quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Simulado com Interpretação de Texto


Leia o texto para responder às questões.

Poluição do solo

É na camada mais externa da superfície terrestre, chamada solo, que se desenvolvem os vegetais. Quando o solo é contaminado, tanto os cursos subterrâneos de água como as plantas podem ser envenenadas.
 Os principais poluentes do solo são os produtos químicos usados na agricultura. Eles servem para destruir pragas e ervas daninhas, mas também causam sérios estragos ambientais.
O lixo produzido pelas fábricas e residências também pode poluir o solo. Baterias e pilhas jogadas no lixo, por exemplo, liberam líquidos tóxicos e corrosivos. Nos aterros, onde o lixo das cidades é despejado, a decomposição da matéria orgânica gera um líquido escuro e de mau cheiro, chamado chorume, que penetra no solo e contamina mesmo os cursos de água que passam bem abaixo da superfície. (...)
Almanaque Recreio. São Paulo: Abril. Almanaques CDD_056–9.2003

1.     No trecho “É na camada mais externa da superfície terrestre”, a expressão sublinhada indica

(A) causa.
(B) finalidade.
(C) lugar.
(D) tempo.

2.     Qual o assunto principal do texto?

(A)  A poluição solar.
(B)  A poluição do solo.
(C)  A poluição dos rios.
(D)  A poluição sonora.

3.     Para que tipo de leitor foi escrito esse texto?

(A) Apenas para crianças.
(B) Todos os psicanalistas.
(C) Qualquer tipo de leitor.
(D) Para os adolescentes.

4.     A lacuna (espaço) da frase: A situação _____ aspiro começou a se delinear é preenchida, de acordo com a norma culta por, por:

a) onde                    b) cujo                c) a que                  d) que                   e) a qual

Leia o texto abaixo:
“Há uma geração sem palavras”
A malhação física encanta a juventude com seus resultados estéticos e exteriores. O que pode ser bom. Mas seria ainda melhor se eles se preocupassem um pouco mais com os “músculos cerebrais”, porque, como diz o poeta e tradutor José Paulo Paes, “produzem satisfações infinitamente superiores”.

Fonte: Marili Ribeiro – Jornal do Brasil, caderno B, Rio de Janeiro, 28 de dez. 1996, p. 6. 28.
5.      No fragmento apresentado, o autor defende a tese de que:

a) A malhação física traz ótimos benefícios aos jovens.
b) Os jovens devem se preocupar mais com o desenvolvimento intelectual.
c) O poeta José Paulo Paes pertence a uma geração sem palavras.
d) Malhar é uma atividade superior às atividades cerebrais.

6.     Classifique cada oração destacada e marque o item que possui a sequência correta dessa classificação.

I.                   O jovem que se esforça progride.
II.             O livro que li é muito bom.
III.            Teresa, que era personagem principal, morre no final da história.

a) Restritiva — Explicativa — Explicativa
b) Restritiva — Restritiva — Explicativa
c) Explicativa — Restritiva — Restritiva
d) Explicativa — Explicativa — Restritiva
e) Restritiva — Explicativa — Restritiva

7.     Alguém que é chamado de "PÃO DURO", está sendo chamado de...

a) Sortudo.
b) Avarento.
c) Generoso, Cordial ou Mão aberta.
d) Padeiro.
e) Com aparência de velho e acabado.

Leia o texto abaixo.

O Estádio lotou. Juiz apitou e o jogo começou. O jogador chutou. Outro cabeceou. O goleiro agarrou.
Chutou. Escanteio. A torcida vibrou. Falta. O juiz marcou. O tempo passou. O 1° tempo terminou. Intervalo.
O jogo voltou. O jogador lançou. Outro driblou. Chegou perto do gol. O goleiro caiu. O jogador chutou. Fez o
gol. Ele comemorou. O jogo parou. Juiz apitou e o jogo recomeçou. Chute pra cá e chute pra lá. Nenhum
outro gol. O jogo terminou. O campeão comemorou. A torcida se encantou. É festa no Maracanã.

8.     Esse texto é um exemplo de:

a)     Texto sem coesão.
b)    Texto incoerente.
c)     Texto insuficiente.
d)    Texto sem sentido.

9.     Na frase: O jogador chutou. Outro cabeceou. A ligação das duas orações subordinadas adverbiais podem ser unidas pela conjunção:

a)     Quando.
b)    Logo.
c)     E.
d)    Mas.

10.  No período - “E quanto mais andava mais tinha vontade”, ocorre ideia de proporção. Assinale a opção em que tal ideia NÃO ocorre:

a) quanto mais leio este autor menos o entendo;
b. choveu tanto, que não pudemos sair;
c. à medida que corria o ano, o nosso trabalho era maior;
d. quanto menos vontade, mais negligência;
e. quanto mais se lê, mais se aprende.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

SIMULADO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS E OLHO D'ÁGUA GRANDE - BASEADO NO INSTITUTO BAHIA

  SIMULADO HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS   1.             A História de Alagoas é marcada por uma série de experiências de lutas, resi...