Para responder às questões, leia o texto a seguir.
Texto I
Remorso
BILAC, Olavo. Melhores poemas de Olavo Bilac/Seleção
de Marisa Lajolo. 4ª ed. São Paulo: Global, 2003, p. 106. (Melhores poemas: 16)
Às vezes, uma dor me desespera. . .
Nestas ânsias e dúvidas em que ando,
Cismo e padeço, neste outono, quando
Calculo o que perdi na primavera.
Versos e amores sufoquei calando,
Sem os gozar numa explosão sincera. . .
Ah! mais cem vidas! com que ardor quisera
Mais viver, mais penar e amar cantando!
Sinto o que esperdicei na juventude;
Choro, neste começo de velhice,
Mártir da hipocrisia ou da virtude,
Os beijos que não tive por tolice,
Por timidez o que sofrer não pude,
E por pudor os versos que não disse!
1. No poema, o eu lírico (2
pontos)
a) revela a frustração de não
ter vivido plenamente a sua mocidade.
b) sente-se infeliz por ter
chegado à velhice.
c) considera-se mártir da
hipocrisia, por ter revelado sentimentos não verdadeiros.
d) mostra-se fracassado por
não ter amado ninguém.
e) lamenta não ter sido um
poeta, por lhe faltar inspiração.
2. Considerando os recursos, é
correto afirmar que esse poema (2 pontos)
a) enquadra-se tipicamente no
estilo de uma descrição objetiva da realidade vivida pelo eu lírico.
b) aproxima-se das confissões
de seu estado de alma.
c) afasta-se radicalmente,
traduzindo uma preocupação excessiva com o rigor formal.
d) apresenta preocupações
espirituais e religiosas do eu lírico diante da vida.
e) traduz uma característica
voltada para a supervalorização da forma em detrimento do conteúdo do texto.
UFPB/PRG/COPERVE PSS-2010
3. Nos versos “Cismo e
padeço, neste outono, quando/Calculo o que perdi na primavera”,
os termos destacados (1,5 pontos)
a) referem-se,
denotativamente, às estações do ano, que são marcadas por características bem
específicas.
b) expressam fases da vida do eu
lírico, apresentadas por meio de antítese.
c) constituem exemplos de
metonímias, expressando, respectivamente, a velhice e a juventude.
d) referem-se às etapas da
vida do eu lírico, representadas pelo eufemismo.
e) são usados de forma
conotativa apenas para satisfazer as exigências da estética da poesia.
As questões de números 4 a 6 baseiam-se
nos versos de Mário
de Andrade.
Texto II
A meditação sobre o Tietê
Água do meu Tietê,
Onde me queres levar?
– Rio que entras pela terra
E que me afastas do mar...
É noite. E tudo é noite. Debaixo do arco admirável
Da Ponte das Bandeiras o rio
Murmura num banzeiro de água pesada e oliosa.
É noite e tudo é noite. Uma ronda de sombras,
Soturnas sombras, enchem de noite de tão vasta
O peito do rio, que é como si a noite fosse água,
Água noturna, noite líquida, afogando de apreensões
As altas torres do meu coração exausto. (...)
4. Nos
versos de Mário de Andrade, é possível identificar termos escritos
em desacordo com a ortografia oficial, numa tentativa de
aproximar a língua escrita da língua falada. As palavras que
comprovam essa afirmação são: (1,5 pontos)
(A) queres e entras. (B)
debaixo e banzeiro. (C) oliosa e si.
(D) Soturnas e líquida. (E)
altas e exausto.
5
. Chama-se personificação a figura de linguagem em que se atribuem
a seres inanimados características próprias de seres animados.
Nos versos, é um exemplo de personificação: (1,5 pontos)
(A) ... o rio / Murmura num banzeiro... (B) É noite.
(C) As altas torres do meu coração exausto. (D) ... que é como si a noite fosse
água...
(E) E tudo é noite.
6 . Observe
os versos:
Água do meu Tietê, Onde me queres levar?
A expressão Água do meu Tietê funciona como
(1,5 pontos)
(A) complemento verbal, já que o verbo levar não tem sentido completo.
(B) adjunto adverbial, já que sua função é indicar o local onde
ocorre o diálogo.
(C) aposto, já que as informações explicam o que ocorre no rio
Tietê.
(D) vocativo, já que estabelece o diálogo entre o eu lírico e a água
do rio.
(E) sujeito, já que concorda com o verbo da oração – queres levar.
Instituto
Nossa Senhora da Conceição
Disciplina:
Língua Portuguesa e Produção Textual
Professor:
Marconildo Viegas Período:
matutino
Aluno
(a): _______________________________________ Serie: 8º ano
Obs. As questões
objetivas não podem ser rasuradas. A rasura ANULA a questão. Pense antes de
marcar.
Recuperação da Avaliação de Aprendizagem do 4º
bimestre
TEXTO
A adolescência
Contardo Calligaris
Nossos adolescentes amam, estudam, brigam, trabalham. Batalham com seus
corpos, que se esticam e se transformam. Lidam com as dificuldades de _________
no quadro complicado da família moderna.
Como se diz hoje, eles se procuram e eventualmente se acham. Mas, além
disso, eles precisam lutar com a adolescência, que é uma criatura um pouco
monstruosa, sustentada pela imaginação de todos, adolescentes e pais. Um mito,
inventado no começo do século 20, que vingou sobretudo depois da Segunda Guerra
Mundial.
A adolescência é o prisma pelo qual os adultos olham os adolescentes e
pelo qual os próprios adolescentes se contemplam. Ela é uma das formações
culturais mais poderosas de nossa época.
Objeto de inveja e de medo, ela dá forma aos sonhos de liberdade ou de
evasão dos adultos e, ao mesmo tempo, a seus pesadelos de violência e desordem.
Objeto de admiração e _________, ela é um poderoso argumento de
marketing e, ao mesmo tempo, uma fonte de desconfiança e _________ preventiva.
Adaptado (http://www1.folha.uol.com.br/folha/publifolha/ult10037u351920.shtml)
acessado em 28/05/2009
1. Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente os
espaços de linha contínua no texto. (0,5 pontos)
a) crescer – ojeriza – repressão b) crecer – ojeriza
– repreção
c) crescer – ogeriza – represção d) crecer – ogerisa –
repreção
e) crescer – ojerisa – repressão
2. O texto, um excerto do 1° capítulo do livro “A Adolescência” de Contardo
Calligaris, tem por finalidade (1,5 pontos)
a) convencer. b) pesquisar. c) explicar. d) alertar. e) instruir.
3. A expressão “Batalham com seus corpos”, no 1° parágrafo do texto,
significa que os jovens (1,5 pontos):
a) revoltam-se com sua aparência. b)
lutam empregando sua força física.
c) impõem-se aos demais através de lutas corporais. d) enfrentam as mudanças que seus
corpos sofrem. e)
sentem-se monstruosos.
4.
60 NUM BAR.
70 SAIR
100 PAGAR;
A polícia diz:
20 BUSCAR
Esta é uma mensagem que se lê, com freqüência, em vidros de párabrisa de
automóveis. Assinale a alternativa correta. (1,5 pontos)
a) Ela não se constitui como texto, pois nada significa: há números ao lado
de expressões da língua portuguesa sem qualquer relação.
b) Trata-se de um texto verbal coerente, que se manifesta através de
números e palavras, os quais, na escrita, provocam estranheza, mas, lidos,
cumprem sua função comunicativa.
c) Constitui-se como um texto não-verbal, escrito, com signos lexicais e
numéricos, mas sem qualquer aceitação, devido à ambigüidade de sentido.
d) Não se constitui como texto, pois o jogo arbitrário de números e
palavras a transforma num código sem acesso interpretativo.
e) Trata-se de um texto verbal, escrito, com sentido, porém agramatical,
pois não usa veiculadores de ligação para estabelecer coesão e coerência.
5. Considerando as formas verbais destacadas no fragmento “Vá enchendo a
maleta. Comporte-se com naturalidade. Estou segurando uma arma.
Obrigado.” (linhas 1 e 2), é correto afirmar: (1,5 pontos)
a) “Vá enchendo” indica uma sugestão. b) “Vá enchendo” enuncia um
apelo.
c) “Comporte-se” expressa uma súplica. d) “Comporte-se”
expressa uma ordem.
e) “Estou segurando” indica uma ação concluída.
6. O termo destacado no fragmento “Embora não houvesse
reciprocidade, minha cara-metade foi gentil.” (linha 10) pode ser
substituído, sem alteração de sentido, por: (1 ponto)
a) Quando b) Porque c) À medida que d) Ainda que e) Conforme
7. “Um, dois, três lampiões, acende e continua
Outros mais a acender imperturbavelmente,
À medida que a noite aos poucos se acentua E a palidez da lua apenas se pressente
A oração destacada dá uma ideia de: (1 ponto)
( )
proporção ( ) concessão ( ) tempo ( ) condição
8. Qual o valor da frase “Eu o exasperava
tanto que se tornara doloroso para mim, ser o objeto do ódio daquele homem”.
(1 ponto)
( )
explicação ( ) conseqüência
( ) causa
Pontuação extra.
Faça uma redação com, no mínimo, 15 linhas,
respondendo a seguinte questão: “Por que a língua portuguesa é importante na
vida das pessoas”. Letra legível. Use uma folha extra, se necessário. Use
Caneta azul ou preta.
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