domingo, 29 de maio de 2022

INTRERPRETAÇÃO DE TEXTO

 Leia o texto e responda o que se pede


TEXTO

E como nascia

Destino é assim. 

 Eu nascia num clima de glória. 

 Ternura me envolvia. 

Até inveja... 

 As colegas, com essa intuição própria das bolas, sentiam que não se tratava de mera questão de rotina. 

Quem havia chegado, quem bombeava, quem tão a sério me enchia não era um simples e vil balconista, era o próprio Destino! 

 Havendo no recinto tantas bolas, cheias ou por encher, preparadas ou não, uma parecia pré-manipulada para aquele instante. 

Eu própria tive esse palpite, apesar da minha inexperiência. 

É agora! pensei, enquanto o homem me colocava, redonda e feliz, no mostruário

Posso ver essa bola? perguntou uma voz humana. 

Pois não, cavalheiro. disse outra voz. 

Olhei. 

O instrumento do Destino, que acabava de entrar, me contemplava, fascinado. 

O balconista me passou, rápido, para suas mãos. 

Estão vendendo por quanto? perguntou o simpático instrumento. 

O rapaz deu o preço. 

O destino aceitou. 

É minha. Eu levo. 

Quer que embrulhe? 

Nem é preciso. Daqui a pouquinho ela começa a trabalhar. 

Pagou e saiu comigo, sem me dar tempo de um simples tchau às minhas colegas desempregadas, que morriam de inveja. 

Eu ia fazer o quê? 

Trabalhar em quê? 

Ainda não sabia. 

Mas um dos sonhos da minha vida já estava realizado: o cavalheiro acabava de entrar comigo, todo lampeiro, num daqueles monstros que me enchiam a vista quando passavam em frente á loja, atropelando ou pondo o povo a correr... 

Orígenes Lessa. A greve das bolas. Rio de Janeiro, Nórdica, 1981.p14-16


Segundo o texto lido, pela expressão "o instrumento do destino", pode-se entender que se trata de: 

 A) Uma expressão equivalente a "era uma vez". 

B) Um balconista que colocava a bola no mostruário. 

C) Uma maneira de o narrador se dirigir aos leitores. 

D) A forma própria de um diálogo formal da autora. 

E) Um provável comprador que interroga o balconista. 


2 - Marque a afirmação incorreta, segundo o que você leu no texto 1. 

A) A protagonista está descontente de tudo na vida por causa da inveja que a envolve. 

B) A protagonista consegue realizar uma das aspirações de sua vida. 

C) A protagonista, apesar de inexperiente, mostra-se bastante otimista em relação ao seu futuro. 

D) A protagonista, segundo o tom otimista do texto, está destinada à glória. 

E) A protagonista era alvo da inveja das colegas que continuavam desempregadas.


3 - Pode-se dizer que a ideia principal do texto 1 é: 

A) A vida de uma bola independe da sorte. 

B) O futuro das bolas está subordinado a uma questão de rotina. 

C) O nascimento de uma bola está condicionado a fatores como: glória, ternura e inveja. 

D) A vida de uma bola faz-se independente de sua vontade: é determinada pelo destino. 

E) As bolas são donas de suas vidas 


4 - Com relação aos personagens do texto 1, podemos afirmar que: 

A) A personagem principal é o Destino, numa narrativa unipessoal. 

B) A bola é uma personagem secundária, num texto que apresenta foco narrativo interno ( 1a pessoa). 

C) Personagem principal e narrador se fundem, numa narrativa em 1a pessoa. 

D) A personagem principal é o narrador- protagonista, representado pela bola. 

E) Observa-se uma macrossintaxe textual, que desloca o narrador para a função de personagem. 


5 - "O instrumento do Destino, que acabava de entra, me contemplava, fascinado”. (linha 17) As duas primeiras vírgulas do trecho acima, retirado do Texto1, justificam-se porque separam: 

A) Um vocativo. 

B) Um aposto. 

C) Um advérbio. 

D) Um pleonasmo. 

E) Uma explicação. 


6. De acordo com a leitura do texto, quem é o narrador?


7. Leia a frase do texto: "O instrumento do Destino, que acabava de entra, me contemplava, fascinado”.  No contexto, a quem o termo destacado se refere?


8. Qual é o assunto (tema) do texto?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SIMULADO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS E OLHO D'ÁGUA GRANDE - BASEADO NO INSTITUTO BAHIA

  SIMULADO HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS   1.             A História de Alagoas é marcada por uma série de experiências de lutas, resi...