1) A origem da Tabela Periódica ocorreu no início século XIX, por volta do ano de 1829, quando os químicos da época decidiram propor formas de organização dos elementos químicos conhecidos até então. No início do século XIX, os químicos possuíam conhecimentos sobre diversas características (densidade, massa atômica, reatividade, ponto de fusão, ponto de ebulição, estado físico) de trinta elementos químicos. Esses conhecimentos serviram de ponto de partida para a origem da Tabela Periódica. Ao longo de 200 anos, vários foram os químicos que procuraram propor formas de organizar os elementos químicos, ou seja, a Tabela Periódica que conhecemos hoje, na verdade, teve várias origens, já que ao longo da história muitas tentativas foram realizadas. No século XIX, alguns cientistas descobriram que certos elementos. No entanto, esses elementos possuíam:
a) Nenhuma propriedade
b) propriedade diferente
C) propriedade semelhante
d) nem diferentes nem semelhantes.
2) A lei________________________________ é a lei de que as propriedades dos elementos são funções periódicas de seus números atômicos. Também chamada lei de Mendeleev. Originalmente a declaração de que as propriedades químicas e físicas dos elementos se repetem periodicamente quando os elementos são organizados na ordem de seus pesos atômicos. Através de um método para determinar a carga elétrica do núcleo e o número atômico, foi descoberta uma lei, conhecida por:
a) lei do consumo
b) lei química complementar
C) lei periódica dos elementos
d) lei da demanda
3) A Lei __________________ foi proposta por Johann Wolfgang Döbereiner (1780-1849), em 1817. Os elementos com propriedades semelhantes, ou seja, que reagiam de maneira semelhante com outros elementos, eram organizados em grupos de três, ou seja, um agrupado de elementos com propriedades semelhante podem ser formados por tríade. Que significa dizer:
a) 3 elementos
b) 6 elementos
C) 30 elementos
D) 300 elementos
4) Os elementos químicos da Tabela Periódica são classificados em cinco grandes grupos: metais, ametais (ou não metais), semimetais, gases nobres e hidrogênio. No lado direito da tabela periódica ficam os:
a) metais
b) não metais
c) alcalinos
d) ácidos
5) Na eletrosfera, os elétrons giram em torno do núcleo, ocupando o que chamamos de níveis de energia ou camadas eletrônicas. Cada nível possui um número inteiro de 1 a 7 ou as letras maiúsculas K,L,M,N,O,P,Q. Nas camadas, os elétrons se movem e quando passam de uma camada para outra absorvem ou liberam energia. Na camada L pode suportar até quantos elétrons?
a) 4
b) 8
C) 16
d) 32
6) Qual a camada eletrônica é a mais próxima do núcleo?
A) Q
b) L
C) M
d) K
7) Qual dessas camadas é a mais distante do núcleo?
a) P
b) K
c) L
D) M
8) Ligação iônica ou iónica é um tipo de ligação química baseada na atração eletrostática de íons com cargas opostas. Na formação da ligação iônica o metal do elétron, devido a sua baixa eletronegatividade formando um íon positivo ou cátion, ao não metal que acomoda esse elétron na camada de valência tornando-se ânion. Chamamos de ligação Iônica quando:
a) Atração de cargas semelhantes e sinais semelhantes
b) atração de cargas opostas e sinais semelhantes
c) atração de cargas semelhantes e sinais opostos
d) atração de cargas opostos e sinais semelhantes.
9) O cloro é um elemento químico, símbolo Cl, número atômico 17. Está contido no grupo dos halogênios e é o segundo halógeno mais leve, após o flúor. Sob condições normais é um gás de coloração amarelo esverdeada, onde forma as moléculas diatômicas. Sabendo que o elemento químico do cloro possui um número atômico de 17, qual o valor da última camada?
a) 5
b) 6
C( 7
D)8
10) Fórmula química é uma representação gráfica de um composto químico e representa o número e o tipo de átomos que constituem uma molécula. É o modo abreviado para representar as reações químicas por símbolos químicos. Qual a importância da fórmula química?
a) indica a quantidade mas não o tipo do átomo
b) indica o tipo do átomo mas não a quantidade
C) não indica nem a quantidade nem o tipo do átomo
D) indica a quantidade e o tipo do átomo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário