quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Simulado com Interpretação de Texto.



Leia o texto para responder às questões.

Que medo!

 Confesso, com um pouco de vergonha, que houve uma época na minha vida em que tinha ver-
gonha de sentir que era um poeta.
Ser um poeta parecia então uma coisa de outro mundo – um desligado maluco, irresponsável...
em resumo, um ser dispensável e inútil.
Naquela época eu ainda era um garoto. Tinha treze saudáveis anos e uma fome de vida que in-
cluía e misturava tudo: saber, amar, jogar futebol...e criar versos.
Fazer poesia era uma brincadeira gostosa e o prazer de acertar um verso bonito trazia a mesma
sensação de alegria de voar em direção de uma bola e defender um pênalti.
Só com o tempo (muito tempo!), eu fui entender a verdadeira utilidade da poesia e a função do
trabalho de um escritor de versos.
Hoje, com muita simplicidade, eu aprendi a dizer: Quem diria! Então, no final das contas, o me-
nino Queiroz era mesmo um poeta!
[....]  
                
  (Carlos Queiroz Telles. Sementes de Sol. São Paulo: Moderna, 1992)

1. O texto é uma
(A)  biografia.
(B)  autobiografia.
(C)  entrevista.
(D)  lenda.

2. O trecho que contém uma ideia de tempo é

(A) “confesso, com um pouco de vergonha”.
(B) “Fazer poesia era uma brincadeira”.
(C) “... e o prazer de acertar verso bonito”.
(D) “Naquela época eu ainda era garoto”.

3. As palavras em negrito no texto são

(A) sinônimos.                                    
(B) verbos.
(C) advérbios.                                   
(D) adjetivos.

4. O trecho que contém uma ideia de lugar é

(A) “... na direção de uma bola”.
(B) “... função do trabalho de um escritor”.
(C) “Quem diria! Então no final das contas”.
(D) “... o menino Queiroz era mesmo poeta”.

5. “Em resumo, um ser dispensável e inútil”. A palavra grifada pode ser substituída por

(A) imprestável.                                  
(B) saudável.
(C) amável                                           
(D) disponível.

Leia a fábula a seguir:

Era uma vez quatro indivíduos que se chamavam Todos, Alguém, Cada um e Ninguém. Existia um importante trabalho a ser feito e pediram a Todos para fazê- lo. Todos tinham certeza de que Alguém o faria. Cada um poderia tê-lo feito, mas, na realidade, Ninguém o fez. Alguém se zangou, pois era trabalho de Todos! Todos pensaram que Cada um poderia tê-lo feito e Ninguém duvidava de que Alguém o faria. No fim das contas, Todos fizeram críticas a Cada um porque Ninguém tinha feito o que Alguém poderia ter feito.


Moral da história: Sem querer recriminar a Todos, seria bom que Cada um fizesse aquilo que deve fazer sem alimentar esperança de que Alguém vá fazê-lo em seu lugar…

6. As palavras que dão nomes aos personagens são pronomes

a) Demonstrativos
b) Indefinidos
c) Interrogativos
d) Possessivos

7. Alguém que é chamado de "PÃO DURO", está sendo chamado de...

a) Sortudo.
b) Avarento.
c) Generoso, Cordial ou Mão aberta.
d) Padeiro.
e) Com aparência de velho e acabado.

8. O item em que a locução adjetiva não corresponde ao adjetivo dado é:

a) hibernal - de inverno;
b) filatélico - de folhas;
c) discente - de alunos;
d) docente - de professor;
e) onírico - de sonho.


9. Assinale a opção que apresenta erro de concordância:

a) palavras e exemplos dignos;
b) palavra e exemplo digno;
c) exemplo e palavra dignos;
d) exemplo e palavra dignas;
e) dignas palavras e exemplos.


10. Quantas semanas ________ para elas ________ o trabalho?

a) é necessário – terminassem;
b) é necessário – terminar;
c) são necessários – terminarem;
d) são necessárias – terminem;
e) são necessárias – terminarem.







Um comentário:

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