Prova
Bimestral de Introdução a Literatura Brasileira
Série:
8º ano
Professor:
Marconildo Viegas
Obs. As questões
objetivas não podem ser rasuradas. A rasura ANULA a questão. Pense antes de
marcar.
É melhor pegar leve
Fazer academia é bom, mas os adolescentes
devem ficar atentos aos riscos da obsessão pelo corpo.
Até alguns anos atrás, o
adolescente praticava esporte na rua, na escola, no clube ou na área de lazer
do condomínio.
Cada vez mais, no entanto, o público dessa faixa etária vem se deixando seduzir
pelas academias. Na vida de muitos meninos e meninas, freqüentar esses lugares
virou atividade corriqueira.
Academias já
oferecem, inclusive, programas específicos para eles. Os especialistas julgam
que esse cultivo do corpo é positivo, porque se trata de um contraponto a
práticas como a alimentação à base, de fast food e o hábito de gastar horas
diante do computador. Mas os jovens devem ficar atentos aos riscos a que estão
expostos. Como seu corpo e sua identidade estão em formação, o adolescente é
naturalmente inseguro com a aparência. E a comparação com os físicos malhados
ao redor em geral de adultos que já completaram o desenvolvimento do corpo pode
aumentar suas angústias. Os garotos querem ficar tão musculosos quanto os
veteranos do local. As garotas almejam ter a silhueta esbelta das mulheres.
Quando viram obsessão, esses desejos prejudicam a saúde, causam transtornos
psíquicos e até levam ao caminho das drogas (veja quadro).
1. Segundo o texto, freqüentar a
academia em excesso é (1 ponto)
a) aconselhável, pois se trata de um
contraponto a práticas como a alimentação à base de fast food e a horas no
computador.
b) saudável, porque resulta em físicos
malhados e silhuetas invejáveis.
c) enganador, vez que os efeitos são
maléficos ao corpo e à mente.
d) apaixonante, pois leva os
adolescentes a assumirem formas adultas mais rapidamente.
e) desejável, porque o cultivo à forma
é uma necessidade social.
2. Transtornos psíquicos (da mente),
segundo o texto são (1 ponto)
a) vigorexia e anorexia.
b) anorexia e bulimia.
c) vigorexia, anorexia e a bulimia.
d) embrutecimento e magreza.
e) baixa autoestima e insegurança.
3. Analise as proposições a seguir: (1 ponto)
I. A obsessão pelo corpo pode trazer
resultados negativos como transtornos psíquicos e uso de drogas.
II. Termos como "pegar
leve", "paranóia", "distorções", "perigos" e
"exageros" alertam o leitor para o tema em questão.
III. A informação é veiculada de forma
neutra, sem intenção de influenciar na decisão do leitor.
IV. A comparação entre garotos e
garotas mostra uma certa discriminação, uma vez que há mais perigos para o sexo
feminino do que o masculino.
Assinale a alternativa correta:
a) Apenas II e III estão corretas.
b) Apenas I e II estão corretas.
c) Apenas I, II e III estão corretas.
d) Apenas III e IV estão corretas.
e) Apenas I e IV
estão corretas.
4. A leitura do quadro "A
paranóia do espelho" destaca as diferenças entre "garotos e
garotas", identificadas (1 ponto)
I. culturalmente, na formação de
estereótipos (tipos).
II. biologicamente, na dependência
química.
III. fisicamente, nas lesões do corpo.
IV. psiquicamente, nos transtornos da
mente.
V. cientificamente, na formação dos
neurônios.
Assinale a alternativa correta:
a) Apenas I está correta. b) Apenas II e
III estão corretas.
c) Apenas IV e V estão corretas. d) Apenas I e V estão corretas.
e) I, II, III e IV estão corretas.
5. A síntese (resumo) do texto é
expressa pelo seguinte provérbio: (1 ponto)
a) Gaiola bonita não dá de comer a
canário.
b) Quem ama o feio bonito lhe parece.
c) Tudo que é demais é veneno.
d) Beleza não põe mesa.
e) Quem quer moça
bonita mexe com o pé e com a bolsa.
TEXTO II
6.
O
que Calvin está fazendo? (1 ponto)_________________________________________________________________________________________________________________________
7.
No
1º quadrinho, por que Calvin reclama da comida? (1 ponto)________________________________________________________________________________________________________________________________
8.
O
pai usa o universo infantil dos desenhos televisivos. Que tipo de desenho ele
usa como exemplo para convencer Calvin a jantar? (1 ponto)________________________________________________________________________________________________________________________________
9.
A
mãe de Calvin concordou ou não com a atitude do pai de Calvin? Justifique. (1 ponto)________________________________________________________________________________________________________________________________
10. O gênero
literário do texto de Calvin é: (1 ponto)
( ) Gênero Lírico, pois mostra o sentimento dos pais em relação a
alimentação de Calvin.
( ) Gênero Épico, pois mostra os pais
inventando fatos históricos para
Calvin se alimentar.
( ) Gênero Dramático, pois mostra uma encenação dos pais para Calvin se
alimentar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário