quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Simulado com Interpretação de Texto


Leia o texto para responder todas as questões corretamente.

“Era um pobre diabo caminhando para os setenta anos, antipático, cabelo branco, curto e duro, como uma escova, barba e bigode do mesmo teor (jeito); muito macilento (sem gordura), com uns óculos redondos que lhe aumentavam o tamanho da pupila e davam-lhes à cara uma expressão de abutre, perfeitamente de acordo com o seu nariz adunco (afilado) e com sua boca sem lábios; viam-se-lhe ainda todos os dentes, mas tão gastos que pareciam limados até o meio. Andava sempre de preto, com um guarda-chuva debaixo do braço e um chapéu de Braga enterrado nas orelhas”.

(AZEVEDO, Aluísio. O cortiço. Rio de Janeiro: Tecnoprint S.A., s. d. p. 22).
1.     O texto está em forma de

(A) narrativa.
(B) descrição.
(C) poesia.
(D) instrução.

2.     Como o texto descreve a personagem?

(A) Somente psicologicamente.
(B) Apenas fisicamente.
(C) Fisicamente e psicologicamente.
(D) De forma superficial.

3.     Em “... à cara uma expressão de abutre.” A palavra destacada é um tipo de comparação

(A) figurada.
(B) criativa.
(C) real.
(D) errada.

4.     No trecho: “barba e bigode do mesmo teor; muito macilento...” As palavras que estão em negrito
podem ser substituídas por

(A) estilo e pálido.
(B) gabarito e forte.
(C) igual e magro.
(D) tamanho e esbelto.

5.     As palavras em negrito no texto é marca de linguagem

(A) informal.
(B) científica.
(C) regionalista.
(D) culta-formal.

6.     Se alguém chama um sujeito de "PÉ FRIO", essa expressão idiomática significa o que?

a) Que ele não usa meias.
b) Que ele prefere andar descalço.
c) Que ele tem mau cheiro nos pés.
d) Que ele é uma pessoa que supostamente atrai a má sorte.
e) Que ele tem pés que suam tanto que molha o chão.

Leia o texto e responda o que se pede:
    Eu escrevi este livro para você, lembrando-me do tempo em que eu só ouvia: “Cala a boca, menino!”, “Para quieto, menino!”, “Vá pro seu quarto, menino, que isso não é conversa pra criança!”. E coisas do tipo. (…)
    Se você quiser saber mais coisas sobre mim, eu informo que nasci em Santos, em 1942, e moro em São Paulo desde 1961, onde fiz faculdade, fui ator de teatro, editor, jornalista e publicitário. Mas, hoje eu não sou mais nada disso: desde 1983 eu sou só o seu escritor.

BANDEIRA, Pedro. “Mais respeito, eu sou criança!”. São Paulo: Moderna, 2009.

7.     No trecho “Cala a boca, menino!”, “Para quieto, menino!”, os verbos sublinhados indicam:

a) uma certeza
b) um conselho
c) uma ordem
d) um desejo

8.     Registra-se emprego de verbo no imperativo na frase:
a) “Eu escrevi este livro para você […]”.
b) “Vá pro seu quarto, menino, que isso não é conversa pra criança!”.
c) “Se você quiser saber mais coisas sobre mim […]”
d) “Mas, hoje eu não sou mais nada disso […]”
9.     Na frase: “Eu escrevi este livro para você”, qual é o tipo de sujeito?

a)     Sujeito composto.
b)    Sujeito indeterminado.
c)     Sujeito oculto.
d)    Sujeito simples.

10.  .................... anos que não se colhem bons frutos: ...................... pragas a assolarem os pomares. Qual é a sequência correta?
a) Faz – deve haver
b) Fazem – deve haver
c) Fazem – devem haver
d) Faz – devem de haver
e) Faz – devem haverem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

SIMULADO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS E OLHO D'ÁGUA GRANDE - BASEADO NO INSTITUTO BAHIA

  SIMULADO HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS   1.             A História de Alagoas é marcada por uma série de experiências de lutas, resi...