sexta-feira, 9 de dezembro de 2022

SIMULADO

 Leia o texto e responda o que se pede:

 

Você é linda, garota, muito linda!

Antônio Prata.

 

Há meia dúzia de verdades essenciais nesta vida, tais como, o cachorro só morde se você ficar com medo, o pão sempre cai com a manteiga para baixo, a fila do lado anda mais rápido e a que nos interessa hoje: se a gente não se achar bonito, ninguém vai achar.

Falo de uma questão mais geral, falo do Brasil: enquanto o brasileiro (e a brasileira) não se achar bonito, este país não vai para a frente. Essa ficha caiu aqui na Europa. [...] Ao andar pela rua, olhando para aquelas mulheres, loiras e lindas, ficava impressionado: parece propaganda! Com um pouco de raciocínio, cheguei à conclusão contrária: não são os europeus que se parecem com o pessoal da propaganda, mas o pessoal da propaganda é que se parece com os europeus. Afinal, como foram eles que conquistaram, nos últimos quinhentos anos, boa parte do mundo (nós também, pessoal!), o padrão de beleza deles foi o que ficou.

O esquema “loira-alta-magra” prevaleceu nos quatro cantos do mundo – e mesmo que, em três desses cantos, a maioria da população não seja nem magra, nem loira, nem alta, as propagandas, as novelas e as revistas (no Brasil, em Angola, na China...) divulgam e repetem esse padrão.

Esse descompasso entre a publicidade e a realidade faz um mal enorme para a autoestima da gente. Caramba! Uma menina de cabelo enrolado cresce vendo aquelas loiras de cabelo liso em propaganda de xampu e fica se achando feia! A moça de coxas grossas e nariz de batata passa a vida achando que bonita é só a Gisele Bündchen e se acha uma amaldiçoada por Deus! Acontece que a moça de coxas grossas e nariz de batata é como 90% de todas as moças brasileiras, que acabam se achando feias, acreditando que bonita é aquele 1% que se parece com as propagandas, que se parece com os europeus. Chega! Temos que assumir que somos uma mistura de negros, índios e portugueses! Temos que parar de achar que bonito é só o padrão europeu!

 

1.    Qual é a questão levantada pelo autor do texto? (1 ponto)

a)    O brasileiro tem autoestima baixa em relação à sua beleza.

b)    O brasileiro é o tipo de pessoa influenciável pela internet.

c)    O brasileiro consegue ver que é mais bonito de todos os povos.

d)    O brasileiro tem a capacidade de revelar sua beleza interior.

 

2.    Qual foi o efeito desse descompasso entre publicidade e realidade? (1 ponto)

a)    Prejudicou a autoestima do brasileiro, que acha que só o padrão europeu é sinônimo de beleza.

b)    Aumentou a autoestima do brasileiro, que acha que só o padrão sul americano é o ideal.

c)    Diminuiu a venda de cosméticos e aumentou o número de plásticas.

d)    Aumentou a ida em dermatologistas, cabeleireiros, entre outros.

 

Leia o texto abaixo e responda o que se pede:

 

Todo ponto de vista é a vista de um ponto

 

Ler significa reler e compreender, interpretar. Cada um lê com os olhos que tem. E interpreta a partir de onde os pés pisam. Todo ponto de vista é um ponto. Para entender como alguém lê, é necessário saber como são seus olhos e qual é sua visão de mundo. Isso faz da leitura sempre uma releitura. A cabeça pensa a partir de onde os pés pisam. Para compreender, é essencial conhecer o lugar social de quem olha. Vale dizer: como alguém vive, com quem convive, que experiências tem, em que trabalha, que desejos alimenta, como assume os dramas da vida e da morte e que esperanças o animam. Isso faz da compreensão sempre uma interpretação.

Boff, Leonardo. A águia e a galinha. 4ª ed. RJ: Sextante, 1999

3. A expressão “com os olhos que tem” (l.2), no texto, tem o sentido de (1 ponto)

 

(A) enfatizar a leitura.            (B) incentivar a leitura.

(C) individualizar a leitura.   (D) priorizar a leitura.

 

Veja a imagem (não é preciso ler o que tem nela) e responda:

Redação – Minhas férias | Portal do Humor

 

4.  Esse texto usa que tipo de linguagem? (1 ponto)

a)      Linguagem verbal                                     

b)     Linguagem não verbal

c)      Linguagem mista                                      

d)      Todas as respostas.

5. Na ultima frase do poema “Estou começando a entender por que é que chamam a senhora de ‘tia’. Com esse seu papo-aranha, vai ficar para tia mesmo!”, nela se usa: (1 ponto)

a)      Denotação: sentido real                            

b)      Conotação: sentido figurado

c)      Denoconotação.

d)     Conodenotação

 

Veja a imagem da Praia das Conchas, em Cabo Frio, no Rio de Janeiro, e responda o que se pede:

Praia das Conchas e praia do Peró - Blog do ViajaNet - Dicas de Destinos e  Viagens

6. Há uma relação que pode ser observada da praia e o nome atribuído a ela. Faça uma frase usando uma Metáfora (comparação indireta) da Praia das Conchas. (1 ponto)

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Veja a imagem abaixo e responda o que se pede:

Disponível em: < https://maesso.wordpress.com/2011/07/17/voce-sabe-quanta-agua-voce-usa/>. Acesso em: 22 de set de 2018.

 

7. Os infográficos apresentam informações de forma objetiva e sintética (resumida), utilizando cores, imagens, organização gráfica etc. Como pode ser indicado nesse infográfico que a imagem é relacionada ao tema água? (Não é preciso ler o anúncio) – 1 ponto.

 

a)    O formato de terra na parte superior.

b)    O formato de ondas na parte superior.

c)    O formato de engrenagem na parte inferior.

d)    O formato de um chip na parte inferior.

 

Leia o texto e responda o que se pede:

 

Nem o Senhor Jesus aguentaria ser um professor nos dias de hoje... rsrsrsrs!!!
 
 O Sermão da montanha   (*versão para educadores*)
Naquele tempo, Jesus subiu a um monte seguido pela multidão e, sentado sobre uma grande pedra, deixou que os seus discípulos e seguidores se aproximassem. Ele os preparava para serem os educadores capazes de transmitir a lição da Boa Nova a todos os homens. Tomando a palavra, disse-lhes: - “Em verdade, em verdade vos digo: Felizes os pobres de espírito, porque  deles é o reino dos céus. Felizes os que têm fome e sede de justiça, porque  serão saciados.  Felizes os misericordiosos, porque eles...”Pedro o interrompeu: - Mestre, vamos ter que saber isso de cor? André perguntou:- É pra copiar? Filipe lamentou-se: - Esqueci meu papiro!  Bartolomeu quis saber:  - Vai cair na prova?  João levantou a mão: - Posso ir ao banheiro? Judas Iscariotes resmungou:  - O que é que a gente vai ganhar com isso? Judas Tadeu defendeu-se:- Foi o outro Judas que perguntou!
 Tomé questionou: - Tem uma fórmula pra provar que isso tá certo?  Tiago Maior indagou: - Vai valer nota? Tiago Menor reclamou: - Não ouvi nada, com esse grandão na minha frente.  Simão Zelote gritou, nervoso: - Mas porque é que não dá logo a resposta e pronto!? Mateus queixou-se: - Eu não entendi nada, ninguém entendeu nada!

 

8. Esse texto (O Sermão da Montanha – versão para educadores/professores) é:

a)      Uma paráfrase (recontar com as próprias palavras).

b)     Uma intertextualidade (relação dos textos entre si).

c)      Uma paródia (bagunça com o texto).

d)     Todas as respostas.

 

9. Qual é o tipo de linguagem usada no Sermão da Montanha (verbal, não verbal ou mista)?

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10. Dê um exemplo de Antítese (antônimo).

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Boa Prova!

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