quarta-feira, 22 de junho de 2022

TESTE LITERATURA ENSINO MÉDIO - TROVADORISMO

 






Leia o texto e responda o que se pede:

 

A ARTE DE SER FELIZ

Cecília Meireles

 

HOUVE um tempo em que a minha janela se abria sobre uma cidade que parecia feita de giz. Perto da janela havia um pequeno jardim seco. Era uma época de estiagem, de terra esfarelada, e o jardim parecia morto. Mas todas as manhãs vinha um pobre homem com um balde e em silêncio, ia atirando com a mão umas gotas de água sobre as plantas. Não era uma regra: era uma espécie de aspersão ritual, para que o jardim não morresse. E eu olhava para as plantas, para o homem, para as gotas de água que caíam de seus dedos magros e meu coração ficava completamente feliz. MAS, quando falo dessas pequenas felicidades certas, que estão diante de cada janela, uns dizem que essas coisas não existem, outros que só existem diante das minhas janelas e outros, finalmente, que é preciso aprender a olhar, para poder vê-las assim.

Disponível em: <http://natrodrigo.wordpress.com/category/cecilia-meireles/>. Acesso em 18 de mar de 2012.

 

1.No verso: “HOUVE um tempo em que a minha janela se abria sobre uma cidade que parecia feita de giz”. Por que a cidade parecia ser de giz?

________________________________________________________________________________________________________________________

 

Leia o texto e responda:

 

Ele chamou os hobbits. Olhou gravemente para Frodo.

 — Chegou a hora. — disse ele.

 — Se o Anel deve partir, é preciso que vá agora. Mas os que o acompanham não devem confiar em que sua missão seja facilitada por alguma guerra ou força. Devem entrar no domínio do Inimigo sem ajuda. Você ainda mantém sua palavra, Frodo, de que será o Portador do Anel?

 — Sim. — disse Frodo.

 — Irei com Sam.

 — Então não posso ajudá-lo em muita coisa, nem mesmo com conselhos. — disse Elrond.

 — Consigo prever muito pouco do seu caminho, e como sua tarefa deve ser desempenhada eu não sei. A Sombra agora já chegou aos pés das Montanhas, e avança até a região próxima ao rio Cinzento; sob a Sombra tudo fica escuro aos meus olhos. Você vai deparar com muitos inimigos, alguns declarados, alguns disfarçados; e poderá encontrar amigos em seu caminho, quando menos esperar. Enviarei mensagens, quantas puder, para todos os que conheço pelo mundo afora; mas as terras hoje em dia se tornaram tão perigosas que algumas podem muito bem se extraviar, ou chegar depois de você.

 

2.Qual é o gênero literário desse texto (lírico, épico, dramático)?

____________________________________________________________

 

Observando as aulas sobre Trovadorismo, cujo movimento era baseado nas Cantigas, Cancioneiros, Hagiografias, Cronicões, Livros de Linhagem (Nobiliários), leia o texto abaixo e responda o que se pede. Apesar de alguns textos serem contemporâneos, eles trazem características do Trovadorismo. A conhecida música/texto “Abandonada”, de Fafá de Belém se parece com as cantigas trovadorescas que foram as primeiras produções literárias da época e se dividiam em 4. Qual é o tipo de cantiga em que a música/texto “Abandonada” se encaixa?

Abandonada por você/ Apaixonada por você/ Eu vejo o vento te levar/ Mas tenho estrelas prá sonhar/ E ainda te espero todo dia...

 

a)  Cantigas de Amor             b) Cantigas de Escárnio

c)  Cantigas de Amigo            d) Cantigas de Maldizer

 

Leia o texto abaixo

Cena 13

 

Sala de aula. Isabel, Rosana, professor de Português e alunos. Outra vez o movimento de estudantes entrando em classe. Rosana encontra Isabel e está aflita.

 

Rosana - Isabel! Onde você andou? Procurei por você o recreio inteiro! Seu rosto está vermelho... O que houve?

Isabel - Nada... acho que estou resfriada, Rosana. Na saída, eu vou com você até o ponto de ônibus. Tenho uma coisa pra te contar que vai deixar você muito feliz.

Isabel  - Agora fique quieta que a aula é de Português. Ouvi dizer que esse professor é terrível!

Rosana - Para você ele deve ser fichinha, Isabel. Você é a recordista de notas dez em redação!

 

Entra o professor de Português. Os alunos calam-se. O professor tem um ar muito severo. Não é de brincadeiras, ao contrário da professora de Física.

 

Professor - Muito bem, jovens, vamos nos apresentar. Eu sou o seu professor de Português. Como eu sou, vocês logo vão ficar sabendo. Comigo basta pensar. Basta trabalhar, e muito. Se vocês forem assim, vamos nos dar muito bem. Mas hoje eu quero conhecer vocês. Para isso, vamos fazer uma redação. Pelo texto de vocês, vou poder separar quem sabe pensar daqueles que ainda estão na escala mais baixa da evolução. Vamos lá. Papel e lápis na mão. Uma redação de aquecimento. Tema livre. Podem soltar-se e mostrar o que existe dentro da cabeça de cada um. Eu só aviso que, para mim, um erro de concordância é o mesmo que empurrar escada abaixo a cadeira de rodas de uma velhinha. Com a velhinha em cima!

A partir deste momento, como na aula de Física, todos os atores ficam imóveis e Isabel fala seus pensamentos. Só escreve quando diz a frase: “Quando você me beijou...”

Isabel - Idiota que fui. Pensar que Cristiano pudesse se apaixonar por mim, por mim, a gorducha... Quando você me beijou... Pensar que Cristiano poderia ler nos meus olhos, através dos óculos, e enxergar lá dentro toda a paixão da gorducha iludida... Quando você me beijou... Apaixonar-se pela desengonçada, pela feiosa piadista... Ah, que piada! Com o rostinho de Rosana à frente... com o corpinho de Rosana nos braços... nem pensar! Quando você me beijou... Burra! O que Cristiano poderia encontrar em mim? A espinha amarela no nariz, como um aríete de pus abrindo caminho rumo à solidão? Quando você me beijou... O que ele veria? O que todos veem, além da gorducha iludida, da feiosa cretina? Fernando tem razão. Eu acredito em tudo, como uma cretina. Acreditei até que Cristiano poderia me amar. Cretina! Acreditei até naquele beijo... Quando você me beijou... Cristiano...

 

Gil Vicente foi o maior teatrólogo da língua portuguesa e suas principais obras foram “Auto da Visitação” e “A farsa de Inês Pereira” esta última tinha por lição: Mais vale um asno que me carregue que um cavalo que me derrube. . Para o gênero dramático, são essenciais dois elementos: a importância do público e a possibilidade de desencadear emoções por meio da representação. Baseado nos comentários em sala de aula, responda o que se pede: Qual é o gênero textual?

____________________________________________________________

 

Observe a tela Narciso e a linguagem não verbal.

Mito de Narciso - Resumo, Eco, interpretação, mitologia grega, narcisismo

4.    Qual é o poder da imagem diante de Narciso?

 

a)    Ela o faz pensar como ele é o homem mais feio do mundo.

b)    Ela o faz trabalhar a cada dia mais para comprar cosméticos.

c)    Ela o domina de tal maneira que ele se apaixona por seu reflexo/imagem.

d)    Ela o faz ver o fundo do rio e não a sua própria imagem.

 

Leia o fragmento do livro/ filme A culpa é das estrelas e responda:

 

Leia o texto de A culpa é das estrelas

 

Dormi bastante tempo, dez horas, provavelmente por causa do processo lento de recuperação, provavelmente porque o sono combate o câncer e provavelmente porque eu era uma adolescente sem hora certa para acordar. Ainda não me sentia forte o suficiente para voltar a frequentar as aulas no MCC.

Quando, enfim, tive vontade de levantar, tirei a máscara do BiPAP do nariz, coloquei o cateter do oxigênio nas narinas, liguei o aparelho e tirei o laptop de debaixo da cama, onde o tinha guardado na noite anterior.  Lá havia um e-mail da Lidewij Vliegenthart.  

Cara Hazel,  

           

Recebi uma mensagem dos Gênios dizendo que você virá nos visitar com Augustus Waters e sua mãe, chegando aqui no dia 4 de maio. Em apenas uma semana! Peter e eu estamos encantados e não vemos a hora de conhecê-los pessoalmente. Seu hotel, o Filosoof, fica a apenas uma rua da casa do Peter. Talvez devêssemos dar um dia  para que vocês se recuperem dos efeitos do jet lag? Sendo assim, se for conveniente, nós os encontraremos na casa do Peter na manhã do dia 5 de maio, talvez às dez horas, para uma xícara de café e para que ele responda às perguntas que você quer fazer sobre o livro dele. E, depois disso, nós poderíamos talvez fazer uma visita a um museu ou à Casa de Anne Frank. 

 

Cordialmente,   Lidewij Vliegenthart  

Assistente - executiva do Sr. Peter Van Houten,   autor de Uma aflição imperial   

 

— Mãe — falei. Ela não respondeu. — MÃE! — gritei. Nada. De novo, mais alto: — MÃE!   Ela veio correndo enrolada numa toalha cor-de-rosa velhinha, toda pingando, ligeiramente em pânico.   — O que aconteceu?   — Nada. Foi mal. Eu não sabia que você estava tomando uma chuveirada.   — Eu estava na banheira — ela disse. — Só estava… — Fechou os olhos. — Só estava tentando tomar um banho de banheira de cinco segundos. Perdão. O que está havendo?   — Você poderia ligar para os Gênios e dizer a eles que a viagem foi cancelada? Acabei de receber um e-mail da assistente do Peter Van Houten. Ela acha que vamos até lá.   Mamãe franziu os lábios e passou por mim com os olhos semicerrados. — O quê? — perguntei.   — Não era para eu dizer nada até seu pai chegar.   — O quê? — perguntei de novo.   — A viagem está de pé — ela disse, por fim. — A Dra. Maria nos ligou ontem à noite e nos convenceu de que você precisa viver a sua…  — MÃE, EU TE AMO TANTO! — gritei. Ela foi até a minha cama e deixou que eu a abraçasse.   Mandei um torpedo para o Augustus porque sabia que ele estava na escola: Ainda disponível dia três de maio? : - ) 

Ele respondeu na mesma hora.   

Está tudo indo às mil maravilhas para o meu lado.   

Se ao menos eu conseguisse ficar viva por uma semana, conheceria os segredos não publicados da mãe de Anna e do Homem das Tulipas Holandês. Dei uma espiada na minha blusa, na altura do peito.   — Vocês têm de se comportar — sussurrei para meus pulmões.

 

5. Qual é o gênero literário do texto lido?

____________________________________________________________

 

6. O que é um soneto?

________________________________________________________________________________________________________________________

 

Leia o texto abaixo e responda as questões propostas:

 

 Retrato

 

Eu não tinha este rosto de hoje,

assim calmo, assim triste, assim magro,

nem estes olhos tão vazios,

nem o lábio amargo.

 

Eu não tinha estas mãos sem força,

tão paradas e frias e mortas;

eu não tinha este coração

que nem se mostra.

 

Eu não dei por esta mudança,

tão simples, tão certa, tão fácil:

– Em que espelho ficou perdida

a minha face?

 

(MEIRELES, Cecília. Retrato. In: _____. Os melhores poemas de Cecília Meireles. Seleção de Maria Fernanda. 11 ed. São Paulo: Global, 1999, p. 13).

 

7.      No poema Retrato, a passagem do tempo é vista pelo eu lírico com:

 

a)Tranqüilidade / saudosismo(saudade)               

b)            Alegria / surpresa

c)Ansiedade / aceitação                                       

 d)            Insatisfação / tristeza

e) Indiferença / surpresa

 

8. O primeiro texto em língua portuguesa foi a:

(      ) Cantiga da Ribeirinha, de Paio Soares de Taveirós.

(      ) Cantiga da Vovozinha, de Lobo Mau da Silva Taveirós.

 

Leia o texto abaixo e responda a questão proposta

 

                                  Verônica

Verônica, me sinto tão só

Quando tu não estais junto a mim.

 

9. Qual é o tipo de cantiga?

____________________________________________________________

 

Veja a imagem e responda:

Soneto de fidelidade, Vinícius de Moraes. 📜  #poemas#poemasbrasileiros#literatura#poesiabrasi… | Soneto da fidelidade,  Citações de poesia, Vinicius de moraes frases

10. O texto lindo é um soneto? Quantos versos tem?

 

___________________________________________________________

Boa Prova!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SIMULADO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS E OLHO D'ÁGUA GRANDE - BASEADO NO INSTITUTO BAHIA

  SIMULADO HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS   1.             A História de Alagoas é marcada por uma série de experiências de lutas, resi...