Prova
Bimestral de Literatura Brasileira
Serie:
2º ano
Professor:
Marconildo Viegas
Para responder às questões de 1 a 4, leia o texto
abaixo.
TEXTO
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8
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20
24
28
32
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Seixas ajoelhou aos pés da noiva,
tomou-lhe as mãos que ela não retirava; e modulou o seu canto de amor, essa
ode sublime do coração que só as mulheres entendem, como somente as mães
percebem o balbuciar do filho.
A moça com o talhe languidamente
recostado no espaldar da cadeira, a fronte reclinada, os olhos coalhados em
uma ternura maviosa, escutava as falas de seu marido; toda ela se embebia dos
eflúvios de amor, de que ele a repassava com a palavra ardente, o olhar
rendido, e o gesto apaixonado.
- É então verdade que me ama?
- Pois duvida, Aurélia?
- E amou-me sempre, desde o primeiro dia que nos vimos?
- Não lho disse já?
- Então nunca amou a outra?
- Eu lhe juro, Aurélia. Estes lábios nunca tocaram a face
de outra mulher, que não fosse minha mãe. O meu primeiro beijo de amor,
guardei-o para minha esposa, para ti...
Soerguendo-se para alcançar-lhe a
face, não viu Seixas a súbita mutação que se havia operado na fisionomia de
sua noiva.
Aurélia estava lívida, e a sua beleza,
radiante há pouco, se marmorizara.
- Ou para outra mais rica!. . . disse ela retraindo-se
para fugir ao beijo do marido, e afastando-o com a ponta dos dedos.
A voz da moça tomara o timbre cristalino,
eco da rispidez e aspereza do sentimento que lhe sublevava o seio, e que
parecia ringir-lhe nos lábios como aço.
- Aurélia! Que significa isto?
- Representamos uma comédia, na qual ambos desempenhamos
o nosso papel com perícia consumada. Podemos ter este orgulho, que os
melhores atores não nos excederiam. Mas é tempo de pôr termo a esta cruel
mistificação, com que nos estamos escarnecendo mutuamente, senhor. Entremos
na realidade por mais triste que ela seja; e resigne-se cada um ao que é, eu,
uma mulher traída; o senhor, um homem vendido.
- Vendido! exclamou Seixas ferido dentro d’alma.
- Vendido sim: não tem outro nome. Sou rica, muito rica,
sou milionária; precisava de um marido, traste indispensável às mulheres
honestas. O senhor estava no mercado, comprei-o. Custou-me cem contos de
réis, foi barato; não se fez valer. Eu daria o dobro, o triplo, toda a minha
riqueza por este momento.
Aurélia proferiu estas palavras
desdobrando um papel, no qual Seixas reconheceu a obrigação por ele passada
ao Lemos.
Não se pode exprimir o sarcasmo que
salpicava dos lábios da moça; nem a indignação que vazava dessa alma
profundamente revolta, no olhar implacável com que ela flagelava o semblante
do marido.
(ALENCAR, José
de. Senhora, 6 ed. São Paulo: FTD,
1999, p. 79-81).
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1.
Considerando as afirmativas
acerca dos fragmentos a seguir, identifique com V a(s) verdadeira(s) e com F,
a(s) falsa(s): (2 pontos)
( ) Em
“ ‘Entremos na realidade por mais triste
que ela seja,’ ” (linhas 24-25), o discurso da personagem reafirma a ideologia
do Romantismo.
( ) Em
“Aurélia estava lívida, e a sua beleza,
radiante há pouco, se marmorizara.”
(linha 16), o termo destacado encontra-se empregado em sentido metafórico
(comparação implícita).
( ) Em
“ ‘[...] precisava de um marido, traste
indispensável às mulheres honestas.’ ” (linhas 28-29), a relação entre o
casal aponta para uma concepção de casamento que contraria a visão romântica.
( ) Em
“ ‘O senhor estava
no mercado, comprei-o.’ ” (linha 29), a fala da
personagem assume um tom crítico, colocando em discussão os valores e
comportamentos da sociedade burguesa.
A seqüência correta é:
a)FFVF b) FVFV c) VFFV d) VVFF e)FVVV
2. Leia o fragmento: (2 pontos)
"A voz da moça
tomara o timbre cristalino, eco da rispidez e aspereza do sentimento que lhe
sublevava o seio, e que parecia ringir-lhe nos lábios como aço." (linhas
19-20)
Considerando alguns
elementos lingüísticos desse fragmento, identifique com V a(s) afirmativa(s)
verdadeira(s) e com F, a(s) falsa(s):
( ) A
forma verbal "tomara" revela que a personagem passa por um processo
de mudança, assumindo uma postura que não lhe era peculiar.
( ) A
expressão "timbre cristalino" traduz uma atitude dominadora, assumida
pela mulher a partir daquele momento.
( ) Os
termos "rispidez" e "aspereza" denotam a intensidade do
sentimento de desprezo que a mulher manifestava pelo marido.
( ) A
expressão "como aço", recurso da linguagem figurada, reforça a
caracterização do sentimento amoroso que, naquele momento, Aurélia demonstrava
pelo marido.
A
seqüência correta é:
a)
FVFV b)VVVF c)VFFV d)VVFF e)FFVF
3. Em Senhora, uma das últimas obras de
José de Alencar, os personagens Aurélia e Fernando protagonizam uma história de
amor. A respeito dessa obra, é correto afirmar: (2 pontos)
a) A protagonista mostra-se completamente
dominada pela emoção, revelando a sua fragilidade e submissão ao homem amado,
característica marcante das heroínas românticas.
b) A descrição dos personagens enquadra-se
plenamente no processo de idealização da realidade, traço norteador da estética
romântica.
c) O amor aparece, na narrativa, como
caminho para que os personagens, heróis ou vilões, possam se redimir,
resgatando valores que lhes permitam a correspondência amorosa.
d) O romance limita-se a uma análise do
contexto social da época, não enfocando a dimensão psicológica das personagens.
e) Os protagonistas, tipicamente
românticos, vivem um conflito conjugal, resolvido no momento em que o
personagem Fernando resgata a sua dívida.
TEXTO I
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TEXTO II
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Peri, julgando sua senhora
adormecida, remava docemente para não perturbar o seu repouso; a fadiga
começava a vencê-lo; apesar de sua coragem indomável e de sua vontade
poderosa, as forças estavam exaustas.
Apenas vencedor da
luta terrível que travara com o veneno, tinha começado a empresa quase
impossível da salvação de sua senhora; havia três dias que seus olhos não se
cerravam, que seu espírito não repousava um instante.
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PLATÃO et FIORIN. Lições de texto: leitura e redação.
São Paulo: Ática, 1996, p. 174.
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(ALENCAR, José de. O Guarani. 13 ed., São Paulo: Ática,
1987, p. 208).
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4. Após a leitura dos textos I e II, podem-se
fazer as seguintes considerações: (2 pontos)
I. Força, coragem e cavalheirismo caracterizam
tanto o super-homem, como Peri.
II. A imagem do Herói é sempre idealizada,
independentemente do estilo e da época em que foi elaborada.
III. A idealização de Peri é
característica do indianismo romântico.
IV. O Super-Homem e Peri não podem ser
comparados, pois só o primeiro possui as qualidades de um herói.
Está(ão) correta(s):
a)apenas I e
II. b)apenas I e III. c)apenas
I, II e III. d)apenas I e IV. e)todas.
5. “... apesar de sua coragem indomável
e de sua vontade poderosa, as forças estavam exaustas.”
A idéia
introduzida pela expressão sublinhada, no trecho acima, é mantida quando se
afirma que o personagem (1 ponto)
a) tinha coragem e
as forças estavam exaustas.
b) tinha coragem e
vontade para superar as forças exaustas.
c) tinha coragem e
vontade e mesmo assim as forças estavam exaustas.
d) tinha coragem,
vontade e forças.
e) tendo coragem e
vontade, aumentariam as forças.
Leia o texto seguinte antes de responder às questões:
A
mais terrível das instituições do Ateneu (...) era o Livro das notas.
Todas
as manhãs, infalivelmente, perante o colégio em peso (...), o diretor aparecia
a uma porta com a solenidade tarda das aparições, e abria o memorial das partes
(...). Do livro aberto, como as sombras das caixas encantadas dos contos de
maravilha, nascia, surgia, avultava, impunha-se a opinião do Ateneu. Rainha caprichosa e incerta,
tiranizava essa opinião sem corretivo como os tribunais supremos. O temível
noticiário, redigido ao sabor da justiça suspeita de professores, muita vez
despedidos por violentos, ignorantes, odiosos, imorais, erigia-se em censura
irremissível de reputações (...).
E
o pior é que lavrava o contágio da convicção e surpreendia-se cada um
consecutivamente de não haver reparado que era mesmo tão ordinário tal
discípulo, tal colega, reforçando-se passivamente o conceito, até consumar-se a
obra de vilipêndio quando, por último, o condenado, sem mais uma sugestão de
revolta, achava aquilo justo e baixava a cabeça. A opinião é um adversário
infernal que conta com a cumplicidade enfim da própria vítima.
(POMPÉIA, Raul. O Ateneu: crônica de saudades. São
Paulo: Moderna,1983)
Vocabulário: erigia-se: constituía-se irremissível:
imperdoável lavrava: alastrava-se
vilipêndio: desprezo
6. Segundo o texto, a leitura
do Livro das Notas, feita pelo
diretor, (1 ponto)
a) traduzia com fidelidade o comportamento dos alunos.
b) era digna de crédito devido ao seu caráter público.
c) constituía-se num julgamento arbitrário e
definitivo.
d) estimulava o coleguismo entre os alunos.
e) correspondia a uma avaliação criteriosa feita pelo corpo docente.
Tem como me mandar o gabarito?
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