tipos, e é um apócrifo ou cópia, realizada em Itália no século XVI sobre o original que data provavelmente do século XIV. Foi descoberto no século XIX.

O Cancioneiro da Biblioteca Nacional (antigo Colocci-Brancutti) tem 1647 composições, de todos os tipos; engloba trovadores dos reinados de D. Afonso III e de D. Dinis. É o mais completo, contendo fragmentos de um Tratado de Poética.
D. Afonso X, o Sábio (1221-1284), além de rei de Castela e de Leão, interessa-nos como trovador, autor de cantigas de amor e de notáveis cantigas de escárnio e maldizer, e como organizador do único cancioneiro religioso medieval, conhecido pelo nome de Cantigas de Santa Maria.

As cantigas são o núcleo fundamental das 420 composições que se encontram nesta coletânea, havendo ainda poemas dedicados às festas de Cristo e de Santa Maria.

As cantigas, na versão definitiva do Cancioneiro, encontram-se, com a respectiva música,em dois manuscritos da Biblioteca do Mosteiro do Escorial e num códice guardado na Biblioteca de Florença. Têm um especial interesse como documento sobre a vida, os costumes e a cultura da época e como documento linguístico.

 

Disponível em: <http://www.infopedia.pt/$cancioneiros-medievais>. Acesso em: 26/02/2011.

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