sábado, 11 de junho de 2022

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO - ORAÇÃO COORDENADA

 Leia o texto abaixo e responda o que se pede:

LEMBRANÇA DO MUNDO ANTIGO

Clara passeava no jardim com as crianças.
O céu era verde sobre o gramado,
a água era dourada sob as pontes,
outros elementos eram azuis, róseos, alaranjados,
o guarda-civil sorria, passavam bicicletas,
a menina pisou a relva para pegar um pássaro,
o mundo inteiro, a Alemanha, a China, tudo era tranquilo em redor de Clara.

As crianças olhavam para o céu: não era proibido.
A boca, o nariz, os olhos estavam abertos. Não havia perigo.
Os perigos que Clara temia eram a gripe, o calor, os insetos.
Clara tinha medo de perder o bonde das 11 horas,
esperava cartas que custavam a chegar,
nem sempre podia usar vestido novo. Mas passeava no jardim, pela manhã!!!
Havia jardim, havia manhãs naquele tempo.

(CARLOS DRUMMOND DE ADRADE - poesia publicada em 1940)

1. Qual é a temática/assunto do texto?

2. Nesse texto, escreva 3 frases coordenadas.

3. Escreva um período simples.

4. Escreva uma oração coordenada sindética aditiva.

5. Escreva no plural a seguinte frase "[...] o guarda-civil sorria"

6. Cite duas orações coordenadas assindéticas.

7. Escreva das orações sem sujeito.


Atividades encontradas também na internet.


1) Sabe-se que o pronome demonstrativo localiza o substantivo no tempo e no espaço, em relação às pessoas do discurso.

No verso “ Havia jardins, havia manhãs naquele tempo!!!”, que tempo é indicado pelo pronome demonstrativo?


a) passado próximo
b) passado remoto
c) passado descontínuo
d) passado ininterrupto
e) passado intermitente

2) A escolha do nome da personagem foi  intencional. Por quê?

a) Para solidificar que paisagens antigas não existem mais.

b) Porque o nome Clara possui sonoridade semelhante às palavras do texto.
c) Para desvendar a paisagem de um mundo irreal.
d) Porque o autor quis estabelecer uma estreita relação entre o nome Clara e a luminosa paisagem matinal.
e) Porque era a maneira de fomentar a infância na memória das pessoas.

3) Considerando que esse poema foi escrito em 1940, é coerente afirmar que:


a) o poema trata a sinestesia nas entrelinhas, pois visão e tato se complementam nos versos.
b) o poema retrata os perigos do mundo antigo como crítica aos perigos dos dias atuais.
c) o autor trata o poema como uma contradição: busca relembrar um passado irreal.
d) o autor demonstra preocupação com o mundo antigo, expressas por meio de eufemismos.
e) o poema apresenta uma antítese: os perigos banais do poema e os perigos ameaçadores da Segunda Guerra.

4) “ Os perigos que Clara temia eram a gripe, o calor, os insetos.” O termo que estabelece concordância com a forma verbal  temia é Clara. Temer é verbo transitivo direto. Qual seu objeto direto?

a) perigos

b) calor
c) que
d) os
e) gripe

5) Clara “nem sempre podia usar vestido novo. Mas passeava no jardim, pela manhã!!!” A palavra que melhor representa a mensagem desse trecho é:

a) compaixão
b) liberdade
c) empatia
d) autonomia
e) atrevimento

6) Nos quatro primeiros versos, o eu lírico destacou o colorido que havia na natureza. O que poderia ter causado a alteração desse colorido?


a) metaforicamente, a cor sombria da destruição e da morte provocada pela guerra.
b) no sentido literal, a industrialização mundial, notadamente a alemã.
c) a revolução industrial iniciada de maneira pioneira na China a partir da segunda metade do século XVIII.
d) metaforicamente, a poluição causada pelo imenso quantitativo de fábricas nas cidades.
e) a morte provocada pela derrota dos países aliados na Segunda Guerra.

7) Observe o verso "Os perigos que Clara temia eram a gripe, o calor, os insetos". Os perigos a que o
eu lírico se refere, no mundo de Clara, poderiam ser o surto da gripe espanhola, que matou muita gente em 1918, o calor tropical, os insetos que transmitiam doenças. Considerando que o poema foi escrito em 1940, no contexto da grande guerra, que perigos o eu lírico poderia ter de enfrentar?

a) as interferências de governos aliados no governo brasileiro.
b) o letramento da população e a escassez de vagas na educação pública.
c) a invisibilidade do Brasil no cenário internacional.
d) os embargos econômicos sofridos pelo Brasil em virtude de sua participação na Guerra.
e) as repercussões da guerra no Brasil e sua participação efetiva nela, assim como a possível escassez de alimentos, a globalização total da guerra.

8) No último verso, o que podem representar as manhãs?


a) a impossibilidade de caminhar debaixo de chuvas
b) o retorno à mesmice.
c) a esperança de um recomeço.
d) expectativa de um passeio descompromissado.
e) crença em dias ensolarados.

9) A escolha dos países citados no poema não foi ocasional. Assinale a alternativa que corrobora essa afirmação.


a) China e Alemanha foram os países líderes dos blocos da Segunda Guerra.
b) Esses países travaram entre si uma batalha econômica no período da guerra.
c) China e Alemanha pertenceram aos blocos dos Aliados e do Eixo respectivamente.
d) Ambos os países brigavam pela hegemonia bélica durante a guerra.
e) Esses países encerraram a Segunda Guerra após a rendição japonesa.

10) A alternativa que possui a mesma estrutura sintática do verso “...tudo era tranquilo...” é:


a) “...havia manhãs naquele tempo”
b) “Clara tinha medo...”
c) “A menina pisou a relava...”
d) “...os olhos estavam abertos.”
e) “Mas passeava no jardim,...”

                                                                       Referência: Nicola, José de Atividade e Criatividade


GABARITO

1) B

2) D

3) E

4) C

5) B

6) A

7) E

8) C

9) C

10) D

Fonte: LEMBRANÇA DO MUNDO ANTIGO Carlos Drummond de Andrade (sointerpretacao.blogspot.com)



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