segunda-feira, 30 de maio de 2022

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO - ROMANTISMO MEMÓRIAS DE UM SARGENTE DE MILÍCIAS

 Leia o texto a seguir e responda o que se pede:

XIII  -    MUDANÇA DE VIDA

  A custa de muitos trabalhos, de muitas fadigas, e sobretudo de muita paciência, conseguiu o compadre que o menino frequentasse a escola durante dois anos e que aprendesse a ler muito mal e escrever ainda pior. 

Em todo este tempo não se passou um só dia em que ele não levasse uma remessa maior ou menor de bolos; e apesar da fama que gozava o seu pedagogo de muito cruel e injusto, é preciso confessar que poucas vezes o fora para com ele: o menino tinha a bossa da desenvoltura, e isto, junto com as vontades que lhe fazia o padrinho, dava em resultado a mais refinada má-criação que se pode imaginar. 

Achava ele um prazer suavíssimo em desobedecer a tudo quanto se lhe ordenava; se se queria que estivesse sério, desatava a rir como um perdido com o maior gosto do mundo; se se queria que estivesse quieto, parece que uma meia oculta o impelia e fazia com que desse uma idéia pouco mais ou menos aproximada do moto-contínuo. 

Nunca uma pasta, um tinteiro, uma lousa lhe durou mais de 15 dias: era tido na escola pelo mais refinado velhaco; vendia aos colegas tudo que podia ter algum valor, fosse seu ou alheio, contanto que lhe caísse nas mãos: um lápis, uma pena, um registo, tudo lhe fazia conta; o dinheiro que apurava empregava sempre do pior modo que podia. 

Logo no fim dos primeiros cinco dias de escola declarou ao padrinho que já sabia as ruas, e não precisava mais de que ele o acompanhasse; no primeiro dia em que o padrinho anuiu a que ele fosse sozinho fez uma tremenda gazeta; tomou depois gosto a esse hábito, e em pouco tempo adquiriu entre os companheiros o apelido de gazeta-mor da escola, o que também queria dizer apanha-bolos-mor. Um dos principais pontos em que ele passava alegremente as manhãs e tardes em que fugia à escola era a igreja da Sé. 

O leitor compreende bem que isto não era de modo algum inclinação religiosa; na Sé à missa, e mesmo fora disso, reunia-se gente, sobretudo mulheres de mantilha, de quem tomara particular zanguinha por causa da semelhança com a madrinha, e é isso o que ele queria, porque internando-se na multidão dos que entravam e saíam, passava despercebido, e tinha segurança de que o não achariam com facilidade se o procurassem.


1. No trecho lido, qual é o perfil traçado da personagem Leonardo?

2. Comparando diferentes perfis, percebe-se que a análise das personagens é muito importante. Esse personagem é uma figura típica das obras românticas? Justifique.

3. A linguagem do Romantismo é muito simples e se aproxima do coloquial. Identifique exemplos da linguagem coloquial no texto.

4. Escreva um trecho que representa a maneira como a malandragem já se insinuava em Leonardo desde quando ele era jovem. 

Questão 5 (UFPB) 

I."À custa de muitos trabalhos, de muitas fadigas, e sobretudo de muita paciência..." II."... se se queria que estivesse sério, desatava a rir..." III."... parece que uma mola oculta o impelia..." IV."... e isto (...) dava em resultado a mais refinada má-criação que se pode imaginar." 
Quanto às figuras de linguagem, há neles, respectivamente, 
a) gradação, antítese, comparação e hipérbole. b) hipérbole, paradoxo, metáfora e gradação. c) hipérbole, antítese, comparação e paradoxo. d) gradação, antítese, metáfora e hipérbole. e) gradação, paradoxo, comparação e hipérbole.Questão 
5 (UFPB) I."À custa de muitos trabalhos, de muitas fadigas, e sobretudo de muita paciência..."II."... se se queria que estivesse sério, desatava a rir..."

III."... parece que uma mola oculta o impelia..."

IV."... e isto (...) dava em resultado a mais refinada má-criação que se pode imaginar."



Quanto às figuras de linguagem, há neles, respectivamente,

a) gradação, antítese, comparação e hipérbole.

b) hipérbole, paradoxo, metáfora e gradação.

c) hipérbole, antítese, comparação e paradoxo.

d) gradação, antítese, metáfora e hipérbole.

e) gradação, paradoxo, comparação e hipérbole.

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