PROPOSTA DE REDAÇÃO
A Convenção-Quadro da OMS para o Controle do Tabaco determina, em seu artigo 12, que os países viabilizem o amplo acesso da população à programas de educação e conscientização sobre os riscos que o consumo e a exposição à fumaça do tabaco acarretam à saúde.
No Brasil, o Programa Nacional de Controle do Tabagismo segue um modelo onde ações educativas, de comunicação, de atenção à saúde, juntamente com ações legislativas e econômicas, se potencializam para prevenir a iniciação do tabagismo, promover sua cessação pelos fumantes e proteger a população dos riscos do tabagismo passivo. Uma das estratégias essenciais para o alcance desses resultados tem sido a rede de parcerias junto às Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, outros setores do Ministério da Saúde e do governo, e organizações da sociedade civil.
As ações educativas articuladas pelo programa se dividem em dois grupos: informação e mobilização da população sobre os malefícios do tabagismo; capacitação de profissionais de saúde e educação para o gerenciamento e desenvolvimento de ações de controle do tabaco em suas redes de atuação, governamentais ou não.
As ações educativas voltadas para informar e mobilizar a população acontecem tanto de forma pontual, por meio de campanhas em datas específicas, como de forma contínua. Além das duas principais datas alusivas ao controle do tabaco como o Dia Mundial sem Tabaco (31 de maio) e o Dia Nacional de Combate ao Fumo (29 de agosto), são essenciais as ações contínuas que comunicam de forma mais eficaz informações, problemas e contextos concretos do cidadão, apoiando-o em suas escolhas para a adoção de novas atitudes e comportamentos favoráveis a uma vida saudável.
Dentre as ações educativas contínuas destaca-se o Programa Saber Saúde desenvolvido especificamente para escolas, e que tem como proposta metodológica uma abordagem multi e interdisciplinar, trabalhando sob a ótica da promoção da saúde de forma continuada em todas as séries, disciplinas e atividades da escola. Seu objetivo é o de contribuir na formação de cidadãos responsáveis e críticos, capazes de decidir sobre a adoção de estilos de vida saudáveis, com responsabilidade social e sobre o meio ambiente, dentro de uma concepção mais ampla de saúde.
Como um programa de educação para a saúde a ser desenvolvido nas escolas, tem no professor o profissional melhor qualificado para a ação direta com os alunos, estimulando ainda a construção de interfaces com os diversos setores da sociedade envolvidos em processos educativos junto a diferentes segmentos de público – em particular, junto à população infanto-juvenil.
Além do Saber Saúde, parcerias com diferentes instituições têm sido fortalecidas ao longo dos anos, no sentido de inserir o tema tabagismo na grade curricular de diferentes instituições de ensino, ou ainda como tema transversal em cursos nível superior, profissionalizantes ou de pós-graduação.
Disponível em: <Educação e Conscientização - Observatório da Política Nacional de Controle do Tabaco | INCA - Instituto Nacional de Câncer>. Acesso em 12 de jun de 2022.
Texto II
A promoção e o marketing de produtos derivados do tabaco junto ao público jovem são essenciais para que a indústria do fumo consiga manter e expandir suas vendas. O tabaco é a segunda droga mais consumida entre os jovens no mundo e no Brasil, e isso se deve às facilidades e estímulos para obtenção do produto, entre eles o baixo custo. A isso se somam a promoção e publicidade, que associam o tabaco às imagens de beleza, sucesso, liberdade, poder, inteligência e outros atributos desejados especialmente pelos jovens.
A divulgação dessas idéias ao longo dos anos tornou o hábito de fumar um comportamento socialmente aceitável e até positivo. A prova é que 90% dos fumantes começam a fumar antes dos 19 anos de idade. Seduzir os jovens faz parte de uma estratégia adotada por todas as companhias de tabaco visando reabastecer as fileiras daqueles que deixam de fumar ou morrem, por outros consumidores que serão aqueles regulares de amanhã.
Nos arquivos secretos de grandes empresas transnacionais do tabaco, finalmente revelados durante uma ação judicial movida contra elas por estados norte-americanos, crianças e jovens são descritos como “reservas de reabastecimento” e um dos principais alvos estratégicos, devendo se tornar dependentes do cigarro ainda cedo. Além disso, os documentos comprovam que, apesar de a indústria do tabaco se posicionar publicamente de uma forma, suas verdadeiras intenções são opostas.
Confira alguns exemplos:
“Eles representam o negócio de cigarros amanhã. À medida que o grupo etário de 14 a 24 anos amadurece, ele se tornará a parte chave do volume total de cigarros, no mínimo pelos próximos 25 anos.” J. W. Hind, R.J. Reynolds Tobacco, internal memorandum, 23rd January 1975
Texto III
- O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado. O mesmo não será corrigido.
- O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
- A redação deve conter, no mínimo, 15 (quinze) linhas escritas.
- A redação que fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo (opinião) – argumentativo (argumentos) receberá nota zero.
- A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.
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