AVALIAÇÃO
BIMESTRAL
Leia o anúncio abaixo e responda:
1.
O anuncio publicitário é
um genero persuasivo, normalmente composto de imagens e texto verbal, cuja
finalidade é promover e estimular a venda ou aceitaçao de um produto, serviço,
ideia ou comportamento. O objetivo do anuncio é convencer o interlocutor a
consumir determinado produto, serviço ou ate memso a ideia ou um
acomportamento. Qual é o consumidor ou publico – alvo?
a)
Todas as pessoas que se
interessam em votar.
b)
Motoristas que levam
turistas a paisagens diferentes.
c)
Aposentados que ficam viajando ao redor do
mundo.
d)
Todos os políticos que
mentem.
e)
N.d.a.
2.
O slogan é uma frase,
com ou sem verbo, que define um produto ou uma marca e sempre acompanha seu
nome. Em geral, aparece perto do logotipo ou do nome do produto. Qual é o slogan
que aparece no anúncio?
a)
Foz do Iguaçu concentra
algumas atraçoes turísticas.
b)
Sujeira, não. Bom Bril é
a solução. Para um Brasil limpinho. Vote Bom Bril.
c)
A vida é feita de escolhas.
d)
Nem tudo que reluz é
ouro.
e)
N.d.a.
3.
Persuasão é arte de
conseguir influenciar as pessoas com suas ideias, tornando-as adeptas de seus
conceitos. O emprego dos verbos no modo Imperativo é um recurso persuasivo
encontrado com frequencia em anuncios publicitarios. Em que frase do texto o
anunciante explorou esse recurso?
a)
Hoje o dia está belo
para passear.
b)
A vida é feita de
escolhas.
c)
Vote Bom Bril.
d)
Foz do Iguaçu concentra
algumas atraçoes turísticas.
e)
N.d.a.
Leia:
O cartaz é um genero textual que serve para informar ou convencer as
pessoas sobre determinado assunto. É produzido para ser fixado em paredes ou
outros suportes, em locais de grande circulação de pessoas. Apresenta, em
geral, título e texto, com linguagem simples, direta e atraente.
4. Quem
é o público alvo, ou seja, a quem é endereçado esse cartaz?
a) A todos os jovens, pois eles são os mais interessados na
questão animal.
b) A todos os idosos, pois eles adotam para ter uma
companhia animal.
c) A todos os ricos,
pois eles querem mostrar em seus carros os animais de estimação.
d) A todos os pobres, pois eles tem mais carinho com os
animais.
e) Todas as pessoas que gostam de animais de estimação.
Leia o texto
abaixo e responda:
O
Relógio
Cassiano Ricardo
“Diante
de coisa tão doida
Conservemo-nos serenos
Cada minuto da vida
Nunca é mais, é sempre menos
Ser é apenas uma face
Do não ser, e não do ser
Desde o instante em que se nasce
Já se começa a morrer.”
Disponível em: <TTP://pensador.uol.com.br/frase/NTIyMDE2/>.
Acesso em: 27/03/2011.
5.
“Diante de coisa tão
doida /Conservemo-nos serenos”. A que coisa se refere o poeta?
a) Ao tempo.
b) Ao relógio.
c) A casa.
d) A vida cansada.
e) N.d.a.
6.
Já
que a passagem do tempo é muito sofrida, como deve ser, segundo o eu lírico, a
nossa atitude diante disso?
a) Devemos nos conservar serenos.
b) Devemos nos conservar angustiados.
c) Devemos ser generosos.
d)Devemos está atentos.
e)N.d.a.
7.
O
que significam os versos: “Cada minuto da vida / Nunca é mais, é sempre menos”.
a)
Que a vida é longa e devemos usar o carpe diem – aproveite o dia, em latim -,
dita no filme Sociedade dos Poetas Mortos.
b)
Que a vida é efêmera e devemos usar o carpe diem – aproveite o dia, em latim -,
dita no filme Sociedade dos Poetas Mortos.
c)
Que tudo na vida é longo o suficiente para ser vivido intensamente e
calmamente.
d)
Que tudo na vida depende do ser humano para viver.
e)
N.d.a.
8.
A
característica do tempo, que passa e não volta atrás, é expressa pela palavra
inexorável. Que expressão da primeira estrofe do poema pode-se substituir por
inexorável?
a)
“Diante de coisa tão doida
b) Conservemo-nos serenos.
c) Diante da vida corrida.
d) Cada minuto da vida.
e)
N.d.a.
9.
O
eu lírico aborda o fato de a nossa vida ser breve, passageira. Qual o adjetivo
que expressa com mais exatidão essa característica da vida:
a)Eterna b)Perene
c)Efêmera d)Veloz e) N.d.a.
10.
Podemos afirmar que
perpassa por todo o poema um sentimento predominante de:
a)Calma b)Revolta
c)Angústia d) Vivacidade e) N.d.a.
Nenhum comentário:
Postar um comentário