quarta-feira, 25 de maio de 2022

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

Leia o texto e responda o que se pede:


  de “O Meu Livro”, do mesmo Patativa:




Meu nome é Chico Braúna

Eu sou pobre de nascença

Deserdado de fortuna

Mas rico de consciença

Nas letras num tive estudo

Sou mafabeto de tudo

De pai, de mãe, de parente

Mas tenho grande prazê

Pruquê aprendi a lê

Duma forma deferente


ABC nem beabá

No meu livro não se encerra

O meu livro é naturá

É o má, o céu e a terra

Com a sua imensidade

Livro cheio de verdade

Da beleza e de primô

Tudo incadernado, iscrito

Pelo pudê infinito

Do nosso Pai Criadô


O meu livro é todo cheio

De muita coisa incelente

Em suas foia é que leio

O pudê do Onipotente

Nesta leitura suave

Eu vejo coisa agradave

Que muita gente não vê

Por isso sou conformado

Sem eu nunca tê pegado

Numa carta de ABC


Num é preciso a pessoa

Cunhecê o beabá

Pra sê honesta e sê boa

E em Jesus acreditá

Deus e seu milagre exato

Eu vejo mesmo nos mato

Justiça, verdade e amô

De minha mente não sai

Deste jeito era meu pai

E o finado meu avô


De que adianta a ciença

Do professô estudioso

Se ele não crê na existença

De um grande Deus Poderoso?

Eu sem tê letra nem arte

Vejo deus em toda parte

O seu pudê radiante

Tá bem visive e presente

Na mais pequena semente

E no maió elefante


Deus é força infinita

É o esprito sagrado

Que tá vivendo e parpita

Em tudo que foi criado

Não há quem possa contá

É assunto que não dá

Pra se dizê no papé

Não inziste professô

Nem sábio, nem iscritô

Pra sabê Deus cuma é


Apenas se tem certeza

Que ele é a santa verdade

E é a subrime grandeza

Em bondade e divindade

Porém se ele é infinito

E soberano e bendito

De tudo superiô

Que até os bicho lhe adora

Proquê muitos tão pro fora

Das orde do Criadô?


Deus quando o mundo criou

Ordenou a paz comum

E com amô insinou

O devê de cada um

Os home pra trabaiá

Um ao outro respeitá

E a boa istrada segui

E os bicho irracioná

Promode se alimentá

Produzi e reproduzi


Ainda hoje os animá

As orde santa obedece

Sem uma virga faltá

Se alimenta, omenta e cresce

Eles que nada magina

Que nada raciocina

Não pensa nem tem razão

Continua sem disorde

Sempre obedecendo as orde

Do Sinhô da criação


Segue o seu caminho exato

Até a própria formiga

Trazendo foia dos mato

Dentro da terra se abriga

Sem nada contrariá

Cumprindo as lei naturá

Ao divino mestre atende

Sabe até fazê iscoia

Pois ela só corta as foia

Das foia que não lhe ofende


Se o João de Barro, o Pedreiro

Sabendo que não se atrasa

Faz de dezembro a janêro

A sua bunita casa

Com as porta pro poente

Pois nunca faz pro nascente

É orde do Sumo bem

Nunca aquele passarinho

Faz a porta do seu ninho

Do lado que a chuva vem


Tudo segue as orde santa

Sem havê ninhuma fáia

Enquanto a cigarra canta

A furmiguinha trabáia

Bria o lindo vaga-lume

Faz a aranha o seu tissume

E o passo beija-fulô

Voa pra frente e pra trás

E o certo é que todos faz

Aquilo que Deus mandô


Será que o home, esse ingrato

Dotado de intiligença

Vendo os bichinho do mato

Com tamanha obediença

Não se sente incabulado

Acanhado, invergonhado

Por não sigui as lição

Da istrada da sua vida

Esta graça concedida

Pelo autô da criação?


A Divina Providença

Com o seu imenso pudê

Deu ao home intiligença

Foi pra ele se regê

Não precisa o Soberano

Chegá a dizê: Fulano

Seu caminho é por ali

Deus lhe deu o dom divino

O dom do raciocínio

Pra ele se conduzi


Ninguém vem contrariá

A mim, o Chico Braúna

Não precisa Deus mandá

Que a humanidade se una

Pois todos tem cunciença

Tem o dom da intiligença

Por defeito e gratidão

Todos tem de obedecê

Cada um tem o devê

De defendê seu irmão


1.Sabe-se que o eu-lírico é a voz de quem fala no texto (poema), ou seja, é a personagem do texto. Quem é o eu lírico do texto acima?


2. Como se pode identificar o eu-lírico no texto? Comprove com elementos do texto.


2. Chico, na primeira estrofe, diz que aprendeu a ler de forma um tanto diferente. Qual é essa forma "diferente"? 


3. A variação linguística de Chico é diferente da usada nos jornais. Nesse contexto, é possível compreender o que ele diz? Justifique.


4. A variação linguística usada por você é parecida ou diferente da usada por Chico? Devemos ter preconceito por causa do sotaque ou da variação linguística de alguma pessoa que fala diferente da gente? Justifique.


5. Ao aprendermos a ler de maneira natural (ou seja, sem ter ido a escola) a escrita tem proximidade com a língua oral. Transcreva 3 trechos em que há construções inadequadas a língua escrita, porém são aceitáveis na língua oral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SIMULADO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS E OLHO D'ÁGUA GRANDE - BASEADO NO INSTITUTO BAHIA

  SIMULADO HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS   1.             A História de Alagoas é marcada por uma série de experiências de lutas, resi...