domingo, 29 de maio de 2022

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

Leia o poema abaixo e responda o que se pede

Sabe-se que nosso povo gosta de contar histórias oralmente. Gosta tanto que, além de contá-la em prosa, costuma contá-la também em versos. Leia o conto em versos a seguir em voz alta para melhor apreciar sua sonoridade. Observe principalmente o ritmo garantido pelos versos, as rimas e as repetições. 

O que será que pode acontecer com um sapo dentro de um saco?


Um sapo dentro de um saco

Marcos Mairton da Silva

Andando por esse mundo

Já vi muito bicho feio.

Por isso, dificilmente,

Me espanto ou me aperreio.

Mas tive um certo receio

Ao encontrar, num buraco,

Um sapo dentro de um saco;

Um saco com um sapo dentro;

O sapo fazendo papo

E o papo fazendo vento.

Era uma noite escura,

Eu voltava para casa,

Quando ouvi alguma coisa,

Como um batido de asa,

Como água apagando brasa,

Como a queda de um barraco.

[Refrão]

[...]

[refrão]

Continuava o barulho.

Foi aí que, bem do lado

De um monte de entulho,

Tropecei num pedregulho

E caí feito um pau fraco,

[Refrão]

[...]

Quando eu quis me levantar,

Minha surpresa foi tamanha

Que fui caindo de novo,

Como uma lata de banha.

Pulou uma coisa estranha

Para fora do buraco.

[Refr‹o]

Assustado com a coisa

Que se sacudia inteira,

Que fazia mais zoada

Do que vendedor na feira,

Bat i a mão na peixeira,

Joguei de lado o casaco,

Meti a faca no saco [...],

[...]

Não acertei uma só.

[...]

Mas o sapo dentr’o saco,

E o saco com o sapo dentro,

Pulava e dava sopapo

Com o papo fazendo vento.

Fui embora cabisbaixo,

E aprendi a lição,

De não sair chafurdando

No meio da escuridão.

Não fujo de assombração,

Mas nunca mais me atraco

Com um sapo dentr’um saco;

Um saco com um sapo dentro;

O sapo fazendo papo

E o papo fazendo vento.

MAIRTON, Marcos. Um sapo dentro de um saco. Fortaleza: Dem—crito Rocha, 2013.


1 Quais são os elementos da narrativa da história (personagens, espaço, tempo, narrador, situação inicial, complicação, clímax e desfecho)?

2 Organizem a história a ser contada, observando que:

• agora o conto será organizado em frases contínuas;

• o narrador será também um dos personagens;

• as falas poderão acontecer em discurso direto;

• a linguagem utilizada no conto deve ser a do dia a dia, cotidiana, com o uso de expressões da linguagem popular ou regional.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

SIMULADO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS E OLHO D'ÁGUA GRANDE - BASEADO NO INSTITUTO BAHIA

  SIMULADO HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS   1.             A História de Alagoas é marcada por uma série de experiências de lutas, resi...