As questões de 01 a 05 deverão ser respondidas
com base na propaganda reproduzida abaixo:
01. Considerando-se
isso que
o Ministério da Saúde afirma, pode-se concluir:
A) Existem
adultos que compram cigarros em
estoque.
B) Não
se deve
dar cigarro
a quem não sabe tragar.
C)
Existem adultos
que dão
maus exemplos
a crianças.
D)
Não se
deve forçar
um menor de
idade a fumar.
02. A propaganda sugere
que é comum crianças
A) fumarem
menos de um maço por dia.
B)
tentarem imitar os
fumantes adultos.
C) adquirirem
o vício antes da fase ideal.
D) incentivarem
os pais a largar o vício.
03.
A ausência
do artigo AS diante do substantivo
CRIANÇAS possibilita
que o leitor conclua o seguinte:
A) Nem
toda criança
dá início ao
hábito de
fumar.
B) Criança
fuma sem autorização
do responsável.
C)
Nem toda criança continua
fumando após tornar-se adulta.
D) Criança
ansiosa começa
a fumar mais cedo que as outras.
04. Assim
como o ato de ADVERTIR é denominado ADVERTÊNCIA, o ato de
A) descuidar é denominado
descuidado.
B) benzer é denominado
benzedeira.
C)
capacitar
é denominado
capacidade.
D) perceber é denominado
percepção.
05. Equivale
ao sentido da locução
AO VEREM:
A) sempre
que vêem.
B) quando
vêem.
C)
tanto quanto
vêem.
D) conquanto
vêem.
As questões de 06 a 20 deverão ser respondidas
com base no texto seguinte:
QUANDO CHEGA A
HORA DE DECIDIR O FUTURO
Dr. Luiz Albert Py
Um período dramático na vida de quase todos os jovens começa quando se coloca
a questão
da escolha da profissão. São raros os que têm certeza do que querem fazer na vida, do
3 que pretendem ser [...] Os que já estão se preparando para cursar faculdade se perguntam qual seria a melhor escolha e como
saber o que decidir.
Antigamente, os pais procuravam interferir, tentando conseguir que os filhos preenchessem seus próprios
sonhos, principalmente quando
6 não realizados. Os pais viam os filhos
como fonte de satisfação para seus antigos desejos. Atualmente, isso é mais raro: a maioria das pessoas sabe
a importância de deixar que o outro
faça a escolha por si mesmo.
9 A grande dúvida é se a escolha deve ser feita
a partir de um desejo
ou vocação, ou se é melhor
escolher uma atividade que tenha
bom mercado de trabalho; escolher com o coração, ou com a cabeça. Acho que o fato de se ter facilidade para algum tipo de trabalho não deve ser
12 decisivo, a não ser que tal facilidade proporcione alegria e
satisfação. Também não acredito
na vantagem de a escolha ser
feita visando-se ao ganho de dinheiro. Creio que melhor é se escolher uma profissão como se escolhe um amor: com o coração. Quando trabalhamos
naquilo
15 de que gostamos, é mais fácil fazermos bem
feito. Quando trabalhamos bem, a perspectiva de ganharmos dinheiro
com o que fazemos é maior. Fazer
aquilo de que se gosta e
bem
feito é fonte de alegria
e felicidade.
Disponível em: <http://www.nlnp.net/index.html>. Acesso em: 02
fev. 2009. [Adaptado]
06. A idéia central
do texto é:
A) Prefere-se
atividade que
tenha mais
tradição no
mercado de
trabalho.
B) Muito
jovem acha
que, na
vida, é mais fácil optar por um curso profissionalizante.
C)
Deve-se escolher
uma profissão
com o coração, assim como se escolhe um amor.
D) Quem
executa bem
seu trabalho
ganha dinheiro
com muita
facilidade.
07. Estabelecendo-se
uma relação
entre o título e o texto, DECIDIR O FUTURO significa
A) optar
por uma profissão.
B) acatar
sugestões de pessoas
experientes.
C)
escolher sem
hesitação.
D) atender
a constantes apelos
dos parentes.
08. Com
base no texto, pode-se
afirmar:
A) Trabalhar
naquilo que
dá prazer traz
vantagens para
os pais e para os filhos.
B) Os
pais, antes,
conseguiam que
os filhos tomassem
decisões mais
acertadas.
C)
Os jovens
mais seguros
do que querem
fazer na
vida são
os pré-vestibulandos.
D) Hoje,
os pais já
interferem menos
nas escolhas
profissionais de
seus filhos.
09. Segundo
o texto,
A) a alegria e a felicidade resultam do dinheiro que se consegue com a profissão.
B) é importante, nos dias atuais, que ainda se consulte alguém sobre qual a melhor escolha.
C)
a facilidade
para o desenvolvimento de um trabalho é garantia de satisfação
profissional.
D)
era mais
comum, há
algum tempo,
que pais
tentassem projetar-se
nos filhos.
10.
No texto, é sinônimo de DIFÍCIL:
A) grande
(linha 9).
B)
dramático (linha
1).
C)
feito (linha
16).
D) maior
(linha 16).
Leia o período abaixo para responder às questões
11 e12.
11.
Ter certeza de
é o mesmo que
A) estar
disposto. C) estar
convicto.
B) estar
disponível. D) estar
concentrado.
12.
Se o período fosse
reescrito no singular, mantendo-se o presente do
indicativo, as formas verbais sublinhadas
passariam a:
A) É – tem – quer – pretende
B) É – têm – quer – pretende
C) É – teria – queria
– pretenda
D)
É – teve – queria – pretenda
13.
Seria correta a substituição da palavra QUASE (linha 1)
pela palavra
A) praticamente. C) particularmente.
B) precisamente. D) persistentemente.
14.
Na linha 3,
a palavra PARA exprime
A) esforço. C) estudo.
B) preparo. D) propósito.
15.
Na linha
3, a palavra sublinhada
indica que os jovens fazem a pergunta
A) àqueles
em quem eles realmente
confiam.
B)
a eles mesmos.
C) àqueles
que desejam entrar na
faculdade.
D)
a seus familiares.
16.
Nas linhas
5 e 6, as palavras
sublinhadas referem-se aos
A) sonhos. C) pais.
B) filhos. D) desejos.
17. No
lugar da
locução A NÃO SER QUE
(linha 12),
seria correto
o emprego de:
A) antes
que. C) a fim de que.
B) a menos que. D) até que.
18.
No texto,
são palavras
que introduzem
opiniões do
locutor:
A) Acho
(linha 11) – acredito (linha 12) – Creio (linha 13).
B)
certeza (linha 2)
– escolha (linha 8)
– vocação (linha
9).
C) Antigamente
(linha 4)
– principalmente (linha
5) – Atualmente
(linha 7).
D)
desejo (linha 9)
– facilidade (linha 12)
– ganho (linha 13).
19.
O período
SABE A IMPORTÂNCIA DE DEIXAR
QUE O OUTRO FAÇA [...] aparece corretamente reescrito na opção:
A) sabe
a importância de o outro deixar que faça.
B)
sabe a importância de o outro deixar fazer.
C) sabe
ser importante o outro deixar que faça.
D) sabe
que é importante deixar o outro fazer.
20.
Na oração A MAIORIA DAS
PESSOAS SABE [...], o padrão
culto da língua admite
a concordância do verbo com o sujeito tanto no singular
como no plural.
A concordância do verbo com o sujeito também pode
ser feita no singular ou no plural, facultativamente, na oração:
A) Nenhum
dos candidatos concluíram o ensino
superior.
B) Todo
o pessoal elogiaram as provas do concurso.
C) Grande
parte dos candidatos gostaram das
provas.
D)
Centenas de trabalhadores
comprovaram ter experiência.
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