Leia o texto abaixo e responda o que se pede:
O céu era verde sobre o gramado,
a água era dourada sob as pontes,
outros elementos eram azuis, róseos, alaranjados,
o guarda-civil sorria, passavam bicicletas,
a menina pisou a relva para pegar um pássaro,
o mundo inteiro, a Alemanha, a China, tudo era tranquilo em redor de Clara.
As crianças olhavam para o céu: não era proibido.
A boca, o nariz, os olhos estavam abertos. Não havia perigo.
Os perigos que Clara temia eram a gripe, o calor, os insetos.
Clara tinha medo de perder o bonde das 11 horas,
esperava cartas que custavam a chegar,
nem sempre podia usar vestido novo. Mas passeava no jardim, pela manhã!!!
Havia jardim, havia manhãs naquele tempo.
(CARLOS DRUMMOND DE ADRADE - poesia publicada em 1940)
1. Qual é a temática/assunto do texto?
2. Nesse texto, escreva 3 frases coordenadas.
3. Escreva um período simples.
4. Escreva uma oração coordenada sindética aditiva.
5. Escreva no plural a seguinte frase "[...] o guarda-civil sorria"
6. Cite duas orações coordenadas assindéticas.
7. Escreva das orações sem sujeito.
Atividades encontradas também na internet.
1) Sabe-se que o pronome demonstrativo localiza o substantivo no tempo e no espaço, em relação às pessoas do discurso.
No verso “ Havia jardins, havia manhãs naquele tempo!!!”, que tempo é indicado pelo pronome demonstrativo?
a) passado próximo
b) passado remoto
c) passado descontínuo
d) passado ininterrupto
e) passado intermitente
2) A escolha do nome da personagem foi intencional. Por quê?
a) Para solidificar que paisagens antigas não existem mais.
b) Porque o nome Clara possui sonoridade semelhante às palavras do texto.c) Para desvendar a paisagem de um mundo irreal.
d) Porque o autor quis estabelecer uma estreita relação entre o nome Clara e a luminosa paisagem matinal.
e) Porque era a maneira de fomentar a infância na memória das pessoas.
3) Considerando que esse poema foi escrito em 1940, é coerente afirmar que:
a) o poema trata a sinestesia nas entrelinhas, pois visão e tato se complementam nos versos.
b) o poema retrata os perigos do mundo antigo como crítica aos perigos dos dias atuais.
c) o autor trata o poema como uma contradição: busca relembrar um passado irreal.
d) o autor demonstra preocupação com o mundo antigo, expressas por meio de eufemismos.
e) o poema apresenta uma antítese: os perigos banais do poema e os perigos ameaçadores da Segunda Guerra.
4) “ Os perigos que Clara temia eram a gripe, o calor, os insetos.” O termo que estabelece concordância com a forma verbal temia é Clara. Temer é verbo transitivo direto. Qual seu objeto direto?
a) perigos
b) calorc) que
d) os
e) gripe
5) Clara “nem sempre podia usar vestido novo. Mas passeava no jardim, pela manhã!!!” A palavra que melhor representa a mensagem desse trecho é:
b) liberdade
c) empatia
d) autonomia
e) atrevimento
6) Nos quatro primeiros versos, o eu lírico destacou o colorido que havia na natureza. O que poderia ter causado a alteração desse colorido?
a) metaforicamente, a cor sombria da destruição e da morte provocada pela guerra.
b) no sentido literal, a industrialização mundial, notadamente a alemã.
c) a revolução industrial iniciada de maneira pioneira na China a partir da segunda metade do século XVIII.
d) metaforicamente, a poluição causada pelo imenso quantitativo de fábricas nas cidades.
e) a morte provocada pela derrota dos países aliados na Segunda Guerra.
7) Observe o verso "Os perigos que Clara temia eram a gripe, o calor, os insetos". Os perigos a que o
eu lírico se refere, no mundo de Clara, poderiam ser o surto da gripe espanhola, que matou muita gente em 1918, o calor tropical, os insetos que transmitiam doenças. Considerando que o poema foi escrito em 1940, no contexto da grande guerra, que perigos o eu lírico poderia ter de enfrentar?
a) as interferências de governos aliados no governo brasileiro.
b) o letramento da população e a escassez de vagas na educação pública.
c) a invisibilidade do Brasil no cenário internacional.
d) os embargos econômicos sofridos pelo Brasil em virtude de sua participação na Guerra.
e) as repercussões da guerra no Brasil e sua participação efetiva nela, assim como a possível escassez de alimentos, a globalização total da guerra.
8) No último verso, o que podem representar as manhãs?
a) a impossibilidade de caminhar debaixo de chuvas
b) o retorno à mesmice.
c) a esperança de um recomeço.
d) expectativa de um passeio descompromissado.
e) crença em dias ensolarados.
9) A escolha dos países citados no poema não foi ocasional. Assinale a alternativa que corrobora essa afirmação.
a) China e Alemanha foram os países líderes dos blocos da Segunda Guerra.
b) Esses países travaram entre si uma batalha econômica no período da guerra.
c) China e Alemanha pertenceram aos blocos dos Aliados e do Eixo respectivamente.
d) Ambos os países brigavam pela hegemonia bélica durante a guerra.
e) Esses países encerraram a Segunda Guerra após a rendição japonesa.
10) A alternativa que possui a mesma estrutura sintática do verso “...tudo era tranquilo...” é:
a) “...havia manhãs naquele tempo”
b) “Clara tinha medo...”
c) “A menina pisou a relava...”
d) “...os olhos estavam abertos.”
e) “Mas passeava no jardim,...”
Referência: Nicola, José de Atividade e Criatividade
GABARITO
1) B
2) D
3) E
4) C
5) B
6) A
7) E
8) C
9) C
10) D
Fonte: LEMBRANÇA DO MUNDO ANTIGO Carlos Drummond de Andrade (sointerpretacao.blogspot.com)
Nenhum comentário:
Postar um comentário