Leia o texto e responde:
Conte até dez
Thomas Jefferson é frequentemente citado com uma das figuras mais importantes da história americana. Autor da Declaração da Independência Americana e terceiro presidente dos Estados Unidos, Jefferson é apontado como grande negociador. Foi ele, por exemplo, que negociou com Napoleão Bonaparte a compra de uma área de terra que pertencia à França, chamada Lousiania, que foi anexada aos Estados Unidos, quase dobrando seu território da época. A respeito de sua capacidade de lidar com pessoas diferentes e de chegar a bons acordos políticos, Thomas Jefferson construiu uma frase que vale por um tratado de relações humanas:
- Se ficar zangado, conte até dez antes de dizer qualquer coisa. Se não tiver se acalmado, conte até cem; e se não se tiver acalmado depois disso, conte até mil. A grande simplicidade desse conselho é meio desconcertante, pois é desproporcional à verdade que ele contém. Muito já se falou sobre a dificuldade que as pessoas têm em manter a serenidade durante uma discussão ou um momento difícil. E muitos estragos já foram feitos por causa dessa dificuldade. Catástrofes no capítulo das relações humanas poderiam ter sido evitadas se as pessoas usassem a prerrogativa do tempo entre o estímulo e a reação. A inteligência interpessoal é composta por pelo menos quatro características: capacidade para compreender as pessoas, facilidade para fazer e conservar amizades, habilidade para resolver conflitos e aptidão para exercer liderança. A intrapessoal constrói uma autoapreciação saudável, com influência sobre o amor próprio. É nesse ponto que a ciência que estuda a inteligência começa a sentir falta de algo mais para explicar melhor ao homem como ele funciona.
Pense antes de agir
A teoria das inteligências ganhou espaço na psicologia após a década de setenta do século passado. Antes disso as atenções estavam voltadas para o que podia ser observado por fora: o comportamento – daí o behaviorismo. A ciência cognitiva (ciência do pensamento) veio para propor uma maneira de interferir no comportamento “de dentro para fora”. Estava estabelecida a dobradinha pensamento-comportamento. Mas faltava mais um parceiro nesse time: o emocional. Demore mais para responder. Quando alguém diz “conte até dez” está na verdade utilizando uma metáfora. O que realmente está querendo dizer é “pense antes de responder” ou “não se deixe dominar pela raiva”, ou ainda “não estrague tudo deixando a amigdala responder por você, pois ela não conhece todo o quadro, só a pincelada do perigo e do ódio”. No mundo animal, a vítima é o bicho lento que não controla os movimentos. No mundo humano, a vítima é a pessoa rápida que não controla as palavras. Kant uma vez disse que a paciência pode ser a fortaleza para os fracos, assim como a impaciência pode se transformar na fraqueza dos fortes. Situações não controladas, palavras mal postas, respostas impensadas resultam em perigosas consequências, seja pelo desconforto que produzem, seja pelo legado que deixam, pois uma vez proferidas, as palavras não voltam, assim como o flecha que sai do arco não mais pode ser detida. Conta uma fábula que o pai de um jovem de temperamento difícil deu-lhe certa feita um saco de pregos, um martelo e uma ordem: cada vez que perdesse a paciência deveria pregar um prego na cerca dos fundos da casa. No primeiro dia foram trinta e sete, mas com o tempo foram diminuindo, pois ele foi percebendo que era melhor controlar os impulsos do que pregar pregos. Até que chegou o dia em que, orgulhoso, relatou ao pai que não precisava mais pregar, pois aprendera a controlar-se. O pai então lhe disse para retirar um prego a cada dia que se mantivesse controlado. Após um tempo, o jovem informou ao pai de sua grande vitória: não havia mais pregos a retirar. O pai sorriu, mas convidou o filho a acompanhá-lo aos fundos da casa. Enquanto ambos olhavam para a cerca, o pai perguntou: “e agora o que você vai fazer para apagar as marcas deixadas pelos pregos?”
Palavras sempre deixam marcas, e às vezes não nos orgulhamos delas. Sempre é melhor contar até dez.
Disponível em: <http://eugeniomussak.com.br/minhas-ideias/o-que-escrevi/artigo/reflexoes/page/2/>. Acesso em 27 de maio de 2012.
1. Dentro do que foi estudado sobre denotação e conotação, responda: Por que o autor da frase Contar até dez precisava tanto saber controlar suas emoções?
a) Ele foi uma pessoa importante na sociedade e precisava sempre tomar muitas decisões importantes e controlar as emoções.
b) Ele foi uma pessoa da sociedade e precisa pensar na sua carreira e vivia muito estressado.
c) Ele foi uma pessoa comum e precisa pensar na sua carreira e vivia muito estressado.
d) Ele foi uma pessoa simples da sociedade e não precisa pensar na sua carreira e vivia muito calmo.
e) Ele foi uma pessoa pobre na sociedade e precisa pensar na sua carreira e vivia em constante reflexão.
2. Quais são as inteligências que estão em alta na atualidade?
a) A intrapessoal e a interpessoal.
b) A extrapessoal e a hiperpessoal.
c) A hipersesorial e interpessoal.
d) Todas as respostas.
3. Sobre os tipos de textos (argumentativo, poético, descritivo, narrativo, injuntivo e informativo) vistos em sala de aula, responda: Esse texto é um artigo de opinião, porque:
a) É um tipo de texto injuntivo, pois se caracteriza como aquele que aborda o ato de ser cidadão consciente ao comprar um livro.
b) É um texto poético, pois o tem sua relação com o jornalístico que se caracteriza pela exposição de um ponto de vista sobre determinado assunto, no caso do texto A Alma é o melhor remédio para se ler.
c) É um texto informativo/jornalístico que se caracteriza pela exposição de um ponto de vista sobre determinado assunto, no caso do texto Ler é o melhor remédio para a alma.
d) É um tipo de texto narrativo, pois se caracteriza como aquele que narra um fato fictício sobre o cidadão consciente ao comprar um livro de terror.
e) É um tipo de texto descritivo, pois se caracteriza como aquele que aborda o ato detalhado de um cidadão consciente ao comprar um livro de matemática.
Leia o texto não – literário e responda
“A vegetação é fundamental para evitar deslizamentos e enchentes. O assoreamento do rio nada mais é que a terra que saiu de suas margens e foi para o leito, porque não tem vegetação para segurar, atuando como esponja. Com isso, o rio fica mais raso e transborda com facilidade”.
Disponível em: <http://amaivos.uol.com.br/amaivos09/noticia/print.asp?cod_noticia=9886&cod_canal=38>. Acesso em: 28 de maio de 2012.
4. Qual é o principal problema dos rios?
a) O barrronamento, a boa situação ambiental e a poluição.
b) A vegetação, a degradação ambiental e a erosão.
c) A erosão, a poluição e o uso de garrafas descartáveis.
d) O assoreamento, a poluição e a degradação ambiental.
e) O acúmulo de garrafas descartáveis, a erosão e a vegetação.
5. Na frase: Se eu não conhecesse tanto você, diria que você me decepcionou. Qual é a classificação da Oração Subordinada Adverbial:
Temporal.
Concessiva.
Condicional.
Proporcional.
6. Observe essas palavras: maluquinho, publicado, internacionalmente, profissionalmente. Qual é o processo de formação dessas palavras?
Derivação prefixal.
Derivação sufixal.
Derivação imprópria.
Derivação Hibridismo.
7. Na frase: À medida que as más notícias sobre a economia da Grécia se avolumava, os cidadãos de Atenas grudam os olhos na televisão à espera de uma solução de paz entre o país e ao União Europeia. Qual é a classificação da Oração Subordinada Adverbial:
Temporal.
Concessiva.
Condicional.
Proporcional.
8. Observe essas palavras: imemoráveis, desconhecido. Qual é o processo de formação dessas palavras?
Derivação prefixal.
Derivação sufixal.
Derivação imprópria.
Derivação Hibridismo.
9. Na frase: Quando alguém diz “conte até dez” está na verdade utilizando uma metáfora. Qual é a classificação da Oração Subordinada Adverbial:
Temporal.
Concessiva.
Condicional.
Proporcional.
10. Observe essa palavra: infeliz. Qual é o processo de formação dessas palavras?
Derivação prefixal.
Derivação sufixal.
Derivação imprópria.
Derivação Hibridismo.
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