Leia a tira abaixo e responda COM LETRA LEGÍVEL
as questões propostas:
Disponível em: < http://depositodocalvin.blogspot.com/>. Acesso
em: 26/02/2011
1.
O
que Calvin está fazendo? (0,5 pontos)_____________________________________
2.
No
1º quadrinho, por que Calvin reclama da comida? (1 ponto)_______________________________________________________________
3.
O
pai usa o universo infantil dos desenhos televisivos. Que tipo de desenho ele
usa como exemplo para convencer Calvin a jantar? (1 ponto)_________________________________________________________________
4.
A
mãe de Calvin concordou ou não com a atitude do pai de Calvin? Justifique. (1 ponto)_________________________________________________________________
5.
Esse
texto usa que tipo de linguagem? (0,5
pontos)
( ) Linguagem verbal ( ) Linguagem não verbal
( ) Linguagem mista ( ) Nenhuma delas
Leia o poema a seguir para responder a questão.
Retrato
Eu não tinha
este rosto de hoje,
assim calmo,
assim triste, assim magro,
nem estes
olhos tão vazios,
nem o lábio
amargo.
Eu não tinha
estas mãos sem força,
tão paradas e
frias e mortas;
eu não tinha
este coração
que nem se
mostra.
Eu não dei
por esta mudança,
tão simples,
tão certa, tão fácil:
– Em que
espelho ficou perdida
a minha face?
(MEIRELES, Cecília. Retrato. In:
_____. Os melhores poemas de Cecília
Meireles. Seleção de Maria Fernanda. 11 ed. São Paulo: Global, 1999, p.
13).
6.
No poema Retrato,
a passagem do tempo é vista pelo eu lírico com: (1 ponto)
a)Tranqüilidade / saudosismo(saudade) b)Alegria / surpresa
c)Ansiedade / aceitação d)Insatisfação / tristeza
e) Indiferença /
surpresa
7.
Esse
texto é: (0,5 pontos)
( ) Literário,
pois provoca a emoção, a reflexão e o riso.
( ) Não
- Literário, pois passa somente a informação, sem provocar a emoção, a
reflexão e o riso.
8.
Na ultima frase do poema “– Em que espelho ficou perdida a
minha face?!”, nela se usa: (0,5 pontos)
( )
Denotação: sentido real ( ) Conotação:
sentido figurado
Leia a tirinha
abaixo e responda as questões propostas:
Disponível
em: <http://nossovestibular.blogspot.com/2010/07/mafalda-e-suas-ideias.html>. Acesso em 26/02/2011.
9.
O
que o pai de Mafalda está fazendo? (1
ponto)_______________________________
10. No 4º quadrinho, por que Mafalda
reclama com o pai? (1 ponto)_______________________________________________________________
11. O
efeito de humor foi um recurso utilizado pelo autor da tirinha para mostrar que
o pai de Mafalda: (1 ponto)
( ) revelou desinteresse na leitura do
dicionário.
( ) tentava
ler um dicionário, que é uma obra muito extensa.
( ) causou
surpresa em sua filha, ao se dedicar à leitura de um livro tão grande.
( ) queria
consultar o dicionário para tirar uma duvida, e não ler o livro, como sua filha
pensava.
( ) demonstrou que a leitura do dicionário
o desagradou bastante, fato que decepcionou muito sua filha.
12. Leia o texto abaixo e faça a cópia dos 2 primeiros parágrafos dele.
Obs. Use caneta azul ou preta. Use uma
folha avulsa ou o verso desta folha. Cuidado com a margem e o pingo do i. (1 ponto)
Cancioneiros
Medievais
As primeiras manifestações da
literatura portuguesa são textos em verso, as chamadas «cantigas», compostas na
maior parte por cultos trovadores que estavam radicados no Noroeste da
Península. As suas composições circularam dispersas Durante muitos anos até que
homens apaixonados da poesia as compilaram, organizando coleções, mais ou menos
completas, a que se dá o nome de «cancioneiros».
Chegaram
até nós o Cancioneiro da Ajuda , o Cancioneiro da Vaticana , o Cancioneiro
da Biblioteca Nacional e o Cancioneiro das Cantigas de Santa Maria
de Afonso X.
O
«Cancioneiro da Ajuda» ou do «Real Colégio dos Nobres», também conhecido como o
«Livro de Cantigas do Conde de Barcelos», é anônimo e o mais antigo,
provavelmente compilado na Corte portuguesa em fins do século XII. Contém 310
composições, quase todas de amor, anteriores a D. Dinis. É extremamente valioso
pela grafia e pela decoração, o que demonstra o caráter cantado, instrumentado
e mesmo coreográfico de parte das cantigas.
O Cancioneiro
da Vaticana encontra-se na Biblioteca do Vaticano. Tem 1205 composições, de
todos os tipos, e é um apócrifo ou cópia, realizada em Itália no século XVI
sobre o original que data provavelmente do século XIV. Foi descoberto no século
XIX.
O Cancioneiro
da Biblioteca Nacional (antigo Colocci-Brancutti) tem 1647 composições, de
todos os tipos; engloba trovadores dos reinados de D. Afonso III e de D. Dinis.
É o mais completo, contendo fragmentos de um Tratado de Poética.
D. Afonso X, o Sábio (1221-1284), além de rei de Castela e de Leão,
interessa-nos como trovador, autor de cantigas de amor e de notáveis cantigas
de escárnio e maldizer, e como organizador do único cancioneiro religioso
medieval, conhecido pelo nome de Cantigas de Santa Maria.
As
cantigas são o núcleo fundamental das 420 composições que se encontram nesta
coletânea, havendo ainda poemas dedicados às festas de Cristo e de Santa Maria.
As
cantigas, na versão definitiva do Cancioneiro, encontram-se, com a respectiva
música,em dois manuscritos da Biblioteca do Mosteiro do Escorial e num códice
guardado na Biblioteca de Florença. Têm um especial interesse como documento
sobre a vida, os costumes e a cultura da época e como documento linguístico.
Disponível em: <http://www.infopedia.pt/$cancioneiros-medievais>. Acesso em:
26/02/2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário