terça-feira, 7 de junho de 2022

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO - ARCADISMO CLAÚDIO MANUEL DA COSTA

 Leia o texto abaixo e responda o que se pede:


XCVIII

Cláudio Manuel da Costa


Destes penhascos fez a natureza

O berço, em que nasci! oh quem cuidara,

Que entre penhas tão duras se criara

Uma alma terna, um peito sem dureza!


Amor, que vence os tigre por empresa

Tomou logo render-me; ele declara

Contra o meu coração guerra tão rara,

Que não me foi bastante a fortaleza.


Por mais que eu mesmo conhecesse o dano,

A que dava ocasião minha brandura,

Nunca pude fugir ao cego engano:


Vós, que ostentais a condição mais dura,

Temei, penhas, temei; que Amor tirano,

Onde há mais resistência, mais se apura.


1. Qual é o assunto abordado nesse soneto?

2. Faça a metrificação da primeira estrofe.

3. Há uma figura de linguagem presente na primeira quadra do soneto. Qual é?

4. Escreva o verso da primeira quadra em que aparece a figura de linguagem antítese.

5. Como o eu lírico tenta reagir diante do amor?




Nenhum comentário:

Postar um comentário

SIMULADO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS E OLHO D'ÁGUA GRANDE - BASEADO NO INSTITUTO BAHIA

  SIMULADO HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS   1.             A História de Alagoas é marcada por uma série de experiências de lutas, resi...