quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Simulado com interpretação de Texto.


Leia o texto abaixo para responder

Agradecendo a Deus

Um turista viaja para um safári na África. Durante a excursão na savana, se perde e acaba frente a frente com um leão feroz. Ao vê-lo avançando em sua direção, pede a Deus que um espírito cristão tome posse daquele leão. Nisto, ouve-se um trovão, seguido de um grande clarão no céu. O leão ajoelha-se diante do assustado turista e começa a rezar, dizendo:
- Obrigado Senhor, por mais essa refeição!

Fonte: Piadas e pára-choques nº1 – RDE – Revista das Estradas.

  1. O texto acima tem a intenção de provocar risos, é um texto humorístico. O que torna o texto engraçado?

a) O trovão que clareia o céu tornando o leão bonzinho.
b) O desespero do turista frente a frente com o leão.
c) A forma como o leão agradece a refeição.
d) A atitude do leão ao agir como cristão.

  1. Assinale o par de vocábulos que não guardam entre si a relação existente entre vernáculo / vernaculizar:

a) falso / falsificar;
b) suave / suavizador;
c) verniz / envernizar;
d) puro / purificar;
e) universal / universalizar.

  1. Considere as palavras Paraguai e queijo e assinale a afirmação incorreta:

a)    Paraguai tem quatro vogais e, portanto, três sílabas.
b)    Em Paraguai ocorrem, pela ordem, o seguinte encontro vocálico: tritongo.
c)    Paraguai apresenta ditongo decrescente.
d)    Na palavra queijo ocorre tritongo na primeira sílaba e dígrafo na segunda.
e)    Na palavra queijo ocorre ditongo.

  1. A palavra casinha tem na sua estrutura mórfica os seguintes elementos:

a) prefixo, radical.
b) sufixo, radical.
c) radical, sufixo.
d) prefixo, radical, sufixo.
e) radical, vogal de ligação, sufixo.

  1. Houve uma expansão da língua portuguesa com as Grandes Navegações. Dentre os países que, no século XVI colonizados por Portugal, tem como seu idioma oficial:

a)    Rangel, Cristo, João Pessoa, Xangai.
b)    França, Japão, Itália, Coreia do Norte, Rússia.
c)    Estados Unidos, Venezuela, Chile, Canadá.
d)    Timor Leste, Portugal, Brasil, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné Bissau, Moçambique, Angola.

Leia o texto e responda o que se pede:

O início de um romance

 Foi numa bela manhã primaveril... deixe-me ver... teria sido numa tarde outonal?
Ou numa noite de verão? Acho que numa manhã invernal... sim, creio que foi mesmo numa manhã invernal que eu enlacei Monique ternamente pela cintura e beijei seus lábios carnudos. Monique suava muito... ah!... agora me lembro, Monique suava, era uma noite quente de verão e não uma manhã de inverno. Recordo-me perfeitamente que ela me pediu para tirar o seu casaco de peles que eu coloquei sobre o divã estendido, um lindo e caríssimo vison. Espere aí... casaco de peles? Era uma manhã de inverno mesmo, fria, cinzenta e chuvosa, como poderia me esquecer?
Levei Monique para o jardim e a deitei sobre a relva repleta de folhas amarela-
das... lembro-me nitidamente dessas folhas amareladas... não era manhã de inverno!
Era uma deliciosa tarde de outono, uma tarde lépida e prazerosa. Como poderia deitar
Monique num jardim sobre a relva numa fria manhã de inverno? Ainda mais porque
Monique disse-me alguma coisa quando debrucei-me sobre ela para depositar meu ósculo cheio de paixão em seus lábios cor de pitanga... Monique disse... Monique disse...
qualquer coisa a respeito de folhas... isso mesmo. Monique disse que a melhor estação era a primavera, não sei se reclamando do outono com suas falling leaves* ou porque era mesmo primavera.
 Droga! Como posso dar início a um romance se nem mesmo sei em qual estação estávamos? Manhã primaveril, invernal? Tarde de outono? Noite de inverno?
 Só sei que beijei Monique... Monique?
 Ou foi Cristina?

* folhas que caem
Fonte: Mino. Diário do Nordeste, 30/04/2000

  1. As reticências que aparecem no texto indicam:

a) Hesitação ou breve interrupção de pensamento.
b) Suspense para chamar a atenção do leitor.
c) Falta de criatividade do autor do texto.
d) Que o autor do texto é uma pessoa decidida.

  1. Assinale a construção que fere a NORMA CULTA:

a) nada houve entre mim e você que não ficasse claro;
b) trouxe a prova para eu fazer no trabalho, pois não tive tempo;
c) trouxe a prova para mim fazer em casa, porque estou doente;
d) para eu fazer isto, foi necessária muita convicção;
e) por não estar satisfeito, nada se resolveu.


  1. Das alternativas abaixo, assinale aquela em que ao menos um plural NÃO está correto:

a) Mão, mãos; demão, demãos.
b) Portão, portões; cristão, cristões.
c) Pistão, pistões; encontrão, encontrões.
d) Capitão, capitães; ladrão, ladrões.
e) Capelão, capelães; escrivão, escrivães.


  1. A série em que todas as palavras têm o mesmo radical é
a) idoso - idôneo - ídolo
b) doméstico - domicílio - domesticar
c) popular - pluvioso - público
d) senil - semelhante – senhor

  1. Assinalar a alternativa em que todas as palavras não têm suas sílabas separadas corretamente:
a) am-bí-guo; rit-mo; psi-co-se; pers-pi-caz
b) abs-tra-ir; bi-sa-nu-al; in-te-lec-ção; quart-zo
c) ob-sé-quio; hep-tas-sí-la-bo; dif-te-ri-a; oc-ci-pi-tal
d) vo-lu-ptu-o-so; psi-co-lo-gia; e-xce-der; be-ni-gno
e) ab-so-lu-to; sub-ju-gar; eu-ro-peu; ist-mo






Nenhum comentário:

Postar um comentário

SIMULADO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS E OLHO D'ÁGUA GRANDE - BASEADO NO INSTITUTO BAHIA

  SIMULADO HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS   1.             A História de Alagoas é marcada por uma série de experiências de lutas, resi...