Veja a
tela abaixo de E.D. Siffert, denominada Imaginação.
- No
centro dessa ilustração, observa-se uma menina atenta à leitura de um
livro. Que tipo de livro ela estaria lendo com tanto interesse? (1 ponto)
a)
De política, por causa
do mago.
b)
De contos de fadas,
por causa da fada, duende, unicórnio, dragão, mago.
c)
De filosofia, por
causa do mundo real.
d)
Todas as respostas.
- Marque a atitude da fada e do duende na
ilustração. (1 ponto)
a)
Ela tenta tirar a atenção da menina que está
lendo.
b)
Ela tenta ajudar a
menina na leitura.
c)
Ela tenta limpar o
livro que está empoeirado.
d)
Todas as respostas.
- Qual
é o papel que a imaginação desempenha na nossa vida? (1 ponto)
a)
Ela não tem utilidade.
b)
Ela é chata e não
acontece nada.
c)
Ela não influencia em
nada do cotidiano e da vida diária.
d)
Ela ajuda entender
melhor o mundo, além de conhecer outros novos mundos através da leitura.
- Qual
é o tipo de linguagem (verbal ou não verbal) usada na tela Imaginação? (1 ponto)
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AS AVENTURAS DE TOM SAWYER
Esta é uma narrativa
divertida que conta as aventuras de um garoto traquina que sabe ser solidário.
As aventuras não são poucas: caças a tesouros, visitas noturnas a cemitérios,
perseguições de bandidos e até uma enrascada em uma caverna. A grande marca desse
personagem é a astúcia e esperteza empregada s para se livrar das situações perigosas
em que se envolve. Mesmo considerado rebelde por infringir algumas regras, ele sempre
procura uma saída que não prejudique ninguém. Por esta e outras características
que cabe a você descobrir, Tom Sawyer é considerado um herói entre os leitores.
Leia o texto abaixo:
[...]
No dia seguinte, Tom e Huck marcaram um
encontro, pois tinham muito para conversar. Através do sr. Jones e da viúva Douglas,
Huck inteirou-se de todas as aventuras vividas por Tom e Becky. –Tom, não encontrei o tesouro no quarto número
dois... Só garrafas de uísque.
–E nem poderia encontrar, Huck, pois este
tesouro nunca esteve no quarto... Está na caverna! –Como? –Hucky levou um susto.
–Você me ajuda atirá-lo de lá? –É claro que ajudo! Mas não quero me perder na caverna...
Ainda estou bem fraco, como pode ver... –Sei
de outra entrada, Hucky... Foi por lá que eu e Becky saímos. Ninguém a conhece,
posso garantir. Vamos precisar de pão, duas sacolas, velas, fósforos, linha de pipa.
Tão logo arrumaram as provisões, os meninos saíram embusca de um bote. Tom e Hucky
colocaram tudo dentro e desceram o rio. Nas
proximidades da caverna, Tom apontou o local onde deviam atracar. Por sorte, havia
feito uma marca junto a um deslizamento de terra. Atrás da moita! –ele entrou
no buraco e Hucky seguiu atrás. O primeiro teve o cuidado de amarrar a ponta da
linha numa pedra, à entrada do buraco, para garantir retorno. Passaram
silenciosamente por galerias, pela nascente onde ele e Becky ficaram até
alcançarem o corredor que levava ao declive. –Foi lá que avistei Índio Joe!
–Tom ergueu a vela para iluminar melhor o local. –Consegue ver a cruz com cera
de vela na parede da caverna?
–Sim, consigo! –Veja agora onde está o
número dois... Embaixo da cruz, Hucky. Exatamente onde vi Índio Joe com a vela!
–Vamos embora daqui! –Huckleberry exclamou , com medo de que o fantasma do índio
viesse assombrá-los. –E deixar o tesouro? Nunca! A cruz tem o poder de espantar
fantasmas... Índio Joe não voltaria aqui– Tom convenceu o amigo que deviam ficar para procurar
o dinheiro. Depois de descer e examinar mais de perto, viram pegadas no barro e
alguns tocos de vela. Decidiram então cavar bem ali, embaixo da fenda da rocha.
Após alguns minutos, encontraram uma tábua. Ao removê-la, descobriram uma pequena entrada, que os conduziu a um esconderijo...
–A caixa do tesouro! –os dois exclamaram ao mesmo tempo. –Estamos ricos! –Nós
conseguimos! Tom e Huck descobriram também duas pistolas, três sapatos e um
cinto de couro. Mas nada disso os interessou. Tiraram as moedas da pesada
caixa, distribuindo-as nas duas sacolas. Deixaram a caverna e olharam em volta
para ver se alguém os tinha visto. Só então entraram no barco e remaram de
volta ao vilarejo, ao anoitecer. Lá chegando, Tom pegou emprestada uma carriola
para transportar as sacolas. Para que ninguém percebesse, cobriram-nas com
sacos velhos. –O melhor lugar para esconder o dinheiro é o depósito de madeira
da viúva Douglas! –Tom decidiu, com apoio de Hucky. Mas, ao passarem nas
proximidades da casa do Sr. Jones, a caminho da casa da viúva, ele os avistou.
–Meninos! Está cheio de gente querendo ver vocês lá na casa da viúva Douglas!
Puxa, estão carregando algo bem pesado! Tijolos? –ele aproximou-se, curioso.
[...]
TWAIN, Mark. As aventuras de Tom Sawyer = The adventures of Tom Sawyer. Adaptação e tradução
Telma Guimarães. São Paulo, Editora do Brasil, 2009
- Identifique, neste
pequeno trecho lido anteriormente da narrativa, os elementos de uma
narração: (2 pontos)
Personagens:
________________________________________________________________________________
Local:
________________________________________________________________________________
Tempo (psicológico – ideia de tempo -
ou cronológico – contado em relógio) :
________________________________________________________________________________
Narrador:
(
) Personagem – 1ª pessoa (participa da história)
( ) Observador – 3ª pessoa (conta os
fatos da história).
Leia o texto e
responda:
Disponível em: <http://amocearamirim.zip.net/>.
Acesso em: 18 de mar de 2012.
- De
acordo com o texto acima (verbal e não verbal), responda: O texto aborda
que temática (assunto): (1
ponto)
a)
Ambiental
b)
Político
c)
Bélico
(guerra)
d)
Filosófico.
e)
Artístico.
7.
Na
frase: “O desperdício pode ser a gota d’água”, usa-se: Denotação (sentido real
da palavra) ou Conotação (sentido figurado)? (1
ponto)
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Veja o texto abaixo
(não é necessário ler a História em Quadrinhos) e responda o que se pede:
As Historias em
quadrinhos (HQs), como o nome
diz, é uma historia contada em forma de imagens e, em geral, também por
palavras, que aparecem dentro de balões.
- CIRCULE as onomatopeias (sons da natureza) – se
houver - na História em Quadrinhos. Obs. Se não houver, escreva Não há
onomatopeias. (1 ponto)
9.
Qual
é o tipo de balão (fala, pensamento, grito) encontrado na História em
Quadrinhos lida anteriormente?
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